EUA alertam que Rússia pode usar armas químicas ou biológicas na Ucrânia

 


A Casa Branca alertou nesta quarta-feira (9) que a Rússia poderia usar “armas químicas ou biológicas na Ucrânia” ou poderia criar uma “operação de bandeira falsa” usando-as, depois que o Kremlin acusou os EUA de estarem envolvidos em pesquisas de armas biológicas em laboratórios ucranianos.

A diretora do departamento de informação e imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Vladimirovna Zakharova, disse que durante a invasão da Ucrânia pela Rússia, a Rússia confirmou que a liderança ucraniana estava tentando rapidamente limpar qualquer vestígio de “programas militares e biológicos”. que a Ucrânia estava realizando com apoio financeiro dos Estados Unidos.

Isso repercutiu acusações anteriores que o Kremlin fez sobre a Ucrânia supostamente destruindo amostras de vários patógenos. Um porta-voz do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy negou as alegações, segundo a Reuters, e um alto funcionário da defesa dos EUA chamou as alegações de “risíveis” e disse que fazem parte de uma campanha russa de desinformação.

Na quarta-feira, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, disse que o governo “tomou nota das falsas alegações da Rússia sobre supostos laboratórios de armas biológicas dos EUA e desenvolvimento de armas químicas na Ucrânia”, e acrescentou que as autoridades também viram “autoridades chinesas ecoando essas teorias da conspiração”.


G.B.