Brasil DATAFOLHA: 79% apoiam redução da maioridade penal

 

Screenshot

Foto: Reprodução

Pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (25) aponta que 79% dos entrevistados apoiam a redução da maioridade penal. O percentual é o menor registrado na série histórica, que teve início em 2003.

Do total de entrevistados, 17% se disseram contra esse tipo de medida e 1%, indiferente. Outros 3% não sabem.

No último levantamento do instituto sobre o tema, realizado em 2018, 84% dos brasileiros eram favoráveis à mudança, enquanto 14%, contrários

pesquisa Datafolha ouviu 2.004 pessoas, entre os dias 17 e 18 de junho, em 139 municípios de todo o país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.

O levantamento foi contratado pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o protocolo BR-09956/2026.

CNN

Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - Salario Tá na Conta

 


Alô, servidor! O pagamento referente ao mês de junho já está na conta de forma antecipada. Mais um mês honrando o nosso compromisso com você!

Aproveitem o final de semana! ✨😎

Adolescente 17 anos é morto a tiros no Oeste do RN.

 

Vítima...

A cidade de Mossoró voltou a registrar mais um crime de homicídio, elevando para 76 o número de assassinatos contabilizados em 2026. O crime ocorreu por volta das 23h desta quarta-feira (24), na Rua Ouricuri, no Bairro Dom Jaime Câmara.

A vítima foi identificada como Kleber Lucas da Silva Fonseca, de 17 anos de idade. O adolescente foi morto em via pública após ser atingido por pelo menos quatro disparos de arma de fogo.

Equipes da Polícia Militar realizaram o isolamento da área até a chegada da Polícia Civil e da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN), que realizou os procedimentos periciais no local.

De acordo com os primeiros levantamentos da perícia, não foram encontradas cápsulas deflagradas na cena do crime, o que levanta a suspeita técnica de que os disparos tenham sido efetuados com o uso de um revólver.

Em entrevista à equipe policial, o padrasto da vítima informou que Kleber havia saído de casa de bicicleta após assistir ao jogo da Seleção Brasileira pela Copa. Pouco tempo depois, foram ouvidos os disparos de arma de fogo.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime nem sobre a identidade dos autores. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró.

Após os procedimentos periciais, o corpo do adolescente foi recolhido para exames no Instituto de Medicina Legal (IML), da Polícia Científica do RN.

RN - Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

 

Quem vive na Rua São Caetano, em Santa Terezinha, sabe bem como era difícil encarar o período de chuvas ou o vento forte. Agora, a realidade é outra: o calçamento chegou trazendo dignidade, acessibilidade com piso tátil e a certeza de um bairro muito mais valorizado.

E aí, curtiram o resultado? 🥰✨



Homem é morto a tiros em Caraúbas, RN.

 

 Um crime de homicídio foi registrado na noite desta quinta-feira (25), no Leandro Bezerra em Caraúbas, Oeste do RN.

Segundo informações, um homem identificado como Francisco Sival da Costa Rocha de 52 anos vulgo Sival do Peixe foi morto com aproximadamente 20 tiros nas imediações do antigo CAIC.

O crime será investigado.


Brasil enfrentará o Japão no primeiro duelo do mata-mata da Copa do Mundo na segunda (29)

 


O Japão será o adversário da Seleção Brasileira nos 16 avos de final da Copa do Mundo 2026. O duelo pela vaga nas oitavas da competição será realizado na próxima segunda-feira (29), às 14h (de Brasília), no NRG Stadium, em Houston, no estado do Texas, nos Estados Unidos.

A equipe asiática se classificou para o mata-mata com o empate por 1 a 1 com a Suécia, em Dallas, nesta quinta-feira (25) e garantiu a segunda posição do grupo F. Com o resultado, enfrentará a Amarelinha, que assegurou a liderança do grupo C com a vitória por 3 a 0 sobre a Escócia, nessa quarta (24), em Miami.

Na fase de grupos, os Samurais Azuis estrearam com empate com a Holanda por 2 a 2 e, na sequência, golearam a Tunísia por 4 a 0. No Mundial, marcaram sete gols, divididos entre Kamada (2), Ueda (2), Nakamura, Junya Ito e Maeda (1), e sofreram três tentos.

Na chave dos japoneses, a Holanda terminou como a primeira colocada, com sete pontos. Nesta quinta, bateu a Tunísia por 3 a 1, em Kansas City, e irá encarar o Marrocos nos 16 avos. A Suécia também avançou como uma das oito melhores terceiras colocadas e aguarda para conhecer seu oponente na próxima fase da Copa.

Foto: FIFA

Saúde de São Gonçalo inicia Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica neste sábado (27); confira cronograma completo

 

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio do setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (27), das 8h às 16h, a abertura da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica 2026. A mobilização acontecerá em 18 postos de vacinação distribuídos pela zona urbana do município, com o objetivo de proteger cães e gatos contra a raiva e ampliar a cobertura vacinal.

A vacinação estará disponível nas casas de ração parceiras, centros comunitários e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os tutores poderão levar seus animais aos seguintes pontos: Casa de Ração Meu Xodó (Centro), Casa do Criador (Santo Antônio), A2 Rações (Parque Amarante), Band Rações (Novo Amarante), Pet Mania (Amarante), Mercadinho Sam (Plaza Garden), Centro Comunitário (Cidade das Rosas), Medeiros Rações (Conjunto Arvoredo), além das UBSs: Ruy Pereira, Parque dos Ipês, Golandim I, Regomoleiro, Amarante, Magueirão, Jardim Lola, Humaitá, Cidade das Flores e Jardim Petrópolis.

Após este sábado de abertura, a campanha terá continuidade entre os meses de junho e setembro, com vacinação casa a casa em comunidades das zonas rural e urbana, garantindo que a imunização chegue a todas as regiões do município.

PROGRAMAÇÃO DA VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA 2026

29/06 a 03/07 (segunda a sexta-feira)

Massaranduba – Casa a casa;

Serrinha de Cima – Casa a casa;

Serrinha de Baixo – Casa a casa;

Lagoa da Serrinha – Casa a casa;

Quermisol – Casa a casa.

Horário: 08h às 12h e 13h às 17h.

06 a 10/07 (segunda a sexta-feira)


Poço de Pedras – Casa a casa;

Olho D’Água do Chapéu – Casa a casa;

Rio da Prata – Casa a casa;

Arvoredo – Casa a casa.

Horário: 08h às 12h e 13h às 17h.


13 a 17/07 (segunda a sexta-feira)

Guanduba – Casa a casa;

Jacaré-Mirim – Casa a casa;

Oiteiros – Casa a casa;

Uruaçu – Casa a casa;

Pajussara – Casa a casa.

Horário: 08h às 12h e 13h às 17h.


20 a 31/07 (segunda a sexta-feira)

Centro – Casa a casa;

Padre João Maria – Casa a casa;

Santa Terezinha – Casa a casa;

Santo Antônio – Casa a casa;

Ruy Pereira – Casa a casa

Conjunto do IFRN – Casa a casa.

Horário: 08h às 12h e 13h às 17h.


01/08 (sábado)

Centro – Casa de Ração Meu Xodó;

Santa Terezinha – Em frente ao Centro de Pediatria;

Santo Antônio – Casa do Criador / Unidade do Galo

Ruy Pereira – Unidade de Saúde;

Horário: 08h às 13h.


03 a 14/08 (segunda a sexta-feira)

Golandim – Casa a casa;

Amarante – Casa a casa;

Serrada – Casa a casa;

Novo Amarante – Casa a casa;

Regomoleiro/Barreiros – Casa a casa.

Horário: 08h às 12h e 13h às 17h.


15/08 (sábado)

Golandim – Em frente à Unidade de Saúde; 

Amarante – Em frente à Unidade de Saúde; 

Serrada – Em frente à Unidade de Saúde;

Novo Amarante – Em frente à Unidade de Saúde; 

Regomoleiro/Barreiros – Em frente à Unidade de Saúde.

Horário: 08h às 12h.


17 a 21/08 (segunda a sexta-feira)

Jardim Lola – Casa a casa.

Horário: 08h às 12h e 13h às 17h.


22/08 (sábado)

UBS Jardim Lola;

UBS Magueirão;

UBS Humaitá.

Horário: 08h às 13h.


24 a 28/08 (segunda a sexta-feira)

Olho D’Água do Carrilho – Casa a casa;

Guajiru – Casa a casa.

Horário: 08h às 12h e 13h às 17h.


31/08 a 11/09 (segunda a sexta-feira)

Plaza Garden – Casa a casa;

Jardim Petrópolis – Casa a casa;

Smart City – Casa a casa.

Horário: 08h às 12h e 13h às 17h.


12/09 (sábado)

Unidade de Saúde - Cidade das Flores;

Unidade de Saúde - Cidade das Rosas;

Unidade de Saúde  - Jardim Petrópolis.

Horário: 08h às 13h.

Homem é morto a tiros após discussão em Natal

 

Um homem foi morto a tiros na manhã desta quinta-feira (24) no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal. Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu após uma discussão, e o suspeito seria um comerciante da região, que fugiu do local após os disparos.

A vítima foi identificada como Judson Camilo de Souza, de 28 anos. O crime aconteceu na Rua Mira Mangue, em uma zona comercial e movimentada do bairro Planalto.

Segundo a polícia, a suspeita é de que os dois – o suspeito e a vítima – já tinham um histórico de conflitos. A vítima foi morta na calçada, próximo a um supermercado.

“Tinha sido uma discussão dele com outro cidadão. E o outro cidadão, após efetuar os disparos contra ele, saiu com destino ignorado”, falou o Sargento Calixto, do 9º Batalhão da Polícia Militar.

“As investigações que vão dizer [o que ocorreu]. Mas diz que já tinha tido outras desavenças e hoje chegou a esse ponto dele alvejar o cidadão, e o cidadão vir a óbito”.

A polícia acredita que pelo menos seis tiros foram disparados contra o homem. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Até a atualização mais recente desta reportagem, o suspeito permanecia foragido. A pistola usada no crime também não foi encontrada. O caso será investigado pela Polícia Civil.

G1RN/ Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi /Vídeo: Via Certa Natal

Campanha já começou, mas o eleitor ainda não entrou no clima. O negócio é São João e Copa do Mundo

 

Oficialmente, o Rio Grande do Norte ainda vive o período de pré-campanha. Na prática, porém, a campanha eleitoral já está nas ruas, nas redes sociais e nos discursos dos pré-candidatos há bastante tempo.

O problema é que, até agora, o eleitor ainda não parece ter entrado no clima da disputa. As pesquisas divulgadas mostram um contingente expressivo de indecisos, sinalizando que boa parte do eleitorado ainda não se sente motivada a escolher seus candidatos.

Enquanto isso, a atenção da população está voltada para outros assuntos. A Copa do Mundo e os festejos juninos, que seguem movimentando cidades de todas as regiões, acabam ocupando o espaço que, em outros momentos, seria dominado pela política.

O resultado é um cenário aberto. Apesar da movimentação intensa dos pré-candidatos, ainda não há definição consolidada. Pelo menos por enquanto, a política disputa espaço com outros temas que despertam muito mais interesse do eleitor.

Jaques é 1ª “demissão” de Lula no Congresso e expõe articulação frágil

 

Foto: Divulgação

A saída de Jaques Wagner (PT-BA) da liderança do governo no Senado foi a primeira baixa de um líder do atual mandato de Lula, no Congresso, provocada por uma crise política, e não por um rearranjo ministerial.

O movimento difere, por exemplo, da saída de José Guimarães (PT-CE) da liderança do governo na Câmara, que deixou o posto para assumir a Secretaria de Relações Institucionais.

No caso de Jaques, a saída foi tratada nos bastidores como uma espécie de “demissão” política, ainda que tenha sido anunciada publicamente pelo parlamentar como uma decisão em “comum acordo”.

O risco avaliado no Planalto era que a permanência de Jaques na liderança poderia contaminar a campanha de reeleição de Lula, que começa oficialmente em agosto. O senador foi alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF), que apura suspeitas envolvendo o Banco Master, de Daniel Vorcaro.

Em publicação nas redes sociais, Jaques negou irregularidades e afirmou que sua prioridade, agora, será provar a própria inocência e se dedicar à campanha de Lula, de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo da Bahia, e de sua reeleição ao Senado.

A saída também expõe uma articulação já fragilizada no Congresso. Jaques era um dos nomes mais fortes do governo no Senado, mas a relação do Planalto com a Casa acumula derrotas, como a rejeição de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), por 42 votos contrários e 34 favoráveis, e reveses em votações sensíveis.

Dentro do PT, uma ala defendia a saída do senador para reduzir o desgaste eleitoral. Outra avaliava que a troca poderia soar como admissão de culpa e enfraquecer ainda mais a bancada governista.

Metrópoles

Terremotos na Venezuela: Número de mortos sobe para 188; total de feridos passa de 1.500

 

Os terremotos que atingiram a Venezuela na quarta-feira (24) deixaram ao menos 188 mortos e 1.520 feridos, informou Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional do país, nesta quinta-feira (25).

Ainda de acordo com Rodríguez, ao menos 200 pessoas estão presas sob escombros e outras 157 estão desaparecidas.

Ao todo, oito hospitais foram afetados, e alguns deles tiveram que ser desocupados.

Rodríguez estimou que mais de 2.900 famílias foram afetadas pelos terremotos.

A ONU e diversos países informaram que estão mobilizando assistência de emergência após os tremores.

Terremotos mortais criam cenário de “filme de terror”

Dois terremotos poderosos causaram destruição na Venezuela, deixando pessoas presas sob os escombros de prédios desabados.

Um tremor de magnitude 7,2 atingiu uma área a cerca de 160 km a oeste de Caracas na quarta-feira (24), seguido, menos de um minuto depois, por um tremor de magnitude 7,5, segundo o Serviço Geológico dos EUA.

Equipes de emergência escalavam os escombros de prédios desabados em Caracas ao cair da noite, enquanto familiares desesperados buscavam ajuda para entes queridos que se temia estarem presos.

Sobreviventes em estado de choque eram retirados do local, alguns em macas.

“Quando descemos, a cena parecia um filme de terror”, disse Maria Alejandra, moradora de um prédio vizinho, que não quis informar seu sobrenome.

“Tivemos que passar por cima dos escombros e tudo mais. O zelador do prédio com o bebê e todos os vizinhos descendo. Mas, daquele prédio, só vi aquela família conseguir sair”, adicionou.

Alunos da UERN atacam e ameaçam professoras de morte em Caicó

 

O Departamento de Odontologia do Campus Caicó da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) publicou uma Nota de Repúdio após duas professoras do curso relatarem terem sido alvo de mensagens ofensivas, de teor misógino e até ameaças de morte praticadas por alunos do 4º período de Odontologia.

O documento publicado nesta quinta-feira 25 de junho de 2026, informa que os fatos foram oficialmente apresentados durante reunião plenária do departamento, após uma das docentes ter recebido capturas de tela (prints) encaminhadas por estudantes que tiveram acesso às mensagens.

Segundo a nota, os ataques teriam ocorrido em um grupo privado de aplicativo de mensagens, externo às atividades acadêmicas. De acordo com o Departamento de Odontologia, o conteúdo extrapolou os limites da divergência acadêmica e provocou profundo desconforto profissional e pessoal às professoras envolvidas.

Embora os prints não tenham sido divulgados publicamente por questões jurídicas, o caso é de conhecimento do corpo docente e discente da instituição, uma vez que foi debatido em sessão plenária, conforme registrado no próprio documento oficial.

As informações apontam que a motivação dos ataques estaria relacionada à insatisfação de alguns estudantes com a metodologia e os critérios pedagógicos adotados pelas docentes durante a disciplina. Ainda assim, o colegiado reforça que eventuais críticas ao processo de ensino não justificam manifestações ofensivas, discriminatórias ou ameaçadoras.

Na nota, o Departamento de Odontologia reafirma seu compromisso com o respeito mútuo, a valorização do corpo docente e a manutenção de um ambiente acadêmico seguro. O colegiado também informa que o caso está sob análise da Ouvidoria da UERN, por meio de processo administrativo, e manifesta expectativa de que as instâncias competentes adotem as providências cabíveis, observando o devido processo legal.

Ao final do documento, o Departamento presta solidariedade às professoras e repudia qualquer ato que atente contra a honra, a dignidade e a integridade física ou psicológica dos docentes, destacando que a universidade não compactua com práticas de intimidação ou violência contra seus servidores.

Importante:

Até o momento, a UERN não divulgou oficialmente a identidade dos estudantes envolvidos, nem informou a conclusão do procedimento administrativo. O caso segue em apuração no âmbito da instituição.

NOTA:

Condenação de Moraes em processo do Rumble nos EUA terá efeito político e pode dar base a Magnitsky

 

Uma eventual condenação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, na ação movida pela Rumble e pela Trump Media na Justiça dos Estados Unidos pode aumentar a pressão política e diplomática contra o magistrado e até servir de base para futuras sanções, como uma nova aplicação da Lei Magnitsky, avaliam especialistas.

Segundo juristas ouvidos pela Gazeta do Povo, o processo é de natureza cível e não prevê prisão, perda do cargo ou apreensão de bens. O principal impacto seria simbólico e reputacional, caso a Justiça americana conclua que decisões de Moraes violaram garantias constitucionais dos Estados Unidos ao determinar bloqueios de conteúdos e contas em plataformas sediadas no país.

Os especialistas destacam ainda que o processo é diferente das sanções da Lei Magnitsky, mas uma eventual condenação poderá fortalecer futuras medidas administrativas do governo americano e ampliar a pressão sobre empresas e instituições financeiras.

o xerife

Pesquisa/IPSensus/Deputado Federal: Natália Bonavides, Nina Souza e Cabo Deyvison são os mais citados para deputado federal no RN

 

Pesquisa do Instituto IPSensus mostra que a maioria dos eleitores do Rio Grande do Norte ainda não definiu em quem pretende votar para deputado federal. O levantamento foi realizado entre os dias 18 e 22 de junho, com 1.500 eleitores em todas as regiões do Estado. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número RN-095202026.

Entre os nomes citados, a liderança é da deputada federal Natália Bonavides, que aparece com 3,27% das menções espontâneas. Em seguida, vêm a vereadora de Natal Nina Souza, com 3,07%, seguido pelo vereador de Mossoró, Cabo Deyvison, com 2,93%. Na sequência, aparecem os deputados João Maia, com 1,93%, Benes Leocádio e Sargento Gonçalves, com 1,87% cada.

Também aparecem entre os mais lembrados Juninho Saia Rodada, com 1,73%; o deputado estadual Dr. Bernardo Amorim, com 1,53%; o deputado federal General Girão, com 1,47%; a vereadora de Natal, Thabatta Pimenta, com 1,27%; o vereador de Assú, Pedro Filho, o ex-deputado Kelps Lima, e a deputada Carla Dickson, aparecem empatados, com 1,07%. O deputado Fernando Mineiro, registrou 1,0%. Outros nomes citados têm menos de 1%.

Na disputa para deputado federal, a pesquisa espontânea aponta que 65,00% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar. Outros 6,20% afirmaram que pretendem votar em branco, anular o voto ou não escolher nenhum candidato.

Veja os citados para deputado federal:

Rogério Marinho acusa Lula de tornar o Itamaraty seu ‘puxadinho ideológico’

 

Foto: Carlos Moura

O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), acusou o presidente Lula (PT), nesta quinta-feira (25), de transformar o órgão máximo da diplomacia brasileira em um “ puxadinho ideológico do PT”, ao expor o tom de militância e de campanha eleitoral na manifestação do Itamaraty sobre o tarifaço dos Estados Unidos contra produtos brasileiros.

Para Marinho, é estarrecedor que o Ministério de Relações Exteriores tenha reproduzido a tese eleitoral petista de que “traidores da Pátria” deviam desculpas pelas tarifas e pelos prejuízos causados a milhares de brasileiros com a medida tomada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O senador do PL criticou a mensagem do Itamaraty, publicada ontem, que justificava a ausência de representantes brasileiros nas audiências públicas do Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), tratada como omissão de Lula na defesa contra a aplicação de tarifas de 25% ao Brasil.

“É estarrecedor como o PT aparelha tudo o que toca. Lula conseguiu transformar o Itamaraty num puxadinho ideológico do PT. O Ministério, que já foi uma das instituições mais respeitadas do Estado brasileiro, agora publica mensagens com linguagem de militância e tom de campanha eleitoral. Diplomacia de Estado virou propaganda de governo. O que era Itamaraty está cada vez mais parecido com um diretório partidário”, condenou o líder de oposição do Senado.

Retórica eleitoral

Marinho também reage ao fato de a mensagem do Itamaraty se alinhar à crítica governista à iniciativa do senador e pré-candidato a presidente, Flávio Bolsonaro (PL-RJ) de participar das audiências para convencer os EUA a não taxar produtos brasileiros.

“Os traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história. O Brasil sabe que o tarifaço tem sua origem em uma tentativa de interferência externa na justiça brasileira”, diz o Itamaraty, no trecho inicial de sua manifestação sobre o a tramitação oficial da investigação baseada na legislação chamada Seção 301, que foi aberta pelos EUA no ano passado para tentar justificar a ampliação da taxação ao Brasil.

Para petistas e Lula, a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), principalmente seu filho e irmão de Flávio, o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), articulou e comemorou as taxações ao Brasil, anunciadas pela primeira vez em junho de 2025.

À época, Trump usou a justificativa de que a taxação teria entre os objetivos pressinar o Supremo Tribunal Federal (STF) a encerrar o que chamou de perseguição judicial a Bolsonaro, nos processos que acabaram por resultar em condenação, prisão e em inelegibilidade do rival de Lula por crimes na “trama golpista”, em setembro do ano passado.

Ao concluir sua crítica ao tom eleitoreiro do Itamaraty, Marinho disse que “por isso e por muito mais, Lula será aposentado pelo povo em outubro”, prevendo a eleição de Flávio Bolsonaro como presidente da República, contra a reeleição do petista.

Diário do Poder