Após queda nas vendas, Land Rover deve encerrar produção no Brasil e ceder fábrica a chineses

 

Foto: Divulgação

A Jaguar Land Rover (JLR) está se preparando para fechar as operações industriais em Itatiaia (RJ). A marca afirmou que a produção segue normalmente ainda neste mês de junho.

– Não temos informações adicionais para compartilhar neste momento – explicou a Jaguar Land Rover, em um comunicado enviado à revista Quatro Rodas, de quem são as informações.

Paira no ar uma dúvida sobre o que acontecerá com a fábrica, que opera há dez anos no interior fluminense. Por enquanto, o que se sabe é que os últimos modelos Discovery Sport e Range Rover Evoque previstos foram montados e esperam o momento de envio para as concessionárias até meados de julho.

O desempenho comercial da marca no Brasil é apontado como um dos principais fatores para a saída da produção. Em 2025, foram vendidos apenas 757 veículos no país. Em 2025, conforme dados da Fenabrave, a Land Rover vendeu 425 unidades do Discovery Sport e 332 unidades do Range Rover Evoque no Brasil.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiaia e Porto Real (Sindireal) apontou que, embora a produção da fábrica em Itatiaia tenha diminuído nos últimos tempos, os funcionários estão fazendo cursos de especialização.

A Prefeitura de Itatiaia teve uma reunião com representantes da chinesa Chery, no último dia 12. O motivo seria a continuidade de tratativas relacionadas à compra da fábrica da Jaguar Land Rover. Um texto a respeito da reunião, que chegou a ser publicado no site da prefeitura, acabou sendo tirado do ar.

BG

Direita vence mais uma: Keiko é a nova presidente do Peru e Flávio Bolsonaro comemora

 

Foto: Reprodução

Com 99.859% das urnas apuradas, a conservadora de direita Keiko Fujimori está matematicamente eleita presidente do Peru, por ter atingido uma liderança irreversível no 2º turno das eleições presidenciais, registrando 50,118% dos votos, segundo dados oficiais da apuração atualizados às 10h da manhã desta quarta-feira (24). O país aguarda a proclamação oficial do resultado.

No universo de mais de 18 milhões de peruanos que foram às urnas há 17 dias, a vantagem de Keiko é de apenas 43.386 votos à frente do esquerdista Roberto Sánchez, do partido Juntos por el Peru. E, após uma tentativa frustrada de invalidar a apuração de votos vindos de 119 consulados peruanos no exterior, Sánchez antecipou que não reconhecerá o governo da presidente eleita.

Keiko aguarda a oficialização do resultado para ser a 9ª presidente do Peru, em uma década de crise política marcada por renúncias e destituições presidenciais, e até prisão dos presidentes Ollanta Humala e Pedro Castillo.

Na ocasião, o senador e pré-candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL) parabenizou, nesta quarta-feira (24/6), a presidente eleita do Peru, Keiko Fujimori. “Que este novo ciclo, mais à direita, represente um tempo de paz, progresso e esperança para o Peru e para toda a América do Sul”, afirmou Flávio.

Diário do Poder

Prefeitura de São Gonçalo renova parceria com Neoenergia Cosern para reforçar iluminação pública

 

Na manhã desta quarta-feira (24), o prefeito Jaime Calado e a diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabíola Almeida, assinaram a renovação do termo de cooperação técnica entre o município e a concessionária. O ato ocorreu na sede da empresa e dá sequência às ações de modernização do sistema de iluminação pública de São Gonçalo do Amarante.

Nesta nova etapa, a Neoenergia Cosern realizará um aporte de R$ 900 mil para a substituição de 1.000 lâmpadas convencionais por tecnologia LED. O convênio faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Cosern, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e dá continuidade às ações iniciadas na primeira fase, quando foi aplicado R$ 1,1 milhão na modernização do sistema.

Ao todo, a parceria já soma R$ 2 milhões destinados à melhoria do serviço, com foco em eficiência, economia e sustentabilidade.

Durante o ato, a diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabíola Almeida, afirmou: “A Neoenergia Cosern reafirma a parceria com a Prefeitura e o compromisso com o desenvolvimento do estado, com atenção especial aos municípios em expansão, como São Gonçalo do Amarante”.

O prefeito Jaime Calado destacou a importância da renovação e ressaltou o impacto dos investimentos. “Estamos aqui para agradecer a parceria que vem desde o ano passado e agora se reafirma e se amplia. Nós tivemos duas notícias ainda. A Neoenergia Cosern vai investir R$ 4,1 bilhões no estado até 2030, incluindo São Gonçalo e em outubro lançará mais uma Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética”, disse.

Também foi destacado, durante a reunião, o crescimento exponencial do município, com a expansão de novas áreas urbanas, a exemplo dos bairros Jardins e Cidade Arvoredo, além do aumento na emissão de alvarás para novos empreendimentos.

Segundo a gestão municipal, o investimento chega em um momento estratégico de desenvolvimento, acompanhando o processo de expansão urbana e contribuindo para uma infraestrutura mais moderna e preparada para o futuro.

Também participaram do ato os secretários Magnus Kebyo (Serviços Urbanos), Mário David (Chefe de Gabinete), Hélio Duarte (Meio Ambiente) e Ledson França (Comunicação).

Trump indica que eleição no Brasil é “grande teste” para EUA na América Latina

 

Foto: Getty

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indicou que as eleições presidenciais no Brasil são um “grande teste” para estratégia de Washington de manter a “proeminência” na América Latina, conforme plano definido pela Estratégia de Segurança Nacional dos EUA publicada em 2025.

Em rede social, Trump publicou o artigo do colunista John Gizzi, setorista da Casa Branca para o veículo conservador pró-Trump Newsmax, sob o título Trump conquista 8 vitórias em 7 anos na América Latina.

O colunista político cita a eleição do candidato de extrema-direita na Colômbia, Abelardo de la Espriella, como mais uma vitória de Trump dentro do “amplo realinhamento ideológico pró-Trump que está transformando o Hemisfério Ocidental”.

O artigo cita ainda as eleições de 2026 no Peru, en Honduras, na Bolívia e no Chile, além de pleitos mais antigos em El Salvador (2019), Argentina (2023) e Equador (2023), como os “triunfos” de Trump na região.

“A tendência pró-Trump começou em 2019 com a eleição de Nayib Bukele em El Salvador e tem se intensificado de forma constante desde então”, escreveu Gizzi.

Desafios restantes

O artigo republicado por Trump destaca, porém, que o governo do republicano tem ainda quatro grandes desafios na América Latina: Venezuela, Cuba, Nicarágua e Brasil, sendo o Brasil o “próximo grande teste” de Trump na região.

“As atenções agora se voltam para o Brasil, a maior nação da América Latina e a potência política da região. A próxima eleição presidencial poderá se tornar a disputa mais importante do hemisfério”, diz o artigo.

O autor da publicação conclui que o presidente dos EUA está “tornando as Américas grandes novamente”.

“Caso o Brasil venha a se juntar à crescente lista de países que se movem para a direita, o mapa político da América Latina será drasticamente diferente do que era há apenas uma década”, diz o artigo.

A publicação lembra ainda que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro estão se unindo em torno de filho, Flávio Bolsonaro, na tentativa de destituir o presidente “de esquerda” Luiz Inácio Lula da Silva.

Doutrina Monroe com Trump

Em documento publicado em dezembro de 2025, o governo dos EUA diz que aplicará um “Corolário Trump” à Doutrina Monroe, em uma espécie de releitura do projeto doutrinário do século 19 que expandiu a influência dos EUA por todo o continente.

Criada em 1823, quando os EUA despontavam como nova potência mundial, a Doutrina Monroe afirma que a “América é para os americanos” e serviu, à época, para desafiar às potências europeias na influência econômica, militar e cultural na América Latina.

Agora, sob o segundo mandato de Trump, os EUA se propõem a “estabelecer ou expandir o acesso em locais de importância estratégica” e “fazer todo o possível para expulsar as empresas estrangeiras que constroem infraestrutura na região”.

“Após anos de negligência, os Estados Unidos reafirmarão e farão cumprir a Doutrina Monroe para restaurar a proeminência americana no Hemisfério Ocidental e proteger nossa pátria e nosso acesso a regiões-chave em toda a região”, diz o documento da Casa Branca.

 

Agência Brasil

Nikolas ironiza fala de Lula sobre político honesto jovens: “Finalmente ele falou a verdade”

 

Foto: Reprodução

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) gravou um vídeo reagindo ao vídeo onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fala com estudantes sobre as alegações de que todo político é ladrão.

– Entrem vocês na política, porque o político honesto que vocês querem está dentro de vocês, não está dentro de mim, não está dentro dele – declarou o petista, ao querer estimular os estudantes.

Nikolas, por sua vez, disse:

– Dessa vez eu vou ter que concordar com o Lula.

Na legenda da publicação, o deputado ainda escreveu: “Finalmente ele falou a verdade”.

Há menos de uma semana, Nikolas já havia reagido a outra fala controversa do petista. O parlamentar se manifestou, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, porque Lula riu ao falar que viu Neymar ser chamado de primeiro jogador home office do mundo.

Com informações de Pleno News

Rogério aciona TCU e PGR contra publicidade de Lula que já soma R$ 785,7 milhões

 

Foto: Marcelo Camargo

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição e coordenador da campanha de Flávio Bolsonaro (PL-RJ), apresentou na terça-feira (23), representações ao Tribunal de Contas da União (TCU) e à Procuradoria-Geral da República (PGR). Nos documentos, o parlamentar acusa o governo federal de ter extrapolado o limite de gastos com publicidade em ano eleitoral.

Segundo os cálculos apresentados pelo senador, o governo já empenhou R$ 785,7 milhões em publicidade institucional no primeiro semestre de 2026, valor que superaria o teto permitido em R$ 167,6 milhões (excesso de 27%).

A Secretaria de Comunicação Social (Secom) foi procurada por e-mail, mas não se manifestou até a publicação desta matéria pelo jornal O Estado de S. Paulo, no fim da noite da terça-feira (23).

Marinho também mira uma campanha específica: a peça publicitária “Tempo com a Família”, lançada para defender o fim da escala de trabalho 6×1. Segundo o senador, a iniciativa consumiu cerca de R$ 80 milhões e “pode ser interpretada como exemplo do uso da máquina pública para deslegitimar posições políticas divergentes”.

O senador afirma que a campanha possui “evidente potencial de impacto eleitoral” e que o Planalto busca disputar a “paternidade política da proposta em ano eleitoral, em contexto de baixa popularidade presidencial”.

Além disso, Marinho relembrou um precedente do TCU. Segundo o senador, em 2019 o tribunal suspendeu uma campanha publicitária do governo Bolsonaro sobre o Pacote Anticrime, conjunto de medidas de segurança pública enviado ao Congresso. O argumento era o mesmo: o de que não é legítimo usar publicidade oficial para promover proposta legislativa ainda em tramitação.

“A coerência institucional exige que parâmetros jurídicos de mesma natureza conduzam aos mesmos resultados, independentemente do governo de ocasião”, diz o senador.

Ao TCU, Marinho pede auditoria emergencial na Secom, medida cautelar para suspender imediatamente a campanha da escala 6×1 e aplicação de multa aos responsáveis. À PGR, pede a abertura de procedimento investigatório.

Com informações da Jovem Pan

Conselho Federal de Medicina critica medida provisória sobre formação médica

Foto: Reprodução

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou um posicionamento crítico em relação à Medida Provisória nº 1.370, publicada em 19 de junho de 2026. Segundo a autarquia, o texto não contempla as necessidades de qualificação, treinamento e aprendizagem consideradas essenciais para a formação de médicos no país.

Em nota, o CFM afirmou que a medida foi publicada em um momento em que a entidade intensifica a mobilização em defesa da qualidade do ensino médico e da criação de um exame de proficiência para egressos dos cursos de Medicina.

O Conselho informou ainda que não participou da elaboração da medida provisória e que pretende apresentar emendas ao texto durante sua tramitação no Congresso Nacional.

Defesa de mecanismos de avaliação

No posicionamento, o CFM sustenta que a segurança dos pacientes e o fortalecimento da medicina brasileira dependem da adoção de mecanismos efetivos para avaliar a formação dos novos profissionais.

A entidade tem defendido a implementação de um exame de proficiência como forma de aferir os conhecimentos dos recém-formados antes do exercício da profissão, medida que, segundo o Conselho, contribuiria para garantir maior qualidade na assistência prestada à população.

A Medida Provisória nº 1.370 seguirá agora para análise do Congresso Nacional, onde poderá receber alterações antes de ser convertida em lei.

 

Foto: Reprodução

Microempreendedores individuais (MEIs) poderão renegociar dívidas em até 12 anos em um programa que está sendo preparado pelo governo federal. A proposta prevê descontos de até 70% e busca facilitar a regularização de quem está inadimplente ou teve o CNPJ cancelado.

A iniciativa deve atingir até 4 milhões de pessoas, segundo o ministro do Empreendedorismo, Paulo Pereira. O programa também estabelece limite de até R$ 20 mil em dívidas por contribuinte e prestação mínima de R$ 25. Atualmente, o parcelamento de débitos para MEIs é de até dois anos, com parcela mínima de R$ 50. A nova proposta amplia o prazo e flexibiliza as condições de pagamento.

O programa é tratado como uma espécie de “Refis dos MEIs” e deve incluir débitos tributários em atraso e dívidas inscritas. A regularização também permitiria a reativação de microempreendedores que tiveram o registro suspenso por inadimplência.

Além da renegociação, o governo pretende enviar ao Congresso um projeto para ampliar o teto de faturamento dos MEIs, que passaria para R$ 110 mil em 2027 e R$ 140 mil em 2028.

Segundo o ministro, não haverá medida de compensação fiscal para a mudança. O impacto estimado é de cerca de R$ 4 bilhões no período.

O governo também estuda uma revisão do Simples Nacional, sob o argumento de que o modelo atual apresenta distorções entre diferentes categorias de contribuintes.

ONG aciona STF contra inclusão de mulheres trans em cota de candidaturas femininas

 

Foto: Pedro França/Agência Senado

Uma associação entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar o entendimento da Justiça Eleitoral que permite a inclusão de mulheres trans na cota mínima de 30% de candidaturas femininas prevista na Lei das Eleições.

A ação foi protocolada como uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) e distribuída ao ministro Alexandre de Moraes. A entidade pede a suspensão imediata da regra adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 2018.

Atualmente, o TSE entende que o cumprimento da cota deve considerar o gênero autodeclarado pelas candidatas, o que permite a inclusão de mulheres trans no percentual mínimo de candidaturas femininas e no acesso a recursos de campanha.

A entidade autora da ação afirma que a regra deveria considerar apenas o sexo biológico e argumenta que a interpretação atual teria ampliado o alcance da lei sem alteração feita pelo Congresso Nacional.

Segundo a associação, a política de cotas foi criada para corrigir a sub-representação de mulheres na política em razão de desigualdades históricas relacionadas ao sexo feminino.

Pedido de suspensão

Além da análise do mérito, a entidade solicita uma decisão liminar para suspender imediatamente os efeitos do entendimento do TSE antes das eleições de 2026. O argumento é de que a manutenção da regra pode afetar a distribuição de candidaturas e recursos eleitorais.

Entendimento em vigor

O entendimento questionado foi firmado pelo TSE em 2018. Na ocasião, o tribunal decidiu que a expressão “cada sexo”, prevista na Lei das Eleições, deve ser interpretada com base na identidade de gênero autodeclarada.

Desde então, mulheres trans passaram a ser contabilizadas na cota feminina e a ter acesso proporcional a recursos dos fundos partidário e eleitoral.

O que pode decidir o STF

O caso ainda não tem data para julgamento no Supremo. Caso a Corte acolha o pedido, poderá derrubar o entendimento do TSE e fixar que as cotas devem ser aplicadas com base no sexo biológico.

Se a ação for rejeitada, permanece válida a regra atual da Justiça Eleitoral, que considera a identidade de gênero para o cumprimento das cotas de candidaturas femininas.

98fm

Moraes manda PGR opinar sobre prisão domiciliar de Bolsonaro após arma registrada em seu nome ser apreendida

 

Foto: Rosinei Coutinho/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República opine sobre a manutenção da prisão domiciliar de Jair Bolsonaro após uma arma registrada em seu nome ser apreendida com um militar em blitz no Distrito Federal. A informação é d’O Globo.

Moraes quer saber se a apreensão configura falta grave capaz de interromper o benefício da prisão domiciliar humanitária concedida ao ex-presidente.

Os advogados de Bolsonaro pediram nesta quinta-feira a prorrogação da domiciliar, citando um quadro de multicomorbidade com ao menos doze doenças crônicas e sequelas permanentes, entre elas apneia grave, hipertensão, doença coronariana e episódios recorrentes de obstrução intestinal.

A defesa também listou cirurgias abdominais com sequelas funcionais, instabilidade postural, traumatismo cranioencefálico por queda recente e cirurgia ortopédica no ombro direito realizada recentemente.

Os advogados argumentam que o STF já firmou entendimento de que a domiciliar humanitária não exige quadro terminal, mas apenas a necessidade de tratamento contínuo e ambiente que reduza riscos de agravamento da saúde do réu.

A defesa citou como precedentes a domiciliar concedida ao ex-presidente Fernando Collor de Mello e a um idoso condenado a 14 anos de prisão pelos atos do 8 de janeiro que teve o mesmo benefício autorizado pelo tribunal.

Em 15 de junho, médicos de Bolsonaro solicitaram tomografias, manometria esofágica e endoscopia para acompanhar a evolução de pneumonia broncoaspirativa, diante de alterações identificadas em exame clínico de ausculta.

Relatório médico emitido na segunda-feira afirma que persistem elementos clínicos que justificam a manutenção da domiciliar e que o regime permite adotar medidas assistenciais e controles periódicos para reduzir riscos de descompensação.

Fachin adia julgamento no STF sobre vínculo de motoristas e entregadores de aplicativos

 

Foto: Gustavo Moreno/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, decidiu nesta quarta-feira (24) adiar o julgamento que analisaria se motoristas e entregadores de aplicativos têm ou não vínculo empregatício com as plataformas digitais.

O caso trataria da chamada “uberização” das relações de trabalho e teria repercussão geral, servindo como referência para mais de 10 mil processos suspensos em todo o país.

A decisão foi tomada após manifestações do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Defensoria Pública da União (DPU), que apontaram a aprovação recente da Convenção nº 193 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 12 de junho, como um fato novo relevante para o debate.

Segundo essas manifestações, o novo texto internacional pode impactar diretamente a análise do Supremo sobre o tema.

No despacho, Fachin afirmou que o adiamento permite a avaliação dos possíveis efeitos da convenção e abre prazo para que as partes envolvidas apresentem novas manifestações antes da definição de uma nova data para o julgamento.

Disputa envolve vínculo ou autonomia

O julgamento envolve dois processos que estavam na pauta do plenário: um recurso da Uber e uma reclamação da Rappi. O objetivo é definir se a relação entre plataformas e trabalhadores pode ser caracterizada como emprego formal.

As empresas sustentam que atuam como intermediadoras tecnológicas, e que motoristas e entregadores têm autonomia para definir horários, aceitar corridas e trabalhar para diferentes aplicativos.

Já representantes de trabalhadores defendem que há subordinação na prática, por meio de mecanismos como controle de tarifas, distribuição de corridas, avaliações e bloqueios de contas.

Divergência entre tribunais

A discussão também reflete decisões diferentes na Justiça do Trabalho e no próprio STF. Tribunais trabalhistas já reconheceram vínculo em alguns casos, enquanto decisões recentes da Corte têm afastado esse entendimento em situações específicas.

O julgamento tem repercussão geral e deverá orientar todos os processos semelhantes no país até eventual regulamentação pelo Congresso Nacional.

Receita Federal divulga lista de empresas com inadimplência recorrente e dívidas que superam R$ 55 bilhões

 

Foto: Reprodução

A Receita Federal publicou a primeira lista de contribuintes classificados como devedores contumazes, após o encerramento do processo previsto na Lei Complementar nº 225/2026. O termo “contumaz” é usado para definir quem mantém uma conduta repetida e persistente de não pagamento de tributos, mesmo após notificações e prazos legais para regularização.

Antes da inclusão na lista, os contribuintes foram notificados e tiveram 30 dias para quitar as dívidas ou apresentar defesa, mas não cumpriram as exigências dentro do prazo. Esses casos, segundo a Receita, foram então formalmente enquadrados como devedores contumazes. Os primeiros nomes divulgados são de empresas do setor fumageiro.

A ação começou por esse setor, onde os débitos ultrapassam R$ 25 bilhões, e depois foi ampliada para o setor de combustíveis, que acumula mais de R$ 30,6 bilhões em dívidas, conforme dados da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Com a inclusão na lista, essas empresas passam a sofrer restrições previstas em lei, como perda de benefícios fiscais, impedimento de participar de licitações públicas e restrições para solicitar recuperação judicial. Também podem ter a inscrição considerada inapta e perder certificados de programas de conformidade tributária.

A Receita Federal reforça que a medida não se aplica a empresas com dificuldades financeiras pontuais, mas sim a casos de inadimplência repetida e sem justificativa, considerados estruturais. Segundo o órgão, o objetivo é combater práticas que geram concorrência desleal e prejudicam o ambiente econômico.

Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado após operação do Banco Master

 

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Jaques Wagner (PT-BA) confirmou nesta quarta-feira (24) que vai deixar o comando da liderança do governo no Senado. A decisão saiu depois de uma reunião com o presidente Lula (PT) em meio à repercussão da operação da Polícia Federal (PF) ligada ao caso Banco Master, que mirou o parlamentar na semana passada.

Em nota nas redes sociais, Wagner classificou a saída como um acordo mútuo e descreveu o encontro com Lula como uma conversa entre amigos. Segundo ele, a prioridade agora é provar a própria inocência e se dedicar às campanhas de reeleição — a de Lula, a do governador da Bahia Jerônimo Rodrigues e a dele próprio ao Senado, ao lado de Rui Costa.


Por que Jaques Wagner saiu do cargo


A investigação da PF apura indícios de que o senador teria recebido benefícios econômicos, de forma direta ou indireta, relacionados ao Banco Master e a Augusto Lima, ex-sócio da instituição. Wagner nega as acusações e afirma que vai colaborar com as apurações.

Na última segunda-feira (22), a defesa do senador recorreu ao STF para tentar anular a operação, que resultou em mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao parlamentar. Os advogados alegam falhas graves no processo e sustentam que Wagner nunca atuou no Congresso para favorecer o banco.

A pressão dos bastidores

Nos bastidores, aliados do Planalto vinham pressionando pela saída do senador para não respingar na pré-campanha de Lula à reeleição. A estratégia do governo era convencer Wagner a pedir o afastamento publicamente, evitando o desgaste de o próprio presidente ter de anunciar a troca.

O desgaste, porém, não começou agora. Wagner foi apontado como o principal responsável pela derrota de Jorge Messias na disputa por uma vaga no STF, rejeitada pelo Senado — sobretudo por não ter alertado Lula sobre o risco. O senador também protagonizou atritos internos durante a tramitação do chamado “PL da Dosimetria”, que reduz penas dos condenados pelos atos de 8 de Janeiro.

Quem deve assumir a liderança

Dois nomes despontam como favoritos para a vaga: Camilo Santana (PT-CE), ex-ministro da Educação e próximo de Lula, e Teresa Leitão (PT-PE), atual líder do PT no Senado e bem avaliada no diálogo com governo e oposição. Nenhum dos dois deve disputar as eleições deste ano, o que abriria mais tempo para a articulação política.

Reações

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), manifestou solidariedade ao colega e defendeu a presunção de inocência. Já a oposição intensificou as críticas e tem usado o episódio para tentar virar a narrativa sobre a ligação do Banco Master com nomes da direita e do centrão.

Vale lembrar que, na semana passada, Wagner havia afirmado que não pediria para deixar o cargo, dizendo que Lula sequer havia tocado no assunto na conversa que tiveram horas após a operação. Quadro histórico do PT, ele já comandou os ministérios do Trabalho, da Defesa e da Casa Civil, além da Secretaria de Relações Institucionais.

Com informações da CNN Brasil.

Segunda edição do Louvor & Alegria acontece neste domingo (28); ingressos gratuitos seguem disponíveis

 



A segunda edição do Louvor & Alegria será realizada neste domingo (28), a partir das 16h, na Prainha Via Costeira, em Natal. O evento reunirá música, espiritualidade e momentos de comunhão em uma programação voltada para famílias, amigos e comunidades cristãs. Os ingressos gratuitos seguem disponíveis para retirada antecipada pela plataforma oficial do evento.

Nesta edição, o público poderá acompanhar apresentações de Alice Maciel, Rafaella Marçal e Raquel Di Lima, artistas que vêm se destacando no cenário da música cristã e que prometem conduzir uma tarde marcada por louvor, adoração e mensagens de fé.

Realizado em um dos cenários mais bonitos da capital potiguar, o Louvor & Alegria foi criado com a proposta de promover encontros que fortaleçam a espiritualidade, a convivência e a esperança por meio da música e de experiências que aproximam as pessoas. A iniciativa busca reunir participantes de diferentes idades em um ambiente acolhedor, voltado para a celebração da fé e dos valores cristãos.

A organização reforça que, embora o acesso ao evento seja gratuito, é necessário realizar a retirada antecipada do ingresso pela internet. A expectativa é de grande participação do público, e a recomendação é garantir a vaga com antecedência.

O projeto é realizado por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-RN) e do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com incentivo do Sacolão.

Serviço:
Louvor & Alegria - 2ª edição
Data: 28 de junho de 2026 (domingo)
Horário: 16h
Local: Prainha Via Costeira - Natal/RN
Atrações: Alice Maciel, Rafaella Marçal e Raquel Di Lima
Ingressos: Gratuitos mediante retirada antecipada
Retirada: https://outgo.com.br/louvor-e-alegria
Realização: Programa Cultural Câmara Cascudo, Secult-RN e Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Incentivo: Sacolão

Brasil vence a Escócia com tranquilidade por 3 a 0 e passa à fase de 'mata-mata'

 

A Seleção Brasileira venceu a Escócia por 3 a 0, nesta quarta-feira (24), pela última rodada do grupo C da Copa do Mundo de 2026. Com gols de Vinícius Jr. e Matheus Cunha, o Brasil terminou em primeiro lugar na chave e vai enfrentar o segundo colocado do grupo F na próxima fase.

Logo no início da partida, Vini Jr. abriu o placar para o Brasil, aos 6 minutos. Os escoceses trocavam passes na defesa quando Rayan desarmou Robertson. A bola sobrou para o camisa 7, que driblou o goleiro e mandou para o fundo da rede.

Aos 21 minutos, Vini Jr. voltou a balançar as redes após roubar a bola de Hendry pela ponta direita. No entanto, depois da análise do VAR, o gol foi anulado por falta do brasileiro no defensor escocês.

Segundo tempo

No segundo tempo, aos 16 minutos, Casemiro lançou Bruno Guimarães, que fez bela jogada e serviu Matheus Cunha para marcar o terceiro gol da Seleção.

Aos 30 minutos, Neymar Jr. entrou em campo no lugar de Matheus Cunha e Endreik entrou aos 35 no lugar de Rayan.

Com a vitória, a Seleção Brasileira vai enfrentar o segundo colocado do grupo F na segunda fase da Copa do Mundo. Holanda e Japão, ambos com quatro pontos, definem suas posições na chave nesta quinta-feira (25).

Independentemente do adversário, o Brasil volta a campo na próxima segunda-feira (29), às 14h, no horário de Brasília.

Foto: CBF