💡 Mais segurança, economia e qualidade na iluminação pública!
Brasil fica atrás de vizinhos na América Latina e dono da Havan alerta para “perda de competitividade”

O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, afirmou que o Brasil está crescendo abaixo da média da América Latina ao comentar um ranking de projeções econômicas divulgado pelo Banco Mundial em abril.
Em publicação nas redes sociais, ele compartilhou um gráfico que coloca o Brasil na 14ª posição entre países da região, com crescimento estimado em 1,6%, atrás de Paraguai (4,4%), Panamá (3,9%), Guatemala (3,7%) e Argentina (3,6%).
“Olha só a posição do Brasil. Somos um dos maiores países do mundo em território, população, recursos naturais e potencial econômico. Mesmo assim, continuamos atrás de nações muito menores”, lamentou.
Em outro trecho, Hang criticou o ambiente econômico e a condução das políticas públicas:
“Eu viajo pelo mundo todo e percebo o quanto ainda temos para fazer. O Brasil tem tudo para liderar essa lista, mas precisamos controlar os gastos públicos, fortalecer a economia e incentivar quem produz. Infelizmente, no nosso país, muitas vezes quem trabalha, empreende e gera empregos acaba sendo punido por uma carga excessiva de impostos e burocracia”, disse.
O empresário também citou exemplos internacionais de reformas econômicas e segurança pública como El Salvador e Argentina, que, segundo ele ,enfrentavam enormes dificuldades e que decidiram mudar de rumo.
“El Salvador saiu de uma das maiores taxas de homicídio do mundo, e hoje os índices estão de 1 homicídio por 100 mil habitantes. Já a Argentina vem implementando reformas econômicas profundas para combater a inflação e recuperar a confiança dos investidores. Isso mostra que, quando existe coragem para enfrentar os problemas e fazer as mudanças necessárias, os resultados aparecem”, destacou Hang.
Segundo relatório do Banco Mundial sobre a América Latina e o Caribe, a Argentina aparece como destaque na região, enquanto Brasil e México enfrentam perda de dinamismo em meio a “condições financeiras internas restritivas, espaço fiscal limitado e incerteza em relação à política comercial”.
O organismo projeta crescimento de 3,6% para a Argentina em 2026, enquanto estima expansão de 2,2% para a economia brasileira.
O estudo também aponta que a região segue com crescimento “limitado”, com renda per capita praticamente estagnada em diversos países.
Sobre a Argentina, o relatório destaca o impacto de ajustes fiscais e reformas econômicas conduzidas pelo governo de Javier Milei.
Já em relação ao Brasil, o Banco Mundial cita entraves ligados a juros elevados, incertezas econômicas e restrição fiscal, que afetam crédito, investimentos e consumo.
o xerife
Garis realizam paralisação em seis cidades do RN nesta segunda-feira (22)

Os trabalhadores da limpeza urbana do Rio Grande do Norte iniciaram uma paralisação nesta segunda-feira (22) como parte de uma mobilização nacional pela aprovação do Projeto de Lei nº 4.146/2020, conhecido como PL dos Garis e Margaridas. A greve afeta os serviços de coleta de lixo em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ceará-Mirim e Mossoró.
A manifestação teve início às 6h e é coordenada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio, Conservação, Higienização e Limpeza Urbana do RN (Sindlimp). Segundo a entidade, 40% do efetivo foi mantido em atividade, conforme determina a Lei de Greve. A paralisação tem duração prevista de 24 horas, e a orientação do sindicato à população é evitar colocar o lixo para coleta nesta segunda.
De acordo com o sindicato, a paralisação tem como principal objetivo pressionar pela votação do projeto que tramita no Senado Federal. A proposta reconhece a limpeza urbana como atividade essencial e estabelece direitos para a categoria.
Entre as medidas previstas estão a jornada semanal de 40 horas, piso salarial equivalente a dois salários mínimos, adicional de insalubridade de 40% e aposentadoria especial para os trabalhadores do setor.
O projeto também define como atividades da limpeza urbana a coleta de resíduos domiciliares e hospitalares, a conservação de áreas públicas, a varrição de vias e o encaminhamento de resíduos para aterros sanitários e unidades de tratamento e reciclagem.
Zenaide participa de tradicional almoço de São João Batista e reforça parceria com Assú
A senadora Zenaide Maia participou neste domingo do tradicional almoço de São João Batista, em Assú, um dos momentos mais simbólicos da festa do padroeiro da cidade, que celebra 300 anos em 2026.
“É o São João mais antigo do mundo. E aqui a gente encontra cultura, a conservação das nossas tradições, lazer e esperança”, afirmou a senadora.
Zenaide foi recebida pelo prefeito Lula Soares e pelo ex-prefeito Gustavo Soares, pré-candidato a deputado estadual. Os dois apoiam a pré-candidatura da senadora ao Senado. No município, o mandato de Zenaide já destinou mais de R$ 27 milhões em recursos para as mais diferentes áreas.
Sob Lula, congelamento no Orçamento das agências reguladoras cresce 745% em 2026; ANTT, Anatel e Anvisa são as mais afetadas
Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles
O governo Lula bloqueou R$ 382 milhões do orçamento das agências reguladoras em 2026, valor 745% maior que o congelado em todo o ano de 2025, quando os cortes somaram R$ 42,2 milhões.
Segundo dados do Ministério do Planejamento obtidos pelo Metrópoles, neste ano o ajuste ocorreu exclusivamente por meio de bloqueios orçamentários. Em 2025, houve tanto bloqueios quanto contingenciamentos.
Veja os órgãos afetados pelo bloqueio em 2026:
- Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), R$ 55,9 milhões;
- Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), R$ 51,8 milhões;
- Agência Nacional de Vigilância Sanitária* (Anvisa), R$ 46,2 milhões;
- Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana), R$ 44,9 milhões;
- Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), R$ 38,1 milhões;
- Agência Nacional de Energia Elétrica* (Aneel), R$ 34, 3 milhões;
- Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), R$ 31,1 milhões;
- Agência Nacional de Aviação Civil * (Anac), R$ 24 milhões;
- Agência Nacional de Mineração * (ANM), R$ 22,6 milhões;
- Agência Nacional de Transportes Aquaviários * (Antaq), R$ 14,2 milhões;
- Agência Nacional do Cinema * (Ancine), R$ 8,2 milhões;
- Agência Nacional de Proteção de Dados * (ANPD), R$ 6,4 milhões.
*Agências reguladoras com autonomia administrativa.
Diante do aumento dos cortes, o Senado aprovou um projeto que proíbe o contingenciamento de recursos das 12 agências reguladoras federais. A proposta recebeu apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que defendeu a importância dos órgãos para a regulação da economia.
Entre as entidades mais afetadas estão a ANTT, com bloqueio de R$ 56,9 milhões, e a Anatel, com R$ 51,8 milhões congelados.
Na Câmara, parlamentares articulam a votação rápida do projeto. O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) afirma que a medida não cria novas despesas, mas garante a execução de recursos já aprovados pelo Congresso.
Agências e entidades do setor criticaram os cortes. A Anac alertou que poderia reduzir em até 40% as ações de fiscalização, enquanto o Comitê das Agências Reguladoras Federais afirmou que os bloqueios comprometem atividades de fiscalização, monitoramento e acompanhamento de contratos em áreas estratégicas.
Em nota, 47 entidades ligadas ao setor defenderam a derrubada de vetos e afirmaram que a falta de previsibilidade orçamentária pode prejudicar serviços essenciais e investimentos em infraestrutura.
Apesar das críticas, o governo recompôs parte dos recursos da ANAC, ANTAQ e ANTT por meio de decreto publicado em junho.
Procurado pela reportagem do Metrópoles, o Ministério do Planejamento não quis comentar a diferença entre o congelamento nos Orçamentos entre 2025 e 2026.
BG
Inverno começa neste domingo no Brasil, marcando a chegada da estação mais fria do ano

O inverno de 2026 começou às 5h24 deste domingo (21), no horário de Brasília — instante do solstício que traz a noite mais longa do ano —, e os primeiros dias gelados da estação devem aparecer logo na virada deste fim de semana, principalmente em boa parte do Centro-Sul do país.
De acordo com a Climatempo, a tendência para o inverno é de um frio concentrado no início da estação, com chuva acima da média no Sul e pancadas fora de época no Sudeste e no Centro-Oeste.
Os primeiros dias gelados da estação devem aparecer logo na virada deste fim de semana, principalmente em boa parte do Centro-Sul do país.
A previsão indica frio mais intenso no início da estação, com chuvas acima da média no Sul e possibilidade de pancadas fora de época no Sudeste e Centro-Oeste.
Já o Norte e o Nordeste devem continuar com tempo mais seco e quente.
Julho deve ser o mês mais rigoroso. Duas fortes massas de ar frio são esperadas para o período — uma no meio e outra no fim do mês —, capazes de levar geada e temperaturas abaixo de zero ao Sul e a algumas áreas do Sudeste.
“A tendência é que o começo do inverno seja marcado por mais episódios de frio. Nesse período, massas de ar de origem polar devem avançar com mais frequência pelo país e podem chegar até áreas do Norte do Brasil, provocando quedas bruscas de temperatura”, explica César Soares, meteorologista da Climatempo.
Em setembro, nas últimas semanas da estação, cresce o risco de ondas de calor, sobretudo no Centro-Oeste, no Norte e no Nordeste.
Tentativa de fuga é frustrada na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, neste domingo (21)

Agentes penais identificaram danos na estrutura de uma cela do Pavilhão 2 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz durante uma fiscalização de rotina neste domingo (21).
Segundo informações do Sindicato dos Policiais Penais do RN, detentos teriam retirado ferros das chamadas “brisas” e utilizado o material para escavar uma possível rota de fuga.

A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) informou que a identificação do problema ocorreu graças às inspeções permanentes realizadas pelos policiais penais. Durante a vistoria, os servidores constataram alterações no teto da cela e identificaram os internos envolvidos.

Os presos deverão responder a procedimento disciplinar interno e também pelos danos causados ao patrimônio público.
A SEAP destacou que Alcaçuz passa atualmente por obras de reforma nos pavilhões, incluindo reforço estrutural das celas e das áreas de ventilação, e reforçou que as ações de fiscalização e monitoramento seguem sendo realizadas diariamente para prevenir fugas e garantir a segurança da unidade.
Portal da Tropical
ABC vence o Altos com gol no fim e larga em vantagem no mata-mata da Série D

O ABC deu um passo importante rumo à terceira fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (21), o Alvinegro venceu o Altos por 1 a 0, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina (PI), pelo jogo de ida da segunda fase da competição nacional.
Depois de um confronto equilibrado e de poucas oportunidades claras, o Mais Querido encontrou o gol da vitória nos minutos finais. Aos 45 do segundo tempo, Bruno Leite recebeu na entrada da área e serviu Brunão, que girou sobre a marcação e finalizou rasteiro, no canto esquerdo do goleiro Allan Thiago, sem chances de defesa.
O resultado coloca o ABC em vantagem na disputa por uma vaga na terceira fase. No confronto de volta, marcado para o próximo domingo (28), na Arena das Dunas, em Natal, o time comandado por Waguinho Dias joga pelo empate para seguir vivo na luta pelo acesso à Série C de 2027.
Escalações
Altos
Allan Thiago; Joaquín, Geninho, Pedro Victor e Tallyson; Rodolfo Potiguar, Henrique Neko e Gabriel China; Guilherme Pires, Robinho e Jefinho.
ABC
Matheus Alves; Lucas Marques, Wellington Carvalho, Edson e Dudu Mandai; Jonathan, Geilson e João Pedro; Luiz Fernando, Igor Bahia e Wallyson.
Próximo compromisso
O confronto de volta entre ABC e Altos será disputado no próximo domingo (28), na Arena das Dunas, em Natal. O vencedor do duelo garante vaga na terceira fase da Série D e segue na caminhada em busca do acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.
América anuncia renovação de contrato com Renan Bragança até 2029

O América anunciou neste domingo (21) a renovação de contrato do goleiro Renan Bragança. Um dos principais nomes do elenco alvirrubro, o camisa 1 assinou novo vínculo e permanecerá no clube até o fim da temporada de 2029.
Titular absoluto e uma das lideranças do grupo comandado por Ranielle Ribeiro, Renan amplia sua trajetória no Mecão após se consolidar como um dos pilares do projeto da SAF desde sua chegada, em 2023.
A renovação foi oficializada poucas horas depois da vitória por 3 a 0 sobre o Fluminense-PI, em Teresina, pelo jogo de ida da segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Na partida, o goleiro atingiu a marca de 107 jogos com a camisa americana, reforçando sua condição de um dos atletas mais identificados com o atual ciclo do clube.
Ao longo desse período, Renan participou diretamente da conquista de três Campeonatos Potiguares consecutivos, levantando as taças estaduais de 2024, 2025 e 2026, além de se destacar pela regularidade e segurança sob as traves.
A renovação representa mais um passo na manutenção da base do elenco para a sequência da temporada e para os próximos anos. O goleiro é considerado uma das principais referências técnicas e de liderança do grupo, características que pesaram para a extensão do contrato.
Rebeca Andrade volta às competições com ouro e lidera dia de sete medalhas do Brasil no Pan

O retorno de Rebeca Andrade às competições internacionais aconteceu em grande estilo. Após quase dois anos afastada dos principais torneios, a campeã olímpica conquistou neste domingo (21) a medalha de ouro no salto durante o Campeonato Pan-Americano de Ginástica Artística, disputado no Rio de Janeiro.
De acordo com a Agência Brasil, a conquista marcou um feito histórico para a ginástica brasileira: foi a primeira medalha de ouro do país na prova do salto em uma edição do Pan-Americano.
Rebeca conquista ouro histórico
Rebeca garantiu o lugar mais alto do pódio com média de 14.266 pontos, resultado obtido após dois saltos avaliados em 14.433 — a maior nota da competição — e 13.700.
A canadense Lia Monica ficou com a prata, ao somar 14.249 pontos, enquanto a norte-americana Claire Pease levou o bronze, com 13.916.
A apresentação da brasileira foi um dos momentos mais celebrados da competição e confirmou o retorno em alto nível da principal atleta da ginástica nacional.
Brasil conquista mais medalhas no masculino
Além do ouro de Rebeca, o Brasil subiu ao pódio em outras provas neste domingo.
Nas barras paralelas, Diogo Soares conquistou a medalha de prata com 13.933 pontos.
Pouco depois, na disputa da barra fixa, Diogo voltou ao pódio ao faturar mais uma prata, desta vez com 14.133 pontos.
Na mesma prova, Arthur Nory garantiu o bronze ao registrar 14.033 pontos, empatado com o canadense Felix Dolci.
Delegação fecha domingo com sete medalhas
O Brasil ainda conquistou outras três medalhas de bronze ao longo da programação. Thaís Fidélis terminou em terceiro lugar na trave, enquanto Sophia Weisberg ficou com o bronze nas barras assimétricas.
Já Vitaliy Guimarães completou a lista de medalhistas brasileiros ao conquistar o bronze na prova de solo.
Com os resultados, a delegação brasileira encerrou o domingo com sete medalhas, tendo o ouro de Rebeca Andrade como principal destaque do dia.
Empresa ligada a Ciro Nogueira vende fazenda de R$ 18,7 milhões para offshore nos Emirados Árabes

Uma empresa ligada ao senador Ciro Nogueira (PP-PI) vendeu uma fazenda avaliada em R$ 18,7 milhões, localizada em Pedro II (PI), para uma offshore sediada nos Emirados Árabes Unidos. A compradora é a Arraf International, empresa criada dois meses antes da operação e representada por um advogado que atua para empresas vinculadas ao parlamentar.
A transação ocorreu em março de 2025 e passou a chamar atenção pela estrutura societária da compradora, que está registrada em uma zona franca considerada de baixa transparência quanto à divulgação de seus proprietários. A apuração e da Folha de S.Paulo.
Offshore foi criada pouco antes da compra
Segundo os documentos da operação, a Arraf International foi constituída apenas dois meses antes da aquisição da fazenda.
A empresa tem endereço registrado em uma caixa postal na zona franca do aeroporto de Sharjah, cidade próxima a Dubai. A legislação local não exige a divulgação pública dos proprietários da companhia, o que impede a identificação do beneficiário final do negócio.
Pelos documentos da escritura, a offshore foi representada por Gustavo Frazão, advogado que atua em mais de 20 processos relacionados a outra empresa ligada ao senador.
Advogado atua para empresas ligadas ao senador
Além de prestar serviços jurídicos para empresas vinculadas a Ciro Nogueira, Frazão também ocupa cargo comissionado na Prefeitura de Teresina, administrada por Eliane Nogueira, mãe do senador.
Procurado pela reportagem da Folha de S.Paulo, o advogado não se manifestou.
Já Ciro Nogueira afirmou, por meio de sua assessoria, que nem ele nem integrantes de sua família possuem empresas registradas fora do Brasil.
PF aponta relação entre senador e empresa vendedora
A defesa do senador sustenta que a empresa Fazendas Reunidas Nogueira Lima pertence à sua mãe. No entanto, documentos citados pela Polícia Federal indicam que Ciro Nogueira possuiria 99% do capital social da companhia.
Quem representou a empresa na escritura foi Raimundo Neto e Silva Nogueira Lima, irmão do senador e também investigado pela Polícia Federal.
Segundo a investigação, Raimundo administra a CNLF, empresa que teria recebido recursos relacionados ao esquema investigado envolvendo o Banco Master.
Negócio ocorre durante apuração sobre Banco Master
A venda da fazenda ocorreu no mesmo período em que a Polícia Federal investiga uma suposta relação financeira entre Ciro Nogueira e o empresário Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master.
De acordo com a apuração, empresas ligadas a Vorcaro teriam transferido ao menos R$ 6 milhões ao senador entre 2024 e 2025.
A PF investiga se os recursos teriam sido repassados em troca de atuação política favorável aos interesses do banco.
Outras vendas para empresas estrangeiras estão sob análise
A venda da fazenda não é o único negócio envolvendo empresas estrangeiras ligado ao senador.
Em abril de 2025, a CNLF vendeu um apartamento de luxo no bairro Jardim Paulista, em São Paulo, por R$ 6,5 milhões, para uma empresa controlada por uma offshore registrada nas Ilhas Virgens Britânicas.
Segundo a reportagem, também não é possível identificar o beneficiário final da empresa estrangeira.
Investigação apura repasses e atuação parlamentar
A Polícia Federal investiga a relação entre Ciro Nogueira e Daniel Vorcaro desde a operação realizada em maio deste ano.
Os investigadores apontam indícios de pagamentos mensais, viagens em aeronaves privadas e outras vantagens supostamente oferecidas ao senador.
Em contrapartida, a PF suspeita que o parlamentar teria atuado em defesa de interesses do Banco Master no Congresso Nacional, incluindo a apresentação de proposta que ampliaria a cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).
A medida ficou conhecida nos bastidores do mercado financeiro como “Emenda Master”.
Ciro Nogueira nega ter recebido recursos ilícitos e afirma que não atuou para beneficiar o Banco Master.
Caern alerta sobre golpes aplicados por perfis falsos nas redes sociais
A Caern alerta que estão circulando pelas redes sociais, principalmente pelo Whatsapp, falsas mensagens de perfis que se passam pela Companhia, oferecendo condições de desconto para o pagamento de contas. Esses golpes simulam ser um canal de comunicação do cliente com a empresa para regularização de débitos com descontos e outras condições vantajosas.
A Caern reforça que, além do atendimento presencial, o cliente deve se limitar ao uso dos canais virtuais oficiais da Companhia, que são amplamente divulgados, sendo ambientes seguros para o acesso do usuário a uma grande variedade de serviços.
A companhia não faz parte de grupos de Whatsapp. Desconfie de qualquer pessoa ou empresa que tente falar ou agir em nome da Caern fora dos canais oficiais!
O Whatsapp da Caern é 84 98118-8400. Todos os serviços que são feitos presencialmente podem ser feitos pelos canais virtuais. Além do Whatsapp, estão disponíveis a Agência Virtual (no endereço agencia.caern.com.br); o aplicativo Caern Mobile (disponível para IOS e Android); e o teleatendimento pelo 115.
São Gonçalo - Associação Esportiva Esperança no Campeonato Municipal.
Ontem foi dia de mais um grande desafio para a Associação Esportiva Esperança no Campeonato Municipal. Em uma partida muito disputada contra o Autoesporte, em Jacaré Mirim, conquistamos um importante empate em 0x0 fora de casa.
Mais do que o resultado, levamos na bagagem a garra, a união e a determinação de uma equipe que vem honrando suas cores dentro de campo. Cada atleta deu o seu melhor, mostrando compromisso e espírito de equipe do início ao fim.





