sábado, 20 de abril de 2024

Governo prepara proposta para tentar encerrar greves em universidades

 Assembleia do Adurn Sindicato realizada nesta terça-feira (9) na UFRN - Foto: Reprodução

Assembleia do Adurn Sindicato em que foram discutidos pontos de reivindicação da greve na UFRN - Foto: Reprodução

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos promete apresentar, nesta sexta-feira (19), uma proposta específica para o setor da Educação, como resposta à mobilização de servidores de universidades e institutos federais por reajuste salarial.

Nas últimas semanas, o movimento foi fortalecido, com várias instituições de ensino superior do país aprovando paralisações e docentes entrando em greve.

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte prometem paralisar as atividades na próxima segunda-feira (22).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito com a promessa de valorização da educação e dos professores. Essa promessa de campanha, somada à concessão de reajustes a categorias mais ligadas ao governo anterior, inflou a insatisfação dos servidores da Educação, e eles intensificaram as pressões sobre a gestão federal para mais investimentos e melhores condições de trabalho.

Secretário pede reconhecimento de esforço do governo

Ao mostrar expectativa com um acordo, o secretário de Gestão de Pessoas do MGI, José Celso Cardoso Jr., pediu aos servidores reconhecimento do esforço que o governo federal tem feito.

O secretário destacou a reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente, ainda no início de 2023, que negocia o conjunto das demandas dos servidores do Executivo federal e a criação das mesas específicas para tratar temas e particularidades das diversas carreiras do setor público.

“É muito importante manter essa conexão direta de comunicação do governo com a sociedade por meio dos canais institucionais existentes. E com o governo respeitando o direito de greve, encarando as negociações com a maior seriedade e compromisso”.

José Celso Cardoso Jr., secretário de Gestão de Pessoas do MGI

Nenhum comentário:

[VIDEO] Vilma Batista revela união das facções para atacar prédios e matar presos e policiais

  Policial penal e presidente do Sindicato dos Policiais Penais do RN, Vilma Batista, deu declarações fortes a respeito da situação do Compl...