UFRN lança projeto para combater a resistência bacteriana na atenção primária à saúde


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou nesta sexta-feira (22) o projeto de pesquisa “Estratégia multimodal para melhorar o uso de antimicrobianos e controle de resistência bacteriana na Atenção Primária à Saúde”. A iniciativa reuniu 68 profissionais de saúde, incluindo agentes de unidades básicas de saúde, gestores de pronto atendimento e pesquisadores da área.

Com duração prevista de três anos, o projeto pretende desenvolver um modelo sustentável de uso racional de antimicrobianos para fortalecer a atenção primária à saúde no estado. Infectologistas da Faculdade de Medicina da USP apresentaram o panorama da resistência bacteriana no Brasil e os desafios da pesquisa.

A proposta inclui três frentes de atuação: comunicação, mudança de sistema e educação. O objetivo é desenvolver ações contínuas de conscientização e educação em saúde, envolvendo tanto as equipes profissionais quanto a população no combate à resistência bacteriana.

A iniciativa é coordenada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com participação do Geasu-RN e do grupo de pesquisa Qualisaúde. O projeto integra a rede internacional CAMO-Net Brasil, que reúne 11 países e conta com financiamento do Wellcome Trust do Reino Unido.

Com informações de Juliana Estevam de Geasu – RN / UFRN

Iniciativa pretende produzir um modelo sustentável de uso racional de antimicrobianos, capaz de fortalecer a