O Governo Federal pagou mais de R$ 71,6 milhões em ressarcimentos a aposentados e pensionistas do Rio Grande do Norte até a segunda-feira 20, segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ao todo, 105.462 beneficiários no estado já receberam os valores referentes a descontos associativos indevidos.

De acordo com o INSS, outros 106.294 aposentados e pensionistas potiguares aderiram recentemente ao acordo. O número representa 70,33% do total de 151.135 pessoas aptas a participar no estado.

Em todo o país, o Governo Federal atingiu a marca de R$ 2,1 bilhões pagos a 3,1 milhões de aposentados e pensionistas. O ressarcimento é depositado diretamente na conta do benefício, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sem necessidade de ação judicial. “Nós prometemos que ninguém ficaria de fora e estamos cumprindo”, afirmou o presidente do INSS, Gilberto Waller.

Nesta nova fase, mais de 500 mil beneficiários que já haviam contestado descontos e aguardavam resposta das entidades poderão aderir ao acordo. O procedimento é gratuito, feito pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios. O prazo para contestar descontos indevidos vai até 14 de novembro de 2025. Após essa data, a adesão seguirá disponível para quem tiver direito.

O INSS reforça que não envia links, SMS ou mensagens solicitando dados pessoais, e que não há cobrança de taxas. A comunicação oficial é feita apenas pelos canais do aplicativo Meu INSS, site gov.br/inss, Central 135 e agências dos Correios.

Agora RN