O Comitê Norueguês do Nobel anunciou a venezuelana María Corina Machado como vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2025, nesta sexta-feira (10). O anúncio foi transmitido ao vivo, às 6h, pelo site da instituição.
María é líder da oposição na Venezuela. Segundo o comitê, o prêmio foi concedido a Maria Corina Machado “por seu trabalho incansável promovendo os direitos democráticos do povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
Engenheira de formação, Machado fundou a organização Súmate, dedicada à promoção de eleições livres e transparentes. Eleita deputada em 2010 com recorde de votos, foi expulsa do cargo em 2014 pelo governo chavista.
Em 2023, tornou-se a principal força da oposição, vencendo as primárias com mais de 90% dos votos. No entanto, foi impedida de concorrer à presidência nas eleições de 2024 por uma decisão do Judiciário, aliado do governo Nicolás Maduro.
Apesar da inelegibilidade, Machado foi a força motriz por trás da candidatura de Edmundo González Urrutia, cuja vitória foi negada pelo governo, apesar das evidências apresentadas pela oposição.