Com apoio e presença da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), no estádio Mané Garrincha, coração da capital brasileira, o Rio Grande do Norte ganhou destaque nacional com projetos inovadores envolvendo robótica, drone, astronomia e mapeamento topográfico, elaborados e apresentados por alunas e alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado (IFRN).

Esta semana, os representantes da academia potiguar projetaram e divulgaram, para todos os Estados do país, seus inventos que unem educação e tecnologia na 5ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. Zenaide já destinou aos 23 campi do centro de ensino cerca de R$ 23 milhões em emendas parlamentares do orçamento federal, financiando obras como um laboratório de certificação de gemas minerais, diversos outros laboratórios e medidas de auxílio aos alunos de baixa renda.

“Este evento de expressão nacional em Brasília, vitrine de tantos jovens talentos que estão se formando no IFRN, quebra preconceitos e prova que o sertão, o interior, o Seridó, a capital Natal e todas as regiões do nosso Estado podem criar, produzir e exportar sofisticadas soluções, pesquisas e serviços. São projetos que podem em breve ser absorvidos, implementados, financiados e expandidos tanto pelo poder público quanto pelas empresas, pela iniciativa privada”, frisou Zenaide.

O evento nacional gratuito contribui para a divulgação da educação profissional e tecnológica (EPT) no país, ampliando o reconhecimento social da modalidade e mostrando o crescimento da EPT por meio da integração de estudantes e profissionais, do compartilhamento de projetos e de pesquisas desenvolvidas pelas instituições ofertantes.

“Com estudo dedicado e ciência aplicada à prática, esses estudantes estão mostrando ao Brasil seus projetos com braços robóticos, topografia altamente tecnológica, uso de drones para políticas públicas, astronomia nas escolas e muitas outras aplicações que ajudam o Brasil a cuidar do próprio patrimônio. Tudo isso é essencial para o país gerar riqueza com nossas potencialidades, gerando desenvolvimento sustentável, territorialmente descentralizado e socialmente justo”, assinalou a senadora Zenaide.

Depoimentos

Ao lado de Zenaide na exposição, o coordenador da delegação do IFRN, Cedrick Cunha, e a estudante de licenciatura em Física do campus Caicó Késsia Willianny Oliveira Silva destacaram a importância da visibilidade nacional e o alcance social dos projetos criados dentro do instituto.

“É uma grande oportunidade estar nesta Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. Trouxemos quatro projetos com oito estudantes, todos do interior, inclusive. Temos Mossoró, Nova Cruz, Caicó! É uma grande chance tanto para o IFRN demonstrar seu potencial de inovação e criatividade, quanto para o nosso Estado como um todo e para todos os institutos federais do Brasil apresentarem esse potencial”, assinalou o educador.

Késsia, por sua vez, expôs um projeto de astronomia que visa a ensinar a astronomia de forma mais dinâmica nas escolas da educação básica, com realidade virtual. “É aprendizagem significativa, independentemente de classe social. A gente leva a astronomia para as escolas, nas quais aplicamos de forma virtual, levamos óculos VR (de realidade virtual), telescópio e os planetas, para mostrar de mais forma dinâmica, sair da aula tradicional, o sistema solar, Terra, Lua, a esses alunos. O foco é levar educação de forma mais significativa para muitas pessoas”, salientou a estudante.

Conheça projetos do IFRN apresentados na exposição:

  • Desenvolvimento de um braço robótico móvel servoacionado controlado por microcontrolador arduino;
  • Materializando a paisagem: uso de drone no mapeamento topográfico e construção de maquete 3D:
  • Astronomia e a Educação Básica em Caicó;
  • BRIAN BATTLE: Perguntas e Respostas em um Projeto Extensão.

Revolução silenciosa

Zenaide acrescentou que esses resultados decorrem, também, da interiorização dos campi além da região metropolitana, visto que, inicialmente, o IFRN ficava apenas em Natal. Poucos estudantes conseguiam se mudar e se manter sem recursos na capital. Para a senadora, ninguém faz ciência e tecnologia sem os institutos federais e a universidades.

“Sou uma aliada incondicional do IFRN e da expansão desta pérola da educação pública. Nossos 23 campi fazem uma revolução silenciosa na educação, na economia e no desenvolvimento de todo o Rio Grande do Norte. Muitas pessoas não têm conhecimento do quão grande é essa educação profissionalizante, e precisamos levar essa informação a todos. É a academia transformando a realidade do Rio Grande do Norte e das novas gerações em nossos bairros e comunidades”, frisou a senadora.

Inovação e sustentabilidade

Em 2025, a 5ª SNEPT tem como tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança” e acontecerá juntamente com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que tem como foco os temas da inovação, tecnologia, sustentabilidade e modernização industrial. A parceria visa o intercâmbio de ações entre a educação profissional e tecnológica e o setor industrial brasileiro.

Ainda conforme a parlamentar, os institutos federais são prova viva de que o poder público pode oferecer à população, de forma igualitária e independentemente de classe social, educação pública e profissionalizante de qualidade. Para ela, um estudante que se forma no IFRN muda a vida de sua família e de sua região e, portanto, do país.

“Nós estamos falando de uma referência de política pública inclusiva, de uma revolução muitas vezes silenciada na educação brasileira e na perspectiva de mudança de vida para famílias humildes. Financiar os institutos federais e a educação pública desde a creche até o ensino superior é investimento direto e permanente no futuro que começa hoje. Tenho orgulho grande e sou grande parceira do IFRN”, frisou Zenaide.

Saiba mais sobre o IFRN: https://portal.ifrn.edu.br/institucional/

E mais: http://zenaidesenadora.com.br/senadora-da-educacao-zenaide-destinou-ao-ifrn-r-23-milhoes-em-emendas/