
A avaliação dos brasileiros sobre a segurança pública indica um cenário majoritariamente desfavorável. De acordo com levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgado neste sábado (31), 44,3% da população considera que a área piorou durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Outros recortes do estudo mostram que a percepção de melhora é minoritária. Apenas 20% dos entrevistados afirmam que a situação evoluiu, percentual inferior ao dos que avaliam que não houve mudança, grupo que representa 32,4% dos respondentes.
O levantamento ouviu 2.080 pessoas entre os dias 25 e 28 de janeiro e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08254/2026. A pesquisa possui margem de erro de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Avaliação da saúde pública
Além da segurança, o estudo também investigou a percepção da sociedade sobre a saúde pública no país. Nesse tema, as opiniões se distribuem de forma relativamente equilibrada, mas ainda sem predominância clara de avaliações positivas.
Segundo os dados, 33,8% dos entrevistados afirmam que a saúde pública piorou, enquanto 34,4% entendem que o cenário permaneceu igual. Já 28,6% relatam percepção de melhora no setor.
Os resultados revelam que, tanto na segurança quanto na saúde, a maioria da população não identifica avanços expressivos, reforçando um quadro de insatisfação ou estagnação na avaliação dos serviços públicos.
Com informações da CNN Brasil