Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação; veja quais

 


A Nestlé Brasil anunciou nesta quarta-feira (7) o recolhimento voluntário e preventivo de lotes específicos de suas fórmulas infantis, por causa da identificação da substância cereulide em um ingrediente de fornecedor externo. Em comunicado, a empresa afirmou que a presença do composto, produzido pelo microrganismo Bacillus cereus, foi detectada durante análises de qualidade de rotina da companhia. Em nota, a Nestlé afirmou: “Notificamos o fornecedor do ingrediente e aprimoramos os protocolos de qualidade”.

A Anvisa determinou a suspensão da venda, da entrega e da utilização de lotes específicos de fórmulas infantis produzidas pela Nestlé Brasil. A medida atinge produtos das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Supreme, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino e foi oficializada por meio da Resolução nº 32/2026. A decisão foi adotada de forma preventiva para resguardar a saúde dos consumidores.

O Bacillus cereus é comumente encontrado em matérias-primas e ocasionalmente em alimentos, e não costuma ter impacto na segurança alimentar. No entanto, ele tem o potencial de produzir substâncias, como a cereulide, que pode causar reações adversas em alguns casos, como vômitos persistentes, diarréia e/ou letargia incomum – sintomas que podem ocorrer até seis horas após o consumo.

Segundo comunicado, até o momento, a fabricante não recebeu relatos de reações adversas ou problemas de saúde relacionados a esses produtos em escala global.

A empresa disse que o microrganismo não atingiu outros produtos ou lotes da linha de nutrição infantil, e que continuam seguros para consumo e continuarão sendo vendidos normalmente.

A relação completa das numerações envolvidas na ação está disponível para consulta no site oficial da instituição (www nestle.com.br).

Com informações de Jovem Pan News