
Diversos sindicatos que representam os aposentados e pensionistas do Estado protestaram nesta segunda-feira (12), em frente a Governadoria, no Centro Administrativo. O motivo do ato é o atraso no pagamento do 13º salário as duas categorias.
Segundo os representante do Sindicato dos servidores públicos da Administração Direta (SINSP-RN) e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde-RN) o pagamento do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Estado deveria ter sido pago no dia 9 de janeiro, última sexta-feira. São mais de 49 mil servidores que esperam o depósito dos valores.
“Nós estamos cobrando que o governo respeite os servidores aposentados e pensionistas. O governo Fátima Bezerra mente quando diz que o salário está em dia, porque os salários não estão em dia. No Estado, são mais de 40 mil aposentados e 9 mil pensionistas aguardando o 13º”, disse Janeayre Souto, presidente do Sinsp-RN.
“Os salários da governadora e o de Cadu Xavier estão em dia. Agora os dos aposentados e dos pensionistas não estão em dia, estão sempre recebendo com atraso. E mais grave ainda são os pensionistas, que estão recebendo com sete dias de atraso no mínimo”.
Na tarde da última sexta-feira (09), a direção do Sindsaúde/RN entrou em contato com o secretário adjunto de Administração, Carlos Cerveira, que informou que a folha de pagamento dos aposentados e pensionistas já estava pronta e que o pagamento aguardava apenas autorização da Secretaria de Planejamento. Apesar disso, o valor não havia sido creditado.
No meio do ato de hoje os representantes do Sinsp-RN, Sindsaúde, SINAI, Sinte-RN e Associação de Aposentados e Pencionistas conseguiram se reunir com o governo para tratar do assunto.
“A situação representa mais um episódio de descaso e desrespeito com trabalhadores e trabalhadoras que dedicaram décadas de suas vidas ao serviço público e que hoje dependem desse recurso para garantir condições mínimas de dignidade”, disse Luciene Bezerra, diretora do Sindsaúde.
O coordenador geral do sindicato dos trabalhadores da educação, Bruno Vital, também questionou o atraso.
“Dia 9 já era uma data atrasada, né, o pagamento do 13º foi anunciado pelo governo que todos receberiam e essa data não foi cumprida. Mais uma vez se anuncia para hoje por uma nota que circulou nas redes sociais. Mas fica na essa incerteza do pagamento. Nós já sofremos no passado com atraso de salário e qualquer atraso que aconteça, ainda que seja de dias, cria um um trauma das nossas categorias”.
Promessa do Estado
Ainda no sábado (10), o Governo divulgou uma nota informando que 100% dos servidores ativos ja haviam sido pagos, bem como todos os aposentados do sistema de segurança pública: Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Civil (PCRN), Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) e Polícia Científica do Rio Grande do Norte Perícia (PCI-RN), além dos pensionistas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
A promessa era que nesta segunda-feira (12), “o valor do 13º salário estaria disponível nas contas dos demais servidores públicos estaduais ao longo do dia, concluindo integralmente o pagamento”.
Até o final desta reportagem, não foi anunciado as categorias informaram ao Bnews Natal que ainda não haviam recebido os proventos.
“Não aceitaremos promessas vazias nem mais um capítulo de descaso com quem tem direito a receber em dia”, disse a nota do Sindsaúde/RN.
BNews Natal