
Uma tartaruga da espécie caretta caretta, conhecida como tartaruga-cabeçuda, foi encontrada morta na tarde desta terça-feira (20) na praia da Redinha, na Zona Norte de Natal. O animal foi visto por banhistas boiando no mar, nas proximidades do mercado público da praia.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou a retirada da tartaruga da água, com a participação de quatro militares, que conduziram o animal até a faixa de areia. Em seguida, biólogos do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam) foram chamados e confirmaram o óbito.
De acordo com a bióloga Gleyciane Ferreira, do Cemam, a morte pode estar relacionada à ingestão do peixe baiacu, uma ocorrência que vem sendo investigada pelo centro e que tem sido registrada nos últimos anos. Segundo ela, essa interação pode provocar asfixia no animal.
Dados do Cemam indicam que, entre 1º e 20 de janeiro, 45 animais marinhos encalharam no litoral do Rio Grande do Norte, no trecho entre a praia de Sagi e São Miguel do Gostoso, com cerca de 90% já encontrados mortos. Nas últimas semanas, outros três animais marinhos — duas tartarugas e um golfinho — também foram registrados mortos em praias da Região Metropolitana de Natal.
Com informações de g1 RN