
Durante entrevista à Fox News, na noite desta quinta-feira (8/1), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o país vai atacar o México.
“Vamos começar a atacar os cartéis em terra. Os cartéis mandam no México”, disse Trump.
“Nós eliminamos 97% das drogas que entram por água. E agora vamos começar a atacar por terra em relação aos cartéis. Os cartéis estão comandando o México. É muito, muito triste assistir e ver o que aconteceu com aquele país. Mas os cartéis mandam e estão matando 250, 300 mil pessoas no nosso país todos os anos. As drogas, é horrível. Devastaram famílias. Você perde um filho ou um pai. Quero dizer, pais também estão morrendo por causa das drogas.”
A fala de Trump vem poucos dias depois de uma operação das forças especiais americanas na Venezuela, que terminou com a captura do presidente Nicolás Maduro.
Horas antes da entrevista de Trump, a presidente do México, Claudia Sheinbaum, falou sobre o assunto. Ela disse que o México continua trabalhando junto com os Estados Unidos na área de segurança, mas deixou claro que não aceita nenhuma ação que desrespeite a soberania mexicana.
“Não queremos lutar com os Estados Unidos”, afirmou ela, lembrando que existe cooperação com o Comando Norte e outras agências americanas, mas reforçando a defesa do território mexicano.
Bnews/Foto: Doug Mills /POOL/AFP