
Os estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia começam a receber a 4ª parcela de R$ 200 a partir de segunda-feira (29), desde que tenham alcançado frequência mínima de 80% nas aulas durante o mês de abril.
O Ministério da Educação (MEC) também poderá pagar as parcelas de matrícula de 2026 e de conclusão de 2025 para estudantes com dados enviados ou corrigidos pelas redes de ensino.
Calendário de pagamento
- Janeiro e fevereiro: 29 de junho
- Março e abril: 30 de junho
- Maio e junho: 1º de julho
- Julho e agosto: 2 de julho
- Setembro e outubro: 3 de julho
- Novembro e dezembro: 6 de julho
Quem tem direito ao Pé-de-Meia?
Para participar do programa, o estudante deve:
- Ter entre 14 e 24 anos (ensino médio regular) ou 19 e 24 anos (EJA);
- Estar matriculado em escola pública;
- Fazer parte de família inscrita no CadÚnico, com renda de até meio salário mínimo por pessoa;
- Ter CPF regular;
- Manter frequência mínima de 80% nas aulas.
Quanto o estudante pode receber?
- R$ 200 por mês para alunos do ensino médio regular.
- EJA: R$ 200 pela matrícula e mais R$ 225 mensais por frequência.
- R$ 1.000 ao fim de cada ano letivo concluído, valor liberado após a conclusão do ensino médio.
- R$ 200 extras para quem participar do Enem.
Ao longo do programa, o estudante pode receber até R$ 9,2 mil.
Como consultar o benefício?
As informações sobre pagamentos, critérios de participação e movimentação da conta podem ser consultadas na página oficial do Pé-de-Meia e nos canais de atendimento do MEC.
Sobre o programa
Criado pela Lei nº 14.818/2024, o Pé-de-Meia busca reduzir a evasão escolar e incentivar a permanência dos estudantes no ensino médio. Desde o lançamento, o programa já beneficiou 7,2 milhões de alunos em todo o país.