Com início marcado para esta segunda-feira (11), a 20ª edição da Feira do Livro do Campus de Mossoró da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) ocorre até 15 de agosto, com programação diária de mais de 12 horas. O evento reúne atividades literárias e culturais, incluindo mesas-redondas, oficinas, apresentações artísticas, lançamentos de livros, tenda de autógrafos e espaço cosplay.

“Estamos cuidando de cada detalhe para que esta edição comemorativa dos 20 anos seja uma experiência memorável para todos os participantes”, afirmou o jornalista e editor Rilder Medeiros, organizador da Feira. Segundo ele, os preparativos estão concentrados na finalização da estrutura física e na instalação da sinalização, com atenção especial à acessibilidade e ao acolhimento do público. A programação já está definida e inclui desde mesas-redondas e oficinas até apresentações artísticas, lançamentos de livros, tenda de autógrafos e espaço cosplay.

Um dos marcos desta edição é o número recorde de escritores e escritoras confirmados: 75 nomes, com forte presença de autores potiguares. “Acreditamos que a feira, mais uma vez, será um grande ponto de encontro entre leitores, educadores, autores e toda a cadeia do livro”, reforçou Rilder.

A reitora da Uern, professora Cicília Maia, destacou o papel da Universidade como espaço de cultura e formação cidadã. “A educação e a cultura caminham juntas na construção de um futuro mais justo e mais esperançoso. A Universidade sempre estará de portas abertas para cada um de vocês”, afirmou, quando do lançamento da edição 2025.

Neste ano, 35 escolas da região confirmaram presença na feira. “Nosso trabalho de articulação com as escolas foi essencial. Sabendo previamente quem virá, conseguimos organizar uma programação mais alinhada ao perfil dos estudantes e garantir um melhor aproveitamento das atividades”, explicou Rilder Medeiros. Ele acrescenta que uma equipe reforçada estará de prontidão para receber o público, garantir a segurança e orientar os visitantes.

Entre as novidades da programação, estão o “Dia do Quadrinho”, que contará com a presença de artistas como Lucas Johanathan (vencedor do Prêmio Jabuti) e Ilustralu, e o “Dia da Literatura Feminina”, com mesas de debate dedicadas à produção literária feita por mulheres. Também haverá um espaço especial para a literatura de cordel, com nomes como Vital Cordel.

Também confirmado está o jornalista Octávio Santiago, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Portugal), autor de “Só sei que foi assim: a trama do preconceito contra o povo do Nordeste” (Autêntica, 2025). O autor também estará na programação para falar sobre seu processo de pesquisa e construção do livro, na programação oficial.

A edição deste ano homenageia o escritor mossoroense João Albino, único potiguar a integrar a Academia Brasileira de Letras. Para a professora aposentada Maria das Graças Pereira, frequentadora assídua da Feira do Livro desde as primeiras edições, a homenagem é mais que merecida: “João Albino representa o que há de mais autêntico na nossa literatura. É uma alegria ver um potiguar reconhecido nacionalmente e agora celebrado aqui, na nossa cidade”.

A Feira do Livro tem entrada gratuita e conta com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Lei Câmara Cascudo, da Fundação José Augusto, do Progresso Atacado, da Livraria Independência e da TCM. A realização tem apoio da Uern, da Secretaria Estadual de Educação, da Prefeitura de Mossoró, da Secretaria Municipal de Educação e do Banco do Nordeste.