Trump diz que EUA ‘estão prontos para ajudar’ manifestações populares contra o governo iraniano

 

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse que os Estados Unidos estão prontos para intervir no Irã, onde ocorrem manifestações populares contra o governo. Protestos já têm 65 mortos e mais de 2.300 presos

“O Irã está em busca de liberdade, talvez como nunca antes. Os EUA estão prontos para ajudar, escreveu em sua própria rede social.

Trump afirmou nesta sexta-feira (9) que seu país poderia entrar em ação no Irã caso o regime matasse os manifestantes. No momento, já morreram mais de 65 pessoas.

Além disso, as autoridades iranianas intensificaram a repressão contra os protestos, segundo informam as agências internacionais.

Iranianos estão no 13º dia do maior movimento em mais de três anos contra o governo e tentam derrubar o líder supremo, Ali Khamenei, que está há 35 anos no poder

O homem mais poderoso do Irã é o aiatolá Ali Khamenei, 86. Ele acumula a posição de líder religioso e político, sendo tanto chefe de Estado como comandante-chefe, e tem a palavra final sobre políticas públicas do país.

Khamenei está no cargo há 35 anos e é o mais o longevo chefe de Estado do Oriente Médio. Ele estruturou a máquina pública iraniana para assegurar seu controle, e já demonstrou ser capaz de atravessar diversas crises com vizinhos da região e potências ocidentais…

Com informações do r7/UOL /Foto: Reuters