DETENTOS DA PENITENCIÁRIA ROGÉRIO COUTINHO MADRUGA FUGIRAM DE BICICLETA

 

Imagens de câmeras de segurança registraram os dois detentos, Ricardo Campelo da Silva, 43 anos, e Gustavo da Rocha Dias, 30 anos, que fugiram da Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, nesta terça-feira (30), em uma bicicleta.

Segundo nota divulgada pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), as forças de segurança estão mobilizadas para recapturar os detentos.

Nas imagens, eles aparecem usando boné, calças e camisa básica.

CARLOS EDUARDO 44,1%, NATÁLIA 13,4% E PAULINHO 6,6%, DIZ PESQUISA AGORASEI/96 FM

 

A pesquisa AgoraSei/96 FM trouxe os números exclusivos de três cenários estimulados (quando os nomes são oferecidos aos entrevistados) na disputa para prefeito de Natal. Os cenários são: 

No primeiro cenário estimulado com 5 possíveis candidatos, Carlos Eduardo aparece com boa vantagem frente aos demais adversários. Segundo dados da sondagem, 44,1% dos entrevistados afirmam que votam no ex-prefeito de natal.

Na segunda colocação aparece a deputada Natália Bonavides, com 13,4% das intenções de voto. Paulinho Freire é o terceiro, com 6,6%; Rafael Motta o quarto, com 4,6% e Joana Guerra é a última, com 1,5% de citações. As pessoas ouvidas que votam em branco ou nulo são 16,6%. Já aqueles sem opinião ou que não responderam representam 13,2%

Num cenário sem o nome de Joana Guerra o ex-prefeito Carlos Eduardo é citado por 44,4% dos entrevistados, enquanto Natália Bonavides aparece com 14,8% das intenções de voto. Paulinho freire é o terceiro colocado, com 7,1% e Rafael Motta é o último, com 5,6%. Os entrevistados que votam em branco ou nulo são 16,3%. Já aqueles sem opinião ou que não responderam representam 11,8%.

O Agorasei também testou um cenário sem os nomes de Joana Guerra e Rafael Motta. Nessa simulação Carlos Eduardo amplia seu percentual para 46,5% das intenções de voto. Natália Bonavides vai a 16,8% e Paulinho freire a 9,4%. As pessoas ouvidas que dizem votar em branco ou nulo são 16,1%. Já aqueles sem opinião ou que não responderam totalizam 11,2%


Fonte: Portal 96 FM

Prefeito Eraldo Paiva discute projeto de novos 480 apartamentos junto à Caixa, em Recife

 

 Prefeito Eraldo Paiva celebrou o avanço do projeto de habitação em São Gonçalo do Amarante. Foto: Ascom

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, acompanhado por autoridades municipais e representantes da construtora 2MS, participou de uma reunião na Centralizadora Regional de Habitação (CIHAR), sede da Caixa Econômica em Recife (PE).

O encontro teve como foco discutir o andamento do projeto “Minha Casa Minha Vida”, no qual São Gonçalo do Amarante foi agraciada com a inclusão de 480 novas unidades habitacionais.

Durante a reunião, o projeto arquitetônico foi apresentado e já recebeu a aprovação inicial da Caixa Econômica, seguindo agora para as próximas etapas de análise dos projetos complementares.

A construtora 2MS protocolou os projetos para avaliação da Caixa, visando obter o laudo definitivo para posterior encaminhamento ao Ministério das Cidades, visando a contratação.

O prefeito Eraldo Paiva expressou sua satisfação com o avanço do projeto. “Esse é um passo significativo para garantir moradia digna para nossos cidadãos. Estamos ansiosos pelo andamento desse projeto que vai oferecer condições de vida melhores para todos. O projeto ‘Minha Casa Minha Vida’ é uma realização importante nesse sentido.”

Participaram da reunião Jader Torres, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rita do Carmo, Secretária de Infraestrutura, Natália Albuquerque, Secretaria de Habitação e José Bernardino, representante da construtora 2MS, além de executivos da Caixa Econômica Federal.

São Gonçalo do Amarante foi contemplada com 480 novos apartamentos através do Programa ‘Minha Casa Minha Vida’, do Governo Federal. Além da construção desses apartamentos novos, também tem sido feitas articulações entre o Prefeito Eraldo e a Caixa, para destravar a entrega de outros 600 apartamentos nos condomínios do Ruy Pereira.

fonte Novo Noticias

Praia de Areia Preta está imprópria para banho há mais de 1 ano

 

FOTO: REPRODUÇÃO

A praia de Areia Preta, na Zona Leste de Natal, foi tema de uma audiência pública nessa segunda-feira (29) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) após completar um ano e quatro meses imprópria para banho.

O histórico apresentado consta no boletim de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema-RN), que é realizado semanalmente na Grande Natal, e aponta que pelo menos desde janeiro de 2023 a praia tem níveis de coliformes fecais acima do recomendados para banhos.

Deputados, representantes de órgãos públicos e de associações de moradores da região debateram a questão e o problema da chamada “Língua Negra”, em referência à uma mancha escura que sai de uma tubulação e passa pela areia da praia até chegar ao mar.

Segundo o MP, a prefeitura de Natal identificou pelo menos 83 imóveis de Mãe Luiza e Areia Preta que têm ligações de esgoto clandestinas que acabam na rede de drenagem e são despejadas no mar.

O MP informou que o Município notificou os imóveis em setembro do ano passado para regularização da situação, sob pena de autuação.

De acordo com o MP, no entanto, a maioria das famílias que vivem nesses imóveis está inserida em um contexto de vulnerabilidade social, o que tem dificultado o problema ser solucionado.

“Toda essa área de influência precisa estar devidamente controlada e qualquer extravasamento, qualquer tipo de canalização de esgoto para a praia precisa ser corrigida. Ninguém vai querer voluntariamente causar uma poluição em uma área que as pessoas também usam com lazer”, explicou a promotora de Meio Ambiente, Gilka da Mata.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) informou que vai visitar novamente as residências neste mês de maio para atualizar o número de irregularidades.

Com informações do Portal da 96 FM

Centro de Saúde do Amarante Funcionará em Horário Estendido Das 7h às 20h!

 


unidade, Dispolibiliza pediatra, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e assistente social à disposição da população SãoGonçalense.
Isso é trabalho! É cuidar da População da Cidade.




Viva o SUS! Viva o povo de São Gonçalo do Amarante!
🇮🇸

Jovem nega dinheiro a morador de rua e leva soco na cara

 


Uma jovem usou as redes sociais para denunciar que foi agredida por um homem em situação de rua, após dizer que não tinha dinheiro para dar a ele. O caso aconteceu próximo a um supermercado na rua 14 Sul de Águas Claras.

Em um vídeo publicado no Instagram, Bianca Ramos, 18 anos, relatou que, perto do mercado onde ela estava no momento em que foi abordada, há muitas pessoas em situação de rua, que costumam ficar no local pedindo ajuda.

“Sempre tem pessoas de rua lá, pedindo doações, comidas e vendendo coisas. Então, achei que fosse mais um dia comum. Cheguei, falei que só estava com o dinheiro que tinha levado […]. Informei que iria sobrar dinheiro e que se ele quisesse, eu poderia comprar um biscoito para ele. Ele falou que biscoito não ia enchê-lo e que não iria matar a fome. Ai eu falei: ‘Olha, eu só tenho esse dinheiro’. Acabou que eu entrei no mercado, comprei o que eu queria e depois fui embora”, detalhou.

A vítima conta que, no momento em que deixou o comércio, o morador de rua passou a persegui-la. “Quando fui embora, ele me seguiu. Só que como ele não estava em alta velocidade e não demonstrou ter intenção alguma, eu achei normal e fui caminhando para a minha casa, até a gente chegar no beco que tem ao lado do Sigma. Nesse beco, ele meteu o murro no meu nariz e saiu correndo para o outro lado”, contou a jovem.

A situação, de acordo com Bianca, a deixou em choque: “Eu estava desesperada sem saber se eu ligava para a polícia, se ligava para os meus pais. Então, isso é um alerta para vocês tomarem cuidado porque ali realmente é uma área muito perigosa”.

Após a agressão, a jovem diz que procurou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Bianca declarou que registrará um boletim de ocorrência nesta terça-feira (30/4).


METRÓPOLES

Homem é morto a tiros em via pública no bairro Macarrão, em Mossoró

 


Um homem, identificado como Westony Santiago, foi morto durante as primeiras horas desta terça-feira (30). O crime aconteceu na Rua José Nilson Fernandes, na localidade conhecida como Macarrão, no Bairro Aeroporto II, em Mossoró, na região Oeste.

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima foi atingida por diversos disparos de arma de fogo enquanto caminhava. Westony não resistiu e morreu no local do crime.

Ainda não se sabe a motivação e autoria da ação criminosa. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investigará o caso.

Fonte: Novo Notícias

JOVEM DE 21 ANOS QUE PULOU EM LAGOA DE CAPTAÇÃO É ENCONTRADO MORTO NO PLANALTO

 

Um jovem de 21 anos, identificado com Felipe Bruno Ferreira de Lima, que pulou em uma lagoa de captação desativada, em Vilage de Prata, no bairro Planalto, na Zona Oeste de Natal, foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (30). 

Segundo os familiares, ele sofria de problemas psicológicos, teria surtado e pulado na lagoa. A vítima havia sumido no início da noite de segunda-feira (29). Após 1h do começo dos trabalhos de buscas o corpo foi encontrado

Nossa equipe da TV Ponta Negra foi até o local e conversou com o pai de Felipe Bruno que confirmou que ele já teria atentando contra a própria vida outras vezes.

O Corpo de Bombeiros e os Policiais Militar do 9º Batalhão foram ao local.

Vídeo mostra momento em que advogada e cliente são assassinados no interior do RN

 

Três meses depois, um vídeo divulgado nesta terça-feira (30) mostra o momento dos assassinatos da advogada Brenda Oliveira, de 26 anos, e de Janielson Nunes de Lima, de 25 anos, conhecido como “Gordinho da Batata”. O crime aconteceu no centro de Santo Antônio, no interior do Rio Grande do Norte, no dia 30 de janeiro deste ano.

As imagens mostram a advogada, o cliente e mais três pessoas saindo da delegacia do município. Pouco metros depois, quatro homens em duas motocicletas param o veículo. Eles vão direto para a janela do passageiro e começam a atirar. Após os disparos, o carro sai desgovernado e bate em um ônibus que estava estacionado do outro lado da via.

Brenda e Janielson morreram na hora. As outras três pessoas, que estavam no banco de trás, escaparam com vida. Nas imagens é possível ver que uma motocicleta quando foi atingida. Depois dos tiros, os suspeitos fogem.

Na manhã desta terça-feira (30), a Polícia Civil deflagrou uma operação que prendeu oito pessoas suspeitas de envolvimento nas mortes da advogada e do cliente. As prisões foram realizadas em São José de Mipibu, Goianinha e Espírito Santo. Entre os presos estão um cabo da Polícia Militar, parentes do vaqueiro morto dois dias antes e outros suspeitos.

Janielson Nunes era suspeito de matar João Victor Bento da Costa. O crime aconteceu no dia 28 de janeiro, em uma vaquejada em Santo Antônio.


Portal da Tropical

SESC RN CELEBRA O DIA DO TRABALHADOR COM PROGRAMAÇÃO PARA TODAS AS IDADES NA CAPITAL E INTERIOR

 

O Serviço Social do Comércio (Sesc RN) abrirá as unidades da Zona Norte (Natal), Caicó e Mossoró com uma programação especial, nesta quarta-feira, 1º de maio, para celebrar o feriado do Dia do trabalhador. Os eventos são abertos para todos que tiverem a credencial do Sesc válida.

Em Natal, a programação contará com animação da cantora Vivi Nascimento (12h às 15h), recreação infantil, serviço de bar e acesso às piscinas, a partir das 9h. Em Mossoró, o horário se repete, enquanto que a atração musical fica por conta de Dayne Nunes (11h às 14h). Já em Caicó, a unidade estará aberta a partir das 8h, com recreação infantil de Dodora Medeiros e show do cantor Yuri Ismael (10h às 13h).

Essa iniciativa reforça o compromisso do Sesc RN em proporcionar espaços de convívio, cultura e entretenimento para todos, promovendo momentos de diversão e integração para as famílias. A entidade é o braço social do Sistema Fecomércio, com a missão de promover bem-estar e qualidade de vida à sociedade.

Serviço:

O que? Sesc RN celebra o Dia do Trabalhador com programação para todas as idades na capital e interior.

Quando? 1º de maio

Programação:

Sesc Zona Norte – 9h às 15h – Atração musical: Vivi Nascimento (12h às 15h)

Sesc Mossoró – 9h às 15h – Atração musical: Dayana Nunes (11h às 14h)

Sesc Seridó (Caicó) – 8h às 14h – Atração musical: Yuri Misael (10h às 13h)

*Acesso mediante apresentação da credencial Sesc válida. 

SUSPEITO DE MATAR ADVOGADA TENTOU FUGIR DE CUECA PELO TELHADO NA GRANDE NATAL

 

O suspeito preso na manhã desta terça-feira (30) pela morte da advogada Brenda Oliveira e seu cliente, em Santo Antônio do Salto da Onça, foi capturado no telhado de uma casa.

O homem estava apenas de cueca e foi detido enquanto tentava fugir do cerco policial.

A advogada e o cliente foram executados dentro de um carro, no centro da cidade de Santo Antônio/RN, no dia 30 de janeiro de 2024. O caso chocou a população por ter ocorrido logo depois dos dois deixarem a delegacia da cidade.

GASOLINA EM NATAL REDUZ E CHEGA A R$ 5,58 EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS

 

Foto: Diassis Oliveira


Postos de combustíveis em Natal (RN) foram identificados com redução no preço da gasolina e do etanol, na manhã desta terça-feira (30). A gasolina que estava sendo comercializada por R$: 6,39 baixou para R$ 5,58 na maioria das revendedoras. Já o etanol, passou dos R$: 5,00 para R$: 4,19. A equipe de reportagem da TV Ponta Negra percorreu por postos de combustíveis e percebeu a redução nos combustíveis.

O Eduardo, que é comerciante e abastece o carro todos os dias, disse que sentiu a diferença nos preço da gasolina. “Apesar disso (redução), sempre venho buscando outras alternativas para economizar, como o uso de aplicativos que tenham descontos”, afirmou o comerciante.

Segundo Maxwell Flor, que é empresário e presidente do Sindipostos, há condições especiais pela cidade mas depende do posto de gasolina.


Com informações Ponta Negra News

MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

COMISSÃO DE ADMINISTRAÇÃO APROVA PROJETO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

 

O projeto do governo estadual que dispõe sobre a Política de Educação em tempo integral na rede pública de ensino foi aprovado pela Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública (CASPTSP)  da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Foi durante a reunião extraordinária desta terça-feira (30).

De acordo com o projeto do Executivo, a política se propõe a reduzir  a evasão  e promover  a aprendizagem  contínua,  demonstrando o comprometimento  gradual  e sistêmico do Estado com  a melhoria dos índices educacionais. A educação  em tempo  integral  para o ensino  médio  terá  dimensão politécnica,  que articule ciência, tecnologia,  trabalho  e cultura,  visando  garantir  a efetivação  do ensino  médio integrado  na sua perspectiva  teórica,  política  e histórica.

De iniciativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) os deputados que integram a Comissão de Administração aprovaram dois projetos: o que altera a lei 185/2000, que trata do plano de cargos, carreiras e remuneração dos servidores e o que consolida a estrutura base dos serviços técnicos e administrativos do Tribunal de Contas.

CCJ APROVA PROJETO QUE ASSEGURA BENEFÍCIOS PARA OS PORTADORES DE DOENÇA RENAL CRÔNICA

 

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta terça-feira (30) o projeto de lei que classifica a doença renal crônica e assegura os direitos e benefícios previstos na Constituição do Estado e na Legislação estadual para a pessoa com deficiência.

De autoria do deputado estadual George Soares (PV), o projeto de lei visa atender a uma parcela significativa da sociedade que sofre com esta doença, visto que, em virtude da manutenção de uma atividade remunerada por um paciente que necessita afastar-se do trabalho três ou quatro dias por semana para submeter-se a um tratamento é praticamente inviável.

“Ciente das dificuldades e limitações impostas aos pacientes renais crônicos que vivenciam situações semelhantes àquelas enfrentadas pelas pessoas com deficiência, entendo que estes necessitam de tratamento semelhante por parte da legislação estadual”, justificou o deputado.

De autoria do deputado Dr. Kerginaldo (PSDB), foi aprovado à unanimidade o projeto de lei que dispõe sobre a realização do teste da urina em recém-nascidos pela rede de saúde pública do Estado.

O projeto de lei que dispõe sobre a coleta contínua de lixo eletrônico de pequeno porte nas escolas públicas e privadas do Estado também foi aprovado. A matéria é de autoria do deputado Ivanilson Oliveira (União).

Ainda na pauta, os deputados analisaram e aprovaram à unanimidade o projeto de lei que institui diretrizes para a política de atenção à saúde mental materna no Rio Grande do Norte. “Uma doença que acomete milhares de mulheres e que necessita da atenção dos poderes, como forma de proteger as mães e as crianças que passam por uma situação tão delicada como essa. Uma política pública que garante mais um direito a mulher”, disse o deputado Ubaldo Fernandes, autor do projeto.

Na sequência os deputados aprovaram as leis: que institui a Política Estadual de Proteção e Defesa Civil (PEPDEC); a que dispõe sanções administrativas acerca da aquisição, transporte, estocagem, distribuição ou revenda de produtos combustível adulterado no RN; que institui o selo “Escola Mais Segura” para certificar as instituições de ensino que adotarem plano de evacuação, realização de palestras e treinamentos em caso de incêndios, danos estruturais e demais emergências em suas instalações e a que institui o Dia Estadual do Frentista. Leis propostas respectivamente pelos deputados Luiz Eduardo, Ubaldo Fernandes, Kleber Rodrigues e Cristiane Dantas.

Presentes na reunião, os deputados Kleber Rodrigues (PSDB), Isolda Dantas (PT), Galeno Torquato (PSDB), Adjuto Dias (MDB) e Hermano Morais (PV) reconheceram instituições como de utilidade pública, eventos como patrimônio cultural, imaterial, histórico e religioso e aprovaram títulos honoríficos de cidadãos norte-rio-grandenses.

As matérias aprovadas na CCJ seguem a tramitação regimental da Casa Legislativa até chegar em plenário onde serão apreciadas e votadas pelos deputados estaduais.

ESTRATÉGIAS PARA REDUZIR ACIDENTES DE TRÂNSITO SÃO DEBATIDAS EM AUDIÊNCIA NA CÂMARA DE NATAL

 


Por proposição do vereador Herberth Sena (PV), a Câmara Municipal de Natal realizou uma audiência pública nesta segunda-feira (29) com o tema Maio Amarelo – Paz no Trânsito Começa Por Você, que ressalta o mês de conscientização quanto aos acidentes no trânsito. Participaram do debate representantes de órgãos e agências municipais de trânsito, do Poder Judiciário, da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária.

Neste mês de março, o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) registrou 765 atendimentos a ocorrências envolvendo motociclistas – em média, um acidentado dando entrada no hospital a cada hora, recorde histórico dos últimos três anos, quando o dado passou a ser melhor detalhado. A Região Metropolitana responde pela maioria dos atendimentos, sendo 37% dos acidentes ocorridos na capital potiguar.

Em seu discurso, o vereador Herberth Sena convocou toda sociedade para se unir na luta contra a violência no trânsito. "Essa audiência chama a atenção dos órgãos empenhados no assunto para, de forma conjunta, ampliar a fiscalização, investir em educação e promover campanhas de sensibilização, iniciativas que podem ajudar a reduzir o número de acidentes. Precisamos de um trânsito seguro, com mais empatia e harmonia, o que converge com o desejo da população".

A promotora do Ministério Público do RN, Danielle Veras, destacou que os dados encaminhados pela equipe do Hospital Walfredo Gurgel apontam que 79% dos acidentes de trânsito envolvem motociclistas. "Estamos vendo a gravidade e a necessidade de termos uma política pública voltada para este segmento. A fim de salvar vidas, o Ministério Público desenvolve o Trânsito Cidadão com o objetivo de envolver as promotorias da região metropolitana de Natal em campanhas educativas, medidas de fiscalização, melhora da sinalização do trânsito e da engenharia viária", informou. 

O Major César Fagundes, coordenador da Lei Seca em Natal, apresentou números que mostram diminuição do número de acidentes na capital com fator alcoolemia. "Há quase 17 meses não temos qualquer incidência desse tipo. Isso pode ser atribuído a vários fatores, em especial ao foco nas prisões e não em multas. Conduzimos os indivíduos à delegacia para que sejam responsabilizados na esfera criminal. Além disso, a Lei Seca faz fiscalização diária, não apenas nos finais de semana. Este trabalho tem mudado o comportamento das pessoas, culminando na redução das ocorrências".

Por sua vez, Victor Hugo, diretor do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) mostrou preocupação com o aumento dos acidentes com motociclistas. "Registramos um declínio no número de acidentes e número de óbitos, todavia, o índice de sinistralidade envolvendo motos aumenta, bem como o número de mortes com pessoas que se acidentam em motos. É um problema multifatorial e complexo porque envolve o crescimento da frota, a ausência de educação no trânsito, a pavimentação das ruas e avenidas, a segurança viária, entre outras circunstâncias. Se trabalharmos estes pontos que elenquei, podemos mudar este cenário. Temos uma longa e árdua tarefa pela frente ", avaliou.

S.G.A. - ATENÇÃO SERVIDOR , SALARIO TÁ NA CONTA

 


Boas notícias, São Gonçalo! 🎉

O salário do servidor público já está na conta! 💰✅
Na Prefeitura, honramos nosso compromisso com o serviço público e com tudo que é feito em prol da nossa comunidade. Valorizamos cada um de vocês! 💪

Empresa E&F CUIDARE está contratando profissionais em Caraúbas.

 

Competência comprovada.

"E&F CUIDARE" informa que está contratando profissionais da saúde que tenham disponibilidade para atuar na zona rural do município de Caraúbas.

Vagas disponíveis para:

1 - Técnico (a) de enfermagem. Apresentar registro do conselho "COREN" ou declaração caso ainda não tenha o registro. 2 - Cuidador (a) de idoso. Requer apenas experiência na área. Para maiores informações entrar em contato com o número: (84) 99961 - 6541. Atenciosamente,
Édino Elton de Freitas Fernandes. Enfermeiro e coordenador.

Em breve teremos a “reestreia” do La Niña e isso pode não ser uma boa notícia

 

 Foto: Reprodução/CNN Brasil

O ciclo climático que alterna o El Niño e o La Niña é algo normal. Para o Brasil, o El Niño provoca chuvas na Região Sul e seca nas regiões Norte e Nordeste. O La Niña faz o contrário, causando secas no Sul e chuvas no Norte e Nordeste. É como se fosse uma gangorra que há muito tempo controla o clima entre essas regiões.

O fenômeno El Niño, que se caracteriza pelo aquecimento acima do normal das águas do Oceano Pacífico, se encaminha para o seu final, informa a Metsul Meteorologia. A tendência é que o episódio de 2023/24 chegue ao fim no final do mês ou mais tardar em maio, seguindo-se uma fase breve de neutralidade até a instalação da La Niña.

A probabilidade é de que o fenômeno La Niña retorne e seja declarado no decorrer do inverno deste ano (no período entre junho e agosto). No Brasil, os efeitos do fenômeno variam de acordo com a região. O Sul do país geralmente experimenta menos chuva, enquanto o Norte e o Nordeste registram um aumento das precipitações.

As mudanças climáticas, entretanto, têm acentuado os efeitos desses fenômenos. Durante o El Niño que agora se encerra, tivemos chuvas extremas na região Sul e em diversas áreas da região Sudeste e uma seca sem precedentes históricos conhecidos na região Norte. Em diversas áreas, a temperatura ascendeu a níveis históricos.

Com o retorno do La Niña, as previsões climáticas indicam uma situação peculiar. As chuvas na região Norte vão se deslocar para uma faixa acima das fronteiras nacionais. Na Amazônia brasileira, essas chuvas ficarão abaixo da média, cenário predominante nas demais regiões.

No final do ano passado, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já havia alertado que algumas usinas hidroelétricas estavam com uma vazão afluente reduzida. Esse é o termo técnico que indica quanto de água a natureza está aportando nos reservatórios por meio das chuvas e das nascentes, por exemplo. Essa tendência deverá se intensificar com o La Niña.

Caso as hidroelétricas tenham que operar com uma capacidade reduzida, será necessário ampliar o uso das termoelétricas, que representam a fonte mais custosa de geração de energia elétrica no país. Quando isso acontece, esse maior custo é repassado aos consumidores com a aplicação das bandeiras tarifárias amarela, vermelha 1 e 2 ou de escassez hídrica.

Em relação à temperatura, excetuando-se o extremo sul do Rio Grande do Sul e parte do Nordeste, enfrentaremos valores acima da média. Há um destaque especial para a região Centro-Oeste com um clima mais seco e quente, o que poderá prejudicar a agricultura e deixar o Cerrado e Pantanal mais suscetíveis às queimadas.

Diante disso, vale sempre lembrar que, embora não seja possível negociar com o clima, contamos com ferramentas que antecipam cenários. O correto uso desses recursos, a ampla divulgação de informações e um bom planejamento poderão reduzir seus impactos.

Globo Rural/CNN

Situação fiscal dos municípios está pior do que há 4 anos e será desafio para novos prefeitos

 

Foto: José Cruz/Agência Brasil

As novas gestões municipais, que serão eleitas em outubro deste ano, vão receber as contas públicas numa situação pior do que a que foi encontrada em 2021, quando os atuais mandatos tiveram início. O panorama fiscal das cidades brasileiras é bastante diverso, mas o número consolidado das prefeituras deixa claro que o sinal de alerta está aceso para os novos prefeitos e aqueles que buscam a reeleição.

Em fevereiro, último dado disponível, os municípios apresentaram déficit primário (saldo negativo entre receitas e despesas, sem considerar os juros das dívidas) de R$ 14,7 bilhões no acumulado em 12 meses, de acordo com informações do Banco Central. Em janeiro de 2021, o cenário era o oposto: as contas municipais estavam levemente no azul, com superávit (saldo positivo) de cerca de R$ 900 milhões.

“As contas (dos municípios) se deterioraram. É claro que tem um aumento da concentração de gastos (neste ano), principalmente antes das restrições eleitorais”, diz Ítalo Franca, economista do banco do Santander. “Mas, por enquanto, o sinal está mais amarelo para os municípios do que para os Estados.”

A piora das contas municipais impressiona e ganhou ritmo desde meados do ano passado. Em fevereiro de 2023, os prefeitos acumulavam superávit de R$ 28,4 bilhões. Já em agosto de 2022, esse resultado positivo chegou a somar R$ 45,7 bilhões, o maior valor desde, pelo menos, dezembro de 2002.

“Os próximos prefeitos vão receber os municípios numa situação que, em geral, está pior do que a que os últimos prefeitos receberam”, afirma João Pedro Leme, analista da consultoria Tendências.

O cenário é ratificado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), entidade que representa os interesses municipalistas em Brasília e que vem pressionando por novas medidas de auxílio. Levantamento realizado pelos técnicos da CNM aponta que praticamente metade das cidades do País está com as contas no vermelho, uma piora em relação a 2022, quando um terço dos municípios estava nesse situação.

“Os novos prefeitos vão receber uma herança quase que maldita. Como eles vão fazer a gestão deles se já estão recebendo um município totalmente desalinhado?”, questiona Paulo Ziulkoski, presidente da CNM. “E até agora não se teve a grandeza, a União principalmente, de se discutir e reconhecer a crise que nós estamos vivendo”, afirma.

A CNM trava uma batalha com a equipe econômica do governo Lula em torno da desoneração da folha dos municípios – a qual já chegou ao Judiciário. Na última quinta-feira, o governo conseguiu uma primeira vitória no Supremo Tribunal Federal (STF), com a decisão do ministro Cristiano Zanin de suspender trechos da lei que concedeu o benefícios aos prefeitos. O Senado Federal recorreu da decisão e o ministro Luiz Fux pediu vista (mais tempo para análise) e interrompeu o julgamento.

Estadão Conteúdo