terça-feira, 16 de abril de 2024

[FOTOS] “Abril Vermelho”: MST faz 24 ocupações, incluindo fazenda de 2 mil hectares no interior do RN

 


O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) informou nesta segunda-feira (15) que já contabiliza 24 ocupações de terra dentro das manifestações do “Abril Vermelho”.

As ações ocorrem em 11 estados: Sergipe, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Bahia, Pará, São Paulo, Distrito Federal, Goiás, Ceará e Rio de Janeiro.

No Rio Grande do Norte, cerca de 80 famílias ocuparam a fazenda Campos Novos, localizada no município de Santa Maria, na região Potengi, no Agreste do Estado.

O acampamento foi batizado de José Alves da Silva, em homenagem a um sem-terra vítima do massacre de Eldorado dos Carajás.

No RN, o movimento reivindica as terras da fazenda, que possui cerca de 2 mil hectares e, segundo o MST, estava improdutiva há anos.

Além disso, há quatro outras ações do grupo que não são invasões de terra. São elas:

  • ocupação no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Santa Catarina;
  • marcha na Bahia, de Feira de Santana até Salvador;
  • sessão solene em homenagem aos 40 anos do MST na Assembleia Legislativa de São Paulo;
  • e acampamento na Curva do S, onde ocorreu o massacre de Eldorado do Carajás, no Pará.

De acordo com o MST, foram selecionadas localidades estratégicas, como uma área da Embrapa em Petrolina (RJ) apontado pelo movimento como “improdutiva, ociosa e abandonada”; uma usina em Goiás que, segundo o movimento, acumula dívidas com a União; e uma área já comprovada como pública em Campinas (SP).

“As ocupações de terra enfatizam a importância da reforma agrária como alternativa urgente e necessária para a produção de alimentos saudáveis no Brasil”, afirma a nota do movimento, destacando o objetivo de erradicar “a fome no campo e na cidade”.

“Lutamos porque 105 mil famílias estão acampadas e exigimos que o governo federal cumpra o artigo 184 da Constituição Federal, desaproprie latifúndios improdutivos e democratize o acesso à terra”.

O que é o Abril Vermelho

As iniciativas do MST acontecem dentro do contexto do Abril Vermelho, tradicional mês de lutas realizado anualmente pela organização. Em 2024, o lema escolhido para organizar o mês de atividades foi ‘Ocupar para o Brasil alimentar’.

A escolha do momento decorre do 17 de abril, o Dia Internacional de Luta Camponesa. Nesta data, em 1996, foram assassinados 21 trabalhadores rurais assassinados pela polícia militar no Massacre de Eldorado do Carajás, no estado do Pará.

98fm

Nenhum comentário:

[VÍDEO] ‘Não tem como a gente caminhar com um candidato que foi condenado em três processos’, diz Kátia sobre Salatiel

  Pré-candidatos Salatiel de Souza (PL) e Kátia Pires (União Brasil) - Foto: Reprodução A vice-prefeita de Parnamirim,  Kátia Pires (União B...