terça-feira, 16 de abril de 2024

O Significado da Caveira para os Católicos


Você já viu as caveiras representadas nas obras de arte? As pinturas, se forem sobretudo de períodos mais antigos como o Medievo, a Renascença ou o Barroco, têm as caveiras (ou crânios) como um elemento frequente. E no Barroco as vemos de uma forma mais acentuada, porque sua estrutura estética, seu estilo, provém de um drama profundo – e até exagerado. Mas o que a pintura de uma caveira nos quer dizer nas representações artísticas? Na arte, essas caveiras (ou crânios) são chamadas de vanitates [vaidades, em latim]. Este artigo pretende mostrar o significado da caveira para os católicos e na arte em geral.

Viemos do pó, e ao pó voltaremos (cf. Gn 3,19). Esta é uma certeza de todos os que creem em Cristo: nossa passagem pela Terra antecede um encontro com Cristo na eternidade e na glória de Deus. Nossa vida terrena é passageira. Não adianta abraçarmos as alegrias deste mundo: tudo é vão, se pensarmos na eternidade. 

A grande arte ocidental, cujo principal patrocinador foi historicamente a Igreja Católica, absorve esse pensamento e reproduz em suas obras este aviso: “Lembre-se da morte” – memento mori. E como apresentar isso para uma sociedade em franca expansão econômica, tecnológica e marítima? Como apresentar-lhe a morte e ao mesmo tempo um chamado, um convite à conversão? 

A arte resolve essa questão ao adotar o símbolo do crânio humano (uma caveira), mesmo que discreto, num canto pouco iluminado do quadro, mas ali presente, fazendo com que o espectador, ante a sua presença na pintura, atente também para a certeza da morte. O mesmo olhar atento para o quadro deve ser dirigido ao cotidiano do espectador. A morte está presente, de algum modo, no meu dia a dia. O que faço para viver e garantir minha eternidade? Minhas ações condizem com a busca da vida eterna? — esse é o principal significado da caveira na arte para os católicos.


fonte minha biblioteca catolica

Nenhum comentário:

[VÍDEO] ‘Não tem como a gente caminhar com um candidato que foi condenado em três processos’, diz Kátia sobre Salatiel

  Pré-candidatos Salatiel de Souza (PL) e Kátia Pires (União Brasil) - Foto: Reprodução A vice-prefeita de Parnamirim,  Kátia Pires (União B...