Polícia Civil e ITEP incineram 300 kg de drogas apreendidas na Grande Natal

 

Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) de Natal realizaram a incineração de aproximadamente 300 quilos de drogas apreendidas nos últimos cinco meses na Grande Natal. A ação foi realizada com a fiscalização do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e contou com a participação do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA).

Com autorização judicial, foram destruídos diversos tipos de entorpecentes, incluindo maconha, cocaína, crack e substâncias sintéticas. As apreensões resultantes da incineração foram realizadas por meio de operações integradas entre a Polícia Civil (PCRN), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar (PMRN).

A ação reforça o comprometimento das forças de segurança pública no enfrentamento ao tráfico de drogas. Iniciativas como essa enfraquecem as organizações criminosas, além de reduzir os impactos do consumo e da comercialização de entorpecentes na sociedade.

Número de pessoas com HIV aumenta 98% em dez anos no RN

 


Cláudio Oliveira
Repórter

Em dez anos, o Rio Grande do Norte registrou um crescimento de 98,3% nos casos de infecção pelo HIV, o vírus causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Entre 2013 e 2023, foram 9.109 diagnósticos, 1.216 em gestantes e 1.230 crianças expostas ao vírus. Por outro lado, houve redução de 22,6% no número de pessoas infectadas que desenvolveram a Aids. Foram 6.575 casos, com 36 menores de cinco anos. No período, 1.436 pessoas morreram em decorrência da doença. Para a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap/RN), a redução aponta para o sucesso nas ações de tratamentos e de testagens, mas o aumento dos diagnósticos ainda é preocupante.

Neste 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Combate à Aids, cuja principal via de transmissão, no período analisado pela Sesap/RN, foi a sexual em 57,3% dos casos. A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lais Silva, diz que para reduzir a escalada de pessoas infectadas, a prevenção é a forma mais eficiente, seja pela barreira física com o uso de preservativos, ou com tratamentos, como a Profilaxia de Pré-exposição ao HIV (PrEP) e a PEP (Profilaxia de Pós-exposição). “A PrEP é um serviço eletivo que, inicialmente, não era para uso de todos os públicos, hoje já é indicada para todas as pessoas. E a gente também tem a multiplicação dos lugares onde o serviço é oferecido, passando de dois para 20”, explica.

Essa estratégia consiste na utilização diária e contínua de antirretrovirais por pessoas sexualmente ativas não infectadas, que apresentem contextos de risco aumentado de adquirir o HIV e que tenham 15 anos ou mais, com peso corporal igual ou superior a 35 kg. Também existe a PrEP sob demanda, que é indicada somente para homens cisgêneros e pessoas trans designadas como sexo masculino ao nascer que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol.

Outra medida de prevenção é a PEP, para casos de urgência à infecção pelo HIV, às hepatites virais e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs. Consiste no uso de medicamentos, com início entre duas e 72 horas da exposição, para reduzir o risco de adquirir essas infecções.

Somente em 2023, foram identificados 1.156 casos de infecção pelo HIV no RN, um aumento de 18,6% em relação a 2022. As maiores taxas de registros, que considera a quantidade de casos por 100 mil habitantes, ocorreram na 2ª região de saúde, a de Mossoró (23,6 casos por 100 mil habitantes) e na 8ª região de saúde, a de Assu (18,4 casos por 100 mil habitantes). Dos 167 municípios, 78 (46,7%) registraram casos de aids (Anexo A).

Outro dado que chama a atenção é o aumento de 104,1% de gestantes com HIV desde 2013. No comparativo do ano passado com 2022, o crescimento foi de 8,6%. “A gente atribui ao fato de que a testagem em gestantes é obrigatória, logo, identifica-se mais”, justifica Laís Silva.

Nos últimos dez anos, foram registradas 54 crianças com Aids (menores de 13 anos), no estado. Dessas, 36 (66,7%) foram diagnosticadas antes dos cinco anos de idade. As principais formas de transmissão nesses casos são por via transplacentária ou pelo leite materno da mãe infectada. Em 2023 e até outubro de 2024 não houve registro de casos de HIV nem de Aids em crianças no RN.

Menos pacientes com Aids
A testagem e as estratégias para evitar que as pessoas morram de Aids têm funcionado na visão da Sesap/RN, uma vez que constata a redução da quantidade de pessoas diagnosticadas com o HIV, mas que não desenvolveram a doença. “A gente está detectando pessoas com vírus, mas sem que a doença esteja manifestada ou com sintomas iniciais. Quanto mais detecção por HIV a gente tiver, significa que as nossas ações de vigilância elas estão sendo efetivas”, pondera a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap/RN, Lais Silva.

De acordo com dados do Sistema de Controle Logístico de Medicamentos (SICLOM), o RN possui, atualmente, cerca de 13.309 pacientes realizando tratamento para HIV/Aids em 14 Serviços de Atenção Especializada (SAE) localizados nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Caicó, Mossoró e Pau-dos-Ferros.

Seminário discute assistência a pessoas com HIV
Durante o Dezembro Vermelho, mês de luta contra a Aids, HIV e outras ISTs, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) por meio do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais recomenda que as Regiões de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde realizem ações direcionadas à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento precoce das IST. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Grupo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem Baseada em Evidências (Gepebe), do Centro de Ciências da Saúde (CCS), realizou o evento “Seminário Saúde sem Estigma: Inovações e Tendências do Cuidado de Enfermagem em HIV/Aids”, para debater a temática com alunos do curso de enfermagem e profissionais da área.

A pesquisadora do Gepebe, Luzia Cibele, destacou que nos estudos sobre o público infectado, há um paradoxo. “Pessoas entre 15 a 24 anos continuam se infectando muito, o que é um paradoxo porque é um público imerso em tecnologia, em internet, que tem todas as informações e ainda assim não consegue se prevenir de maneira adequada”, aponta.

Para ela, com as estratégias do PrEP e da PEP, que são integrantes da prevenção combinada, é preciso que os governos enfatizem que existe a prevenção, o tratamento e o teste. “Primeiramente, a educação e a conscientização sobre a infecção pela doença. Pode se notar que mal se vê propagandas na TV, por exemplo, sobre usar camisinha”, alerta a pesquisadora.

Além disso, é preciso conscientizar sobre o preconceito que ainda existe sobre o tema e que impede muitas pessoas de realizarem o teste rápido, que é outra forma de tentar frear o crescimento de casos. “A pessoa que conhece o seu estado sorológico e utiliza a TARV, passa a ser indefectível, portanto, não contamina outras pessoas”, ressalta.

A TARV é a terapia antirretroviral, um tratamento que combina medicamentos para impedir a multiplicação do HIV no organismo e melhorar a qualidade de vida, reduzindo a mortalidade.

Veja como é a vida de quem tem HIV
Para manter uma vida normal e saudável, mesmo após o diagnóstico do HIV, é essencial manter o tratamento. Gisele Dantas, ativista da causa, convive com o vírus há 31 anos. Nesse tempo, ela já vivenciou diferentes experiências, desde o uso do que ficou conhecido como “coquetel” que reunia vários comprimidos no tratamento, até a evolução das estratégias, que hoje permita à pessoa se tornar “indetectável”. “Antes era bem difícil porque o preconceito era muito grande. As medicações deixavam você muito fraca, sem disposição, com efeitos colaterais. Eu não tomava nem um e nem dois, eram 30 comprimidos por dia para viver. E aí vem a tristeza, o medo de morrer, a depressão”, relata.

A descoberta da doença só veio quando ela teve neurotoxiplasmose, uma infecção grave do sistema nervoso central. “Só descobri porque eu adoeci. Já não era só o HIV. Era Aids, manifestada por uma doença oportunista que me derrubou”, conta. Gisele também passou pela fase da revolta com a situação, certa de que não viveria por muito tempo. “Antes me escondia, achava que a vida era só aquela de tomar remédio. Depois parei de me esconder, saía e até bebia cerveja, ficava sem tomar a medicação porque na minha cabeça já estava com o pé na cova. Em 1993 era a sentença de morte.”

Com o tratamento, que avançou ao longo dos anos, mas que ainda não tinha se tornado menos exaustivo como hoje, Gisele até engravidou e conseguiu dar a luz ao filho sem que ele fosse infectado. Ela seguiu todo o procedimento para proteger a criança que hoje tem 23 anos. Uma amiga decidiu filmar o parto. Foi nessa hora que ela diz ter vivenciado um momento de maior discriminação. “A médica pediu para parar de filmar para ela ir buscar um capacete. Ela se encapou de luva, botou não sei quantos EPIs em cima dela, sem que houvesse necessidade. E meu bebê nasceu, mas não pude amamentar e ele foi para o UTI. É triste porque quando você dar a luz, você quer amamentar”, observa a ativista.


Suspensão do BPC por falta de atualização no CadÚnico começa a valer

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que foi iniciada a suspensão dos Benefícios de Prestação Continuada (BPC) para quem não realizou a inscrição ou atualização do Cadastro Único (CadÚnico) dentro do prazo estabelecido pela Portaria Interministerial MDS/MPS nº 27/2024, que era de 45 ou 90 dias.

A medida afeta beneficiários que foram previamente notificados, e a regularização deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de suas residências.

Após a atualização no CadÚnico, a reativação do benefício será automática, com pagamentos regularizados em até sete dias úteis, sem necessidade de retorno ao INSS. Beneficiários que tiverem seus pagamentos suspensos com o motivo “Suspensão por não inscrição/atualização CadÚnico – motivo 96” devem procurar o Cras diretamente, já que o Instituto não adotará ações para reativação até que o cadastro seja devidamente atualizado.

Homem é morto a tiros e passageiro fica ferido na região Metropolitana de Natal

 


Um homem foi morto a tiros dentro do próprio carro na manhã desta sexta-feira (29), em Cajupiranga, bairro de Parnamirim, na região Metropolitana de Natal. O passageiro que estava no mesmo veículo foi atingido de raspão e esté bem. Ele precisou ser socorrido. Nenhum suspeito foi preso.

Segundo a Polícia Civil, a principal linha de investigação do crime é que duas pessoas em uma moto foram os autores dos disparos. A vítima era um corretor de imóveis. Polícia Militar confirmou que o plano dos bandidos era matar apenas o rapaz.

  • O caso é parecido com o que ocorreu nessa terça-feira (26), também em Parnamirim, quando um homem foi surpreendido com duas pessoas em uma moto, que dispararam contra o carro do sujeito. Ele foi atingido na parte do abdômen e precisou ser levado ao hospital.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado para realizar perícia no local do crime.

MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

PL forma maior bancada de oposição na Assembleia Legislativa

 


O ato de filiações de quatro deputados que deixaram o PSDB, transformou o Partido Liberal, que passou a ter seis parlamentares, na maior bancada de oposição da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, rivalizando com os situacionistas PSDB e a Federação PT/PC do B/PV, que também contam com seis integrantes.

Os deputados Dr. Kerginaldo, Gustavo Carvalho, José Dias e Tomba Farias juntam-se aos deputados Coronel Azevedo e Terezinha Maia no evento político-partidário ocorrido na sexta-feira (29), na sede do PL, na rua Maria Queiroz, 2436, em Lagoa Nova.

O secretário nacional da legenda, senador Rogério Marinho, abonou as fichas de filiações partidárias dos novos deputados: “O PL recebe quatro grandes deputados que engrandecerão ainda mais o nosso partido. São parlamentares que orgulham o RN e que defendem exatamente as nossas bandeiras, a família, a liberdade e nossa pátria”.

“Além disso, a chegada dos novos deputados confirma que o PL é o partido que mais cresce no Estado e no Brasil”, disse Rogério Marinho, pelo de ter saído de  11º partido do Brasil para primeiro colocado no país em número de votos para prefeito, o PL foi o partido do maior número de votos no Brasil de legenda, ultrapassando inclusive o PT, e era o 13º, – “olha que número esquisito, mas saiu de 13º que é o número ruim para 1º colocado no Brasil.”

Rogério Marinho contou que o PL fez o primeiro colocado para as prefeituras, para câmaras municipais de capitais em 10 capitais brasileiras e o segundo colocado em quatro capitais brasileiras, enquanto o PL é o partido que tem o maior número de prefeituras entre os 100 maiores do Brasil, acima de 200 mil eleitores, saindo de uma cidade para 16 cidades e temos quatro capitais. “Além de 19 outras cidades, nessas 100, onde nós somos o vice-prefeito. Nós estamos falando de quase 40% das cidades brasileiras acima de 200 mil eleitores, um único partido”.

“E isso não é por acaso, essa identificação necessária entre um partido e o que ele representa. A retirada desse personalismo que às vezes tolda o sentimento das pessoas. Nós temos o líder sim, que é o maior líder da direita brasileira. Alguém que despertou esse sentimento na sociedade, que permitiu que o cidadão tivesse vocalizado o que ele pensa, o que está dentro dele”, disse Marinho, a respeito do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Tomba Farias disse “está muito motivado” no novo partido, “que é a minha cara e onde tem “grandes ligações”, começando por seu presidente estadual e secretário na Executiva Nacional, o senador Rogério Marinho.

Tomba Farias disse, ainda, está saindo do PSDB depois de anos pela “porta da frente” e sem nenhuma aresta com o seu presidente, o deputado estadual Ezequiel Ferreira. “Não tenho problema com eles, mas saí de um partido dividido, onde 50% era oposição e 50% situação. Eu vou agora para um partido onde todos são oposição aos governos estadual e federal.”

Também estiveram no ato do PL os deputados federais Sargento Gonçalves e General Girão, prefeitos, vereadores e lideranças partidárias de outros partidos, bem como o ex-senador Flávio Azevedo, a quem se dirigiu  com a “a alegria da presença do amigo,  que honrou, a nossa confiança, estou com muita dificuldade no Senado da República, porque todo mundo está com muita saudade de você, e estou meio chateado por isso.”

PREFEITO ELEITO DE S.G.A. JAIME CALADO VISITA CÂMARA MUNICIPAL

 

Visita de cortesia à Câmara Municipal, já na condição de prefeito eleito de São Gonçalo, atendendo ao convite do amigo presidente da casa legislativa, Geraldo Veríssimo.


Na ocasião, recebi em nome de Zenaide, a moção de congratulações assinada por todos os vereadores em homenagem ao aniversário da nossa senadora.

Agradeço pelo acolhimento dos atuais e futuros parlamentares e servidores. A partir de 1° de janeiro teremos o desafio de tirar nosso município do caos administrativo e financeiro e o Poder Legislativo será um grande aliado para que tenhamos sucesso nessa difícil missão.

JAIME CALADO

Homem é preso em flagrante por armazenamento de nudez infantil em Parnamirim

 

Um homem de 42 anos foi preso em flagrante por armazenamento de nudez infantil nesta sexta-feira (29) em uma residência localizada no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim, na Grande Natal. O mandado de prisão foi expedido pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Parnamirim.

As investigações indicam que um casal chantageava uma adolescente do seu núcleo familiar para a prática de atos sexuais. O suspeito foi preso em flagrante ao ser encontrado com diversas imagens de nudez e abuso sexual infantil em seu celular.

Durante a operação, os policiais apreenderam dispositivos eletrônicos dos investigados; o principal suspeito confessou os crimes.

A prisão faz parte da operação nacional “Hagnos”, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública para combater crimes contra crianças e adolescentes. O nome da operação, de origem grega, significa “santo” ou “sagrado”, simbolizando a luta pela proteção da infância.

O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Ponta Negra News

STF julgará ação de Bolsonaro para impedir Moraes de relatar inquérito

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 6 de dezembro o julgamento do recurso no qual o ex-presidente Jair Bolsonaro pretende afastar o ministro Alexandre de Moraes da relatoria do inquérito do golpe.

O plenário da Corte vai julgar um recurso da defesa do ex-presidente para derrubar a decisão do presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, que, em fevereiro deste ano, negou pedido feito pela defesa do ex-presidente para que Moraes seja impedido de atuar no processo.

Após a decisão, os advogados recorreram ao plenário para reafirmar que Alexandre de Moraes figura como vítima nas investigações. Segundo a defesa, pelas regras do Código de Processo Penal (CPP), o juiz não pode atuar no processo em que ele próprio for parte ou diretamente interessado.

Na semana passada, Bolsonaro e mais 36 aliados foram indiciados pela Polícia Federal (PF) pela tentativa de golpe. De acordo com as investigações, Bolsonaro tinha conhecimento do plano para matar Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente, Geraldo Alckmin.

O caso será julgado pelo plenário virtual da Corte. Na modalidade eletrônica, os votos são inseridos no sistema de votação e não há deliberação presencial dos ministros.

MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL

Opositores de Maduro vão denunciar fraude a deputados do Brasil

 

Foto:Marcelo Perez del Carpio/Getty Images

Os principais nome da oposição contra Nicolás Maduro, María Corina Machado e Edmundo González, vão discutir os problemas nas eleições presidenciais da Venezuela em um evento no Brasil, na próxima terça-feira (2/12).

Machado e González vão participar de um debate na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional na Câmara dos Deputados, onde a lisura das eleições na Venezuela será tema de discussão. Ainda não está claro se os dois participarão do evento de forma presencial ou remota.

Exilado na Espanha desde setembro, González disputou a presidência pela coalizão Plataforma Unitária Democrática (PUD), após o primeiro nome da oposição, María Corina Machado, ser impedida de participar do pleito.

Após o fim da votação, a coalizão afirmou que González foi eleito o novo presidente venezuelano. No entanto, autoridades eleitorais do país, ligadas ao chavismo, proclamaram a vitória e reeleição de Maduro no pleito que tem sido contestado internacionalmente.

Ao não reconhecer a vitória do herdeiro político de Hugo Chávez, a comunidade internacional aponta que houve fraude nas eleições. A acusação é sustentada pela não divulgação das atas eleitorais do país, que poderiam atestar ou não a reeleição de Maduro.

Além de não tornar os dados públicos, autoridades chavistas emitiram uma ordem de prisão contra González, forçando o ex-diplomata a deixar o país.

Fonte: Metrópoles

Bancada evangélica quer que Lira ande com PEC do Aborto ainda este ano

 

Foto: Zeca Ribeiro / Câmara

A bancada evangélica na Câmara dos Deputados tenta pressionar o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para que ele instale a comissão especial da proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece o direito à vida desde a concepção. Na prática, a proposta proíbe o aborto legal no Brasil.

O texto é de autoria do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e, se aprovado pelo Congresso Nacional, restringirá de forma significativa a legislação sobre a interrupção da gravidez.

Atualmente no Brasil, o aborto só é permitido em três casos: quando há risco de morte para gestante, em caso de estupro e no cenário de fetos anencéfalos. Caso aprovada pelo Congresso, a PEC vai acabar com todas essas permissões.

O texto é de autoria do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e, se aprovado pelo Congresso Nacional, restringirá de forma significativa a legislação sobre a interrupção da gravidez.

Atualmente no Brasil, o aborto só é permitido em três casos: quando há risco de morte para gestante, em caso de estupro e no cenário de fetos anencéfalos. Caso aprovada pelo Congresso, a PEC vai acabar com todas essas permissões.

Nesta semana, a proposta foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, que tem maioria bolsonarista e favorável a matéria. Foram 35 votos favoráveis e 15 contrários.

Ao Metrópoles, o presidente da bancada evangélica na Câmara, deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), disse que vai insistir com Lira para que a instalação se dê ainda neste ano.

O tema é uma prioridade do grupo, que, pelos dados oferecidos pelo portal da Casa, tem 219 parlamentares. Apesar do número alto, existem membros que divergem nessa pauta.

Faltam só três semanas para o recesso parlamentar, e a pauta de costumes não é uma prioridade para o presidente da Câmara nessa reta final de sua gestão. Lira vai deixar o comando da Casa em fevereiro, e a probabilidade é de que a pressão sobre a continuidade da proposta seja herdada pelo próximo presidente.

Aprovação foi tumultuada na CCJ
A proposta avançou na Câmara dos Deputados depois de muito tumulto durante a discussão da PEC. Manifestantes aos gritos de “criança não é mãe, estuprador não é pai” fizeram com que a presidente do colegiado, deputada federal Caroline de Toni (PL-SC), transferisse o debate para outro plenário.

Apesar da mudança de lugar, a confusão se manteve e os deputados retornaram ao plenário de origem e voltaram, então, a discutir a PEC que visa garantir direito à vida desde a concepção.

Fonte: Metrópoles

“Sei que o povo do Brasil está ao nosso lado”, diz presidente da Ucrânia

 

Sei que o povo do Brasil está ao nosso lado”, diz Zelensky em encontro com parlamentares brasileiros.

Presidente da Ucrânia criticou texto final da Cúpula do G20 em reunião com congressistas de países da América Latina.

Sérgio Moro, Damares Alves, Magno Malta e Paulo Bilynskyj foram os parlamentares brasileiros que participaram do encontro.

Fonte: Metrópoles

Prefeito em exercício Eriko Jácome realiza visita técnica à draga e afirma Réveillon inesquecível em Ponta Negra


 Nesta terça-feira (26), o prefeito em exercício, Eriko Jácome, realizou uma visita técnica à draga que está concluindo a engorda da praia de Ponta Negra. Essa é uma das grandes obras que promete transformar a paisagem e impulsionar o turismo e o desenvolvimento de Natal, fortalecendo a capital potiguar como destino de destaque.

“Natal está ganhando um presente de fim de ano com essa nova Ponta Negra. Essa obra é um marco para o turismo, para a economia e, acima de tudo, para a qualidade de vida dos natalenses. Vamos ter um Réveillon inesquecível aqui, celebrando essa nova fase da nossa cidade”, destacou o prefeito em exercício.

Durante a visita, Eriko esteve acompanhado do secretário de Infraestrutura, Carlson Gomes, e da secretária de Planejamento, Shirley de Menezes. A comitiva conheceu de perto a estrutura da draga e o trabalho que já ampliou mais de 2 km da faixa de areia de Ponta Negra, transformando completamente a paisagem da região.

Dívida bruta do Brasil supera R$ 9 trilhões pela 1ª vez na história


 A dívida bruta do Brasil ultrapassa de R$ 9 trilhões pela 1ª vez na história em outubro. Somou R$ 9,032 trilhões no mês, com alta de 1,16% em relação a setembro e de 14,13% ante outubro de 2023. O BC (Banco Central) divulgou o relatório “Estatísticas Fiscais” nesta sexta-feira (29). A notícia é do Poder 360.

A DBGG (Dívida Bruta do Governo Geral) inclui o governo federal, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e os governos estaduais e municipais. Segundo dados do BC, o estoque subiu R$ 952,6 bilhões em 2024 e R$ 1,8 trilhão no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

A série histórica da DBGG inicia em 2006. Leia abaixo o crescimento da dívida em cada governo:

Governo Lula (2007-2010) – R$ 674,9 bilhões;

Governo Dilma (2011-2014) – R$ 1,241 trilhão;

Governo Dilma/Temer (2015-2018) – R$ 2,020 trilhões;

Governo Bolsonaro – R$ 1,952 trilhão;

Governo Lula (2023-atual) – R$ 1,807 trilhão.

 

SOBE PARA 78,6% DO PIB

A forma convencional de analisar a dívida bruta é em comparação com o PIB (Produto Interno Bruto). Em outubro de 2024, o estoque atingiu 78,64% do PIB, que corresponde ao maior patamar desde outubro de 2021, quando foi de 79,1%.

A dívida bruta aumentou 4,22 pontos percentuais em 2024 e 6,96 pontos percentuais no governo Lula.

 

JUROS DA DÍVIDA

Os gastos com juros nominais da dívida do setor público somaram R$ 111,6 bilhões em outubro de 2024. Subiu 80,3% em comparação ao mesmo mês de 2023, quando totalizou R$ 61,9 bilhões. A persistência da taxa básica, a Selic, em nível elevado encarece o financiamento da dívida.

Com esse resultado, o resultado nominal do setor público consolidado –que inclui os gastos com juros– foi de um deficit de R$ 74,1 bilhões em outubro.

No acumulado de 12 meses até outubro, o setor público consolidado gastou R$ 869,3 bilhões com juros da dívida. Por isso, o deficit nominal do período foi de R$ 1,093 trilhões, o que representa 9,52% do PIB.

Aneel aciona bandeira verde em dezembro, sem taxa extra na conta de luz

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária será verde em dezembro, ou seja, sem taxa extra na conta de luz.

Segundo a agência, a bandeira verde foi acionada por causa da “expressiva melhora” das condições de geração de energia, com as chuvas.

Neste mês de novembro, a bandeira em vigor é a amarela, com cobrança adicional de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Com a bandeira verde em dezembro, esse valor deixa de ser cobrado na conta de luz.

“Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explicou a agência em nota.

Dezembro será o primeiro mês sem cobrança adicional na conta desde agosto, quando a Aneel anunciou a transição de bandeira verde para vermelha patamar 1 –uma das mais caras no sistema de cores da agência.

Paulinho Freire e Joanna Guerra visitam Prefeito Interino no Palácio Felipe Camarão

 

O prefeito interino de Natal, Eriko Jácome, recebeu na tarde desta sexta-feira (29), no Palácio Felipe Camarão, o prefeito eleito Paulinho Freire e a vice-prefeita eleita Joanna Guerra. O encontro foi marcado por um clima de cordialidade e harmonia.

Durante a visita, Eriko Jácome deu as boas-vindas aos eleitos e ressaltou o compromisso com a cidade de Natal. “É sempre uma honra receber líderes que têm como objetivo trabalhar pelo bem da nossa população”, afirmou o prefeito interino.

Paulinho Freire agradeceu pela recepção calorosa e destacou a importância do diálogo em prol dos interesses da cidade. “O foco é sempre a melhoria da qualidade de vida dos natalenses, e momentos como esse reforçam o espírito de união em prol de Natal”, declarou.

A vice-prefeita eleita, Joanna Guerra, também falou sobre a relevância do trabalho conjunto para o fortalecimento da cidade. “Natal merece o melhor de todos nós, e é com esse espírito que nos colocamos à disposição dos natalenses”, disse.

O Palácio Felipe Camarão, símbolo da administração municipal, foi o cenário desse encontro que reflete a parceria e o comprometimento com o desenvolvimento da capital potiguar.

Portal Matheus Peres

Corretor é morto a tiros dentro do carro enquanto mostrava imóveis a advogado em Parnamirim

 

Um corretor de imóveis foi assassinado a tiros, na manhã desta sexta-feira (29), dentro do carro em que estava no bairro Cajupiranga, em Parnamirim, na Grande Natal. Outra pessoa que estava dentro do veículo, um advogado, ficou ferida de raspão e foi socorrida.

A 98 FM apurou que a vítima é Leonardo Emiliano, que estava na região apresentando um imóvel ao advogado – que não teve a identidade divulgada.

Segundo testemunhas, o crime foi cometido por pessoas que estavam em uma moto, que vinha perseguindo o carro havia algumas ruas. O caso aconteceu na frente de um condomínio, na esquina das ruas Gilberto Roberto Gomes e André Martins da Silva.

Os criminosos fugiram logo após os disparos. Segundo a polícia, pelo menos 12 disparos atingiram o carro da vítima. A possível motivação do crime não foi informada.

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado para realizar perícia no local do crime e a Polícia Civil vai investigar o caso.

Nenhum suspeito foi preso.

Com informações Portal 98 FM

Suspeito de estuprar criança de sete anos é preso no interior do RN

 

Um homem de 50 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (29) na cidade de Encanto, localizada no Alto Oeste Potiguar. Segundo a Polícia Civil, ele é suspeito de ter estuprado uma criança de sete anos de idade, dentro da própria residência da vítima.

De acordo com as investigações da Polícia Civil, o homem residia próximo à casa de familiares da criança. Segundo relatos do irmão e da avó da vítima, o suspeito teria invadido a residência e praticado o crime. Diligências foram realizadas, e as equipes conseguiram localizar e prender o suspeito na cidade de Encanto.

O homem foi conduzido à delegacia e ficará à disposição da Justiça. Após os procedimentos legais, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça para responder pelo novo crime.

Grupo Cidadão 190

SENADORA ZENAIDE MAIA , GRATIDÃO E UNIÃO! ✨💙


 🥳 Hoje foi dia de celebrar em grande estilo! Nosso #sextou aconteceu em clima de confraternização, reunindo prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos do PSD, além de gestores de outras siglas que caminham conosco. 

Agradeço pela homenagem ao meu aniversário e por todo o carinho recebido. É uma honra liderar nosso 5️⃣5️⃣, que hoje, graças ao empenho de vocês é a terceira maior sigla em gestores eleitos no RN!

Reforço meu compromisso de estar ao lado de todos, ajudando a construir governos de excelência, com responsabilidade social e foco no desenvolvimento. Juntos, somos mais fortes! Que venha 2025! 💪🏼


Senadora Zenaide Maia

Homem é preso por suspeita de torturar filho no interior do RN

 

Um homem de 36 anos foi preso nesta quinta-feira (28) por suspeita de torturar o próprio filho de 11 anos. A prisão ocorreu no município de São Miguel do Oeste, Região do Alto Oeste do RN.

Segundo as investigações, o homem foi preso em 2022 após submeter o filho, de 11 anos na época, a atos de tortura, obrigando-o a permanecer de joelhos sobre pedras, causando sofrimento físico e psicológico, sem qualquer motivo aparente. Em outubro deste ano, ele havia progredido para o regime semiaberto, porém, teve sua prisão novamente decretada pelo Juízo da Execução Penal devido à regressão de regime.

Com a ordem judicial em mãos, policiais civis, com o apoio da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE), realizaram a prisão na zona urbana da cidade de São Miguel. Após os procedimentos legais, o homem foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Ponta Negra News

Novo cartão do INSS permite antecipar R$ 150 do benefício sem juros

Aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios permanentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão antecipar até R$ 150 do benefício e pagar no mês seguinte sem juros, correção, ou taxas. O objetivo do cartão Meu INSS Vale+, lançado nesta quinta-feira (28) pelo Ministério da Previdência Social e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é antecipar o valor do benefício para suprir necessidades básicas dos aposentados e pensionistas.

O valor será descontado diretamente na folha de pagamento, e o benefício poderá ser usado apenas uma vez.

Segundo o ministro da Previdência, Carlos Lupi, o objetivo é prover recursos na compra de itens como remédio, comida, gás e transporte. Lupi afirma que não haverá qualquer tipo de taxa ou anuidade. “É uma maneira de dar um dinheiro menor, mas mais rápido e sem nenhuma taxa.”

O benefício será feito em parceria com instituições financeiras por meio de acordo de cooperação técnica firmado com o INSS. O cartão só poderá ser usado na modalidade de crédito e não permitirá fazer saques.

No ano passado, o governo lançou o Meu INSS+, que possibilita descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros e viagens, entre outros. De acordo com o ministério, o benefício já alcançou 32,8 milhões de acessos desde a sua criação.

Comissão rejeita emendas a projeto das Áreas de Interesse Turístico Paisagístico

 











A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal rejeitou, nesta segunda-feira (25), emendas ao Projeto de Lei n° 302/2024, que dispõe sobre o uso e ocupação do solo e estabelece prescrições urbanísticas das Áreas Especiais de Interesse Turístico e Paisagístico (AEITPs). Na ocasião, foram apreciadas mais 21 matérias e três vetos do Chefe do Executivo a outros projetos.

As emendas apreciadas ao projeto das AEITPs foram apresentadas pelo vereador Robério Paulino (PSol) e pela vereadora Brisa Bracchi (PT), mas receberam parecer desfavorável da relatora e presidente da comissão, vereadora Nina Souza (União), cujo entendimento foi acompanhado pelos vereadores presentes, Raniere Barbosa (União), Kleber Fernandes (Republicanos), Klaus Araújo (PSDB) e Camila Araújo (União). Brisa Bracchi se opôs ao parecer.

"Analisando as emendas encartadas, percebo que foram apresentadas sem estudos que valorem, ou deêm condições de suas aplicabilidades. Inclusive, tendo emendas que modificam por completo todo o projeto originário. Dessa forma, meu parecer é contrário a todas as emendas que foram lidas", argumentou a relatora.

Durante a reunião, a comissão aprovou ainda duas emendas ao novo Regimento Interno da Casa, permitindo que membros da Mesa Diretora e Líderes de bancadas possam presidir comissões; e definindo o dia 1° de janeiro de 2025 como data para vigorar o novo Regimento.

A maioria dos vereadores da Comissão de Justiça também decidiu manter três vetos do Executivo Municipal aos projetos, que criaria um programa de combate a assédio sexual nas escolas, do vereador Bispo Francisco de Assis (Republicanos); à politica de fomento à economia solidaria, do ex-vereador Hugo Manso (PT); e ao programa municipal Banco de Vagas; do vereador Felipe Alves (União).

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Francisco de Assis