A SAUDE ESTÁ EM RECONSTRÇÃO PARA MELHOR SERVIR A POPULAÇAO DE SÃO GONÇALO.


 
A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante realizou, ontem (15), um importante encontro com cerca de 90 profissionais da Vigilância em Saúde, reunindo equipes da vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental, saúde do trabalhador e agentes de endemias.

O objetivo foi discutir os desafios enfrentados nos primeiros 100 dias de gestão, fortalecer a atuação integrada e planejar ações estratégicas para o futuro da saúde em nosso município.
Entre os principais pontos abordados, destacam-se:
🔹️Fortalecimento da rede de vigilância;
🔹️Melhoria na comunicação entre as esferas de saúde;
🔹️Priorização de ações em territórios e populações vulneráveis;
🔹️Mobilização da população no combate às doenças;
🔹️Planejamento baseado em dados concretos;

Jovem de 15 anos morre após sofrer descarga elétrica ao retirar celular da tomada depois de sair do banho

 


Simone de Cássia Galdino, uma adolescente de apenas 15 anos, morreu devido a um descarga elétrica nessa sexta-feira (11/4) após tirar o  celular da tomada do banheiro depois de sair do banho

De acordo com a Polícia Civil, Simone estava tomando banho e resolveu retirar o  aparelho celular que estava carregando em uma tomada do banheiro. Quando ela retirou o carregador do celular da tomada, sofreu um forte choque elétrico e caiu desacordada.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e chegou a prestar os primeiros socorros à vítima, mas a adolescente não resistiu a gravidade dos ferimentos ocasionados pela descarga elétrica e morreu ainda no local.  Simone morava no município de Riacho de Santo Antônio, no Cariri da Paraíba.

A Prefeitura de Riacho de Santo Antônio emitiu nota lamentando o falecimento de Simone e suspendeu as aulas da rede municipal na sexta e um campeonato de futsal que aconteceria no mesmo dia. 


G1 

MINUTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE NATAL - 11/04/2025


11/04/2025

Câmara aprova projetos voltados ao esporte, inclusão e combate ao assédio

 










Durante a sessão ordinária desta terça-feira (15), a Câmara Municipal de Natal aprovou projetos de lei com foco em esporte, inclusão social, acessibilidade e combate a violências, demonstrando a diversidade de temas em pauta no Legislativo natalense.

Um dos destaques foi a aprovação do Projeto de Lei nº 489/2022, do vereador Luciano Nascimento (PSD). “Nossa proposta prevê a adoção de ações de prevenção e combate contra o assédio moral e sexual no esporte, visando planejar e adotar medidas efetivas de esclarecimento aos atletas, treinadores e familiares”, justificou.

O incentivo às novas modalidades esportivas também ganhou espaço com a aprovação do PL nº 190/2024, de autoria do vereador Kleber Fernandes (Republicanos). “O Executivo já reconheceu os e-sports como modalidade esportiva que alia tecnologia e esportes. Natal não pode ficar de fora dessa pauta e aprovamos a criação da semana municipal dos E-Sports que vai estimular a prática dessa nova modalidade”, afirmou Kleber.

Outro projeto aprovado foi o PL nº 250/2020, do vereador Chagas Catarino (União), que cria o programa “Eu Abraço Esta Causa”, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com pessoas com deficiência física ou mental.

Também foram aprovados o PL nº 463/2024, do vereador Herberth Sena (PV), que institui o Dia da Capelania Cristã nos ambientes hospitalares, escolares e no sistema prisional; o PL nº 457/2023, do vereador Robson Carvalho (União), que torna obrigatória a capacitação de motoristas e cobradores que atuam em veículos do transporte público equipados com plataforma para pessoas com deficiência; o Dia da Liderança do Ministério Infantil Evangélico, no segundo domingo de setembro, proposto pela vereadora Camila Araújo (União).

Em relação aos vetos do Executivo, os vereadores decidiram pelo impedimento de quatro propostas, entre elas, o PL nº 600/2021, do vereador Preto Aquino (Podemos), que tratava da sinalização nas praias urbanas de Natal; e o PL nº 157/2022, do ex-vereador Robério Paulino, que propunha uma plataforma de classificados de emprego em parceria com a iniciativa privada.

Texto: Cláudio Oliveira

Fotos: Francisco de Assis

CAMARA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO 19ª SESSÃO ORDINÁRIA 15/04/2025

Guararapes, dona da Riachuelo, vai vender shopping Midway Mall, diz jornal

 Shopping Midway Mall. Foto: Google Maps

A decisão faz parte de uma estratégia de reciclagem de ativos. Foto: Google Maps

A Guararapes, controladora da Riachuelo, está avaliando a venda do shopping Midway Mall, localizado em Natal (RN). Segundo informações do Valor Econômico, a empresa está em contato com bancos para estruturar o processo de venda.

A decisão faz parte de uma estratégia de reciclagem de ativos, comum no setor de shoppings, onde empresas buscam otimizar seus portfólios e liberar capital para novos investimentos. ​

O Midway Mall é um dos principais centros comerciais do Rio Grande do Norte e representa um ativo significativo no portfólio da Guararapes. A possível venda reflete uma tendência do mercado de varejo de reavaliar ativos imobiliários para se adaptar às novas dinâmicas econômicas e de consumo.​

O Valor Econômico destacou ainda que a movimentação ainda está em fase inicial, com a empresa buscando assessoria financeira para conduzir o processo. Procurada pela reportagem da 98 FM, a assessoria do Shopping Midway Mall afirmou que não irá se pronunciar. A reportagem tenta contato com a assessoria da Guararapes, que ainda não se manifestou oficialmente.

Redução nas tarifas da Cosern é aprovada pela Aneel; mudança entra em vigor a partir de 22 de abril

 Segundo a agência, a bandeira verde foi acionada por causa da "expressiva melhora" das condições de geração de energia, com as chuvas. Foto: Agência Brasil

As novas tarifas entram em vigor a partir de 22 de abril de 2025. Foto: Agência Brasil

Em reunião da diretoria colegiada nesta terça-feira (15/4), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o reajuste tarifário da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern), que fornece energia elétrica para cerca de 1,61 milhão de unidades consumidoras em 167 municípios do território potiguar.

As novas tarifas entram em vigor a partir de 22 de abril de 2025.

Veja na tabela abaixo os novos índices:

Empresa Consumidores residenciais B1
Neoenergia Cosern-0,49%
Baixa tensão em médiaAlta tensão em médiaEfeito médio para o consumidor
-0,33%-0,30%-0,32%

Os principais itens que contribuíram para os valores atuais foram os custos com transporte e componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (com potência maior ou igual a 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

Revisão tarifária x Reajuste tarifário

A Revisão Tarifária Periódica (RTP) e o Reajuste Tarifário Anual (RTA) são os dois processos tarifários mais comuns previstos nos contratos de concessão. O processo de RTP é mais complexo. Nele são definidos: (i) o custo eficiente da distribuição (Parcela B); (ii) as metas de qualidade e de perdas de energia; e (iii) os componentes do Fator X para o ciclo tarifário. Já o processo de RTA é mais simples e acontece sempre no ano em que não há RTP.

Nesse processo, é atualizada a Parcela B pelo índice de inflação estabelecida no contrato (IGP-M ou IPCA) menos o fator X (IGP-M/IPCA – Fator X). Em ambos os casos são repassados os custos com compra e transmissão de energia e os encargos setoriais que custeiam políticas públicas estabelecidas por meio de leis e decretos.

98fm

Exonerado do cargo, ex-diretor da Emater nega assédio moral contra servidores

 Ex-diretor-geral da Emater César Oliveira - Foto: Reprodução

Ex-diretor-geral da Emater César Oliveira - Foto: Reprodução

O agrônomo César Oliveira, demitido da direção-geral da Emater na semana passada por decisão da governadora Fátima Bezerra (PT), negou que tenha praticado assédio moral contra servidores da instituição. A Emater é o órgão do Governo do Estado que presta assistência a produtores rurais.

Em nota enviada à 98 FM nesta terça-feira (15), César declarou que foi ele próprio que pediu para ser exonerado da Emater, e não porque vinha enfrentando acusações de assédio. “Não há nenhum registro de denúncia de assédio moral contra a minha pessoa, em nenhuma instância da Emater”, afirmou.

Apesar da declaração de César Oliveira, a Assema, associação que representa servidores da Emater, soltou várias notas públicas ao longo das últimas semanas cobrando a exoneração do diretor-geral, denunciando a prática de assédio. Um grupo de funcionários chegou a entregar os cargos em protesto.

Entre outras queixas, os servidores vinham reclamando que César Oliveira fez “ingerência” na atividade técnica desenvolvida pelos funcionários. Além disso, reclamavam de “perseguição”, falta de valorização do corpo técnico e má gestão da entidade, com “apagamento institucional”. A associação dos servidores citou também de remoções arbitrárias de servidores, difícil ambiente institucional, inoperância e sucateamento geral da Emater.

César Oliveira, no entanto, rebate as acusações. “Quem me conhece ou trabalhou comigo sabe que, na minha trajetória profissional, de quase duas décadas, como gestor público, no âmbito estadual e nacional, nunca houve sequer suspeita de adoção de uma conduta abusiva e reiterada que atentasse contra a dignidade e integridade psicológica ou física de qualquer pessoa integrante das equipes que dirigi ou de parceiros com os quais me relacionei”, declarou.

O diretor-geral finaliza a nota classificando reportagem da 98 FM sobre o assunto como “fake news”, sem apontar qual teria sido a informação incorreta veiculada. “Por isso, reajo com indignação ao teor da fake news veiculada e adotarei as medidas judiciais cabíveis para preservar minha honra e dignidade”, enfatizou.

Demitido da Emater, César Oliveira foi nomeado como assessor técnico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema). A exoneração da Emater e nomeação no novo cargo foram publicadas no mesmo dia, na última quinta-feira (10).

98fm

Zenaide Maia - Senadora Participa da Entrega do Peixe da Semana Santa em São Gonçalo


 
Hoje foi um dia especial! Ao lado do prefeito @JaimeCalado, participei da entrega do peixe e arroz da Semana Santa para as famílias que mais precisam. Esse momento toca meu coração e reforça o porquê da nossa luta diária.  

Ver a gratidão no olhar de cada pessoa, o alívio de quem recebe esse apoio, me lembra que políticas públicas são, acima de tudo, sobre gente. Sobre cuidar, respeitar e garantir dignidade.  

Como senadora e primeira-dama, me comprometo a seguir trabalhando para que projetos como esse não só continuem, mas se ampliem. Nossa gente merece! E é com as mãos na massa que construímos uma cidade mais justa.

Zenaide Maia - Senadora 

Primeira Dama de São Gonçalo do Amarante

Jovem é preso tentando esconder 21 ovelhas roubadas dentro de casa em Rodolfo Fernandes, RN.

  

.

A Polícia Militar de Rodolfo Fernandes prendeu, na manhã dessa segunda-feira (14), um jovem de 19 anos suspeito de ter furtado vários animais de uma fazenda na zona rural de Potiretama, no Ceará. Com ele foram encontradas 21 ovelhas que estavam sendo escondidas no muro da sua residência, localizada no Centro da cidade.

Segundo a PM, o crime teria acontecido em uma fazenda na vizinha cidade de Potiretama e contou com a ajuda de mais dois homens. Um desses homens também foi preso pela polícia do Ceará. Ele trabalhava na fazenda onde o furto aconteceu. O terceiro está foragido.

No momento da prisão, o jovem contou aos policiais de Rodolfo Fernandes que havia recebido os animais como pagamento de uma dívida desse segundo suspeito. No entanto, as versões não bateram e os dois acabaram presos e levados para a Delegacia de Alto Santo, no Ceará.

No depoimento, o nome do terceiro envolvido foi revelado e está sendo procurado.

O jovem que foi preso em Rodolfo Fernandes foi autuado pelo crime de furto. Já o segundo suspeito, além do crime de furto, também foi autuado por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Ele estava com uma espingarda calibre 12 no momento da prisão.

Os animais foram reconhecidos pelo proprietário e levados de volta à fazenda.

Prefeitura de São Gonçalo decreta ponto facultativo nesta quinta-feira (17), mas Centro de Pediatria vai funcionar normalmente

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante decretou ponto facultativo na próxima quinta-feira, 17 de abril, em virtude das celebrações da Semana Santa. A medida abrange todos os órgãos e entidades da administração direta, indireta, autárquica e fundacional do município.

Além disso, na segunda-feira, 21 de abril, será celebrado o feriado nacional de Tiradentes. Com isso, o expediente nas repartições públicas municipais será retomado apenas na terça-feira, dia 22 de abril.

O decreto foi publicado na edição desta segunda-feira (14) do Jornal Oficial do Município e ressalta que a decisão não se aplica aos serviços considerados essenciais, que continuarão funcionando normalmente para garantir o atendimento à população.

Apesar do ponto facultativo e dos feriados da Sexta-feira Santa e Tiradentes, o Centro Municipal de Pediatria vai funcionar normalmente das 7h às 18h no dias 17, 18 e 21 de abril.

General Girão recebe alta hospitalar após 12 dias internado para tratar infecção

 


O deputado federal General Girão (PL-RN) recebeu alta hospitalar nesta segunda-feira (14), após 12 dias de internação no Hospital Rio Grande, em Natal, para o tratamento de uma infecção bacteriana. Recuperado e em boas condições de saúde, o parlamentar deve retornar em breve às atividades presenciais na Câmara dos Deputados.

Mesmo durante o período em que esteve hospitalizado, Girão manteve sua agenda de trabalho de forma remota, atuando em defesa dos interesses do Rio Grande do Norte. Ao deixar o hospital, o deputado agradeceu à equipe médica e a todos os profissionais envolvidos em sua recuperação.

"Quero manifestar minha gratidão a toda a equipe de profissionais do Hospital Rio Grande, desde a equipe de apoio à equipe multidisciplinar, assim como à equipe de gestores da unidade. Recebi um atendimento de excelência de todos: maqueiros, equipe de limpeza, pessoal da Copa, técnicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas", afirmou.

Girão também fez agradecimentos especiais ao diretor Dr. Luiz Roberto, aos médicos Dr. Kleber Luz, Dr. Fernando Carriço, Dr. Vicente Rêgo, Dr. Álvaro Barros, Dr. Marcelo Cascudo e Dra. Michele Rigon, além do superintendente Antônio Linhares e sua esposa, Jayane Linhares.

"Minha sincera gratidão a todos! Agora, sigo pronto para continuar trabalhando ainda mais pelo nosso estado e pelo Brasil", declarou o parlamentar.

Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN acontece nos dias 25 e 26 de abril


11ª edição da Femptur – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN acontece nos dias 25 e 26 de abril, no Centro de Convenções de Natal, das 14h às 22h, com entrada e estacionamento gratuitos. A feira, organizada por Antônio Roberto Rocha e Gustavo Porpino, da Argus Eventos, é uma grande vitrine para o turismo do Rio Grande do Norte - RN.


Com estimativa de público em cerca de 14 mil pessoas para os dois dias, representando um crescimento de 25%, a Femptur contará com mais de 80 estandes já reservados, reunindo ampla variedade de produtos e experiências: passeios, viagens, artesanato, cultura, fotografias, gastronomia, agricultura familiar e oportunidades de negócios, tudo evidenciando as riquezas dos municípios potiguares em um ambiente voltado para regionalização e sustentabilidade.


Entre as novidades para esta edição, está o lançamento da campanha “Priorize o RN”, que busca incentivar a valorização do turismo local. A ação envolve iniciativas do setor e tem como pilares o artesanato, a cultura, a agricultura familiar e as viagens pelo estado. 


O evento tem apoio do Governo do RN, Emprotur, Prefeitura do Natal, Sebrae, Sistema Fecomércio, Banco do Nordeste, Data Show, Serhs Natal Grand Hotel & Resort e Natal Convention Bureau.

Prefeito Jaime Calado Resgata Tradição do Peixe e o Arroz da Semana Santa

 

Iniciamos a entrega do peixe e arroz com o coração cheio de gratidão, amor e respeito pelo nosso povo. Estamos cumprindo mais um compromisso do Plano de Governo que é a volta do Peixe da Semana Santa. Vamos continuar trabalhando por uma São Gonçalo Melhor e Mais Feliz. 

Jaime Calado - Prefeito de São Gonçalo do Amarante

São Gonçalo agora tem Prefeito @jaimecaladooficial

                    

Trabalhadores da empresa JMT cobram pagamento de salário atrasado


Funcionários da empresa JMT, que presta serviço ao Governo do Estado, voltaram a paralisar suas atividades nos hospitais públicos estaduais. Eles cobram o pagamento do salário referente a março, além dos valores do cartão-alimentação.

“Um absurdo isso que está acontecendo. O salário do mês de março ainda não foi efetivado e nós já estamos na metade do mês de abril. Além disso, também há o atraso de seis meses no repasse dos valores do cartão-alimentação”, informou Adjackson Carvalho, líder sindical.

O Sindicato dos Trabalhadores do Setor da Saúde de Mossoró (Sintrahpam) e o Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares (Sindhoteleiros) se uniram e enviaram uma notificação ao Governo reforçando a paralisação, que foi iniciada no sábado (12). Segundo Adjackson, devido à mobilização da categoria, apenas 30% dos funcionários estão trabalhando, acarretando na diminuição dos serviços nas unidades.

“Os hospitais estão funcionando sem alimentação para funcionários e acompanhantes, apenas para pacientes”, enfatizou.

O Jornalismo TCM entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), que se manifestou por meio de nota.

“A gestão da Sesap e a direção do Hospital Regional Tarcísio Maia informam que os pagamentos à empresa JMT já foram feitos, parte na semana passada e parte ontem (14). A situação foi informada tanto à própria empresa como ao sindicato que representa os profissionais terceirizados, com o objetivo de cancelar a paralisação dos serviços prestados no hospital. A direção aguarda que a situação entre empresa e profissionais seja solucionada o quanto antes.”

TCM Noticia

Dívida da Venezuela com o Brasil cresce e chega a 1,766 bilhão de dólares

 

A negociação da bilionária dívida da Venezuela com o Brasil segue empacada. E o valor do calote não para de aumentar. Só nos três primeiros meses do ano, o débito já ficou 53 milhões de dólares maior — cerca de 311 milhões de reais na cotação atual, de 5,87 reais.

No final de dezembro de 2024, a dívida somava 1,713 bilhão de dólares, incluindo juros de mora, de acordo com o Ministério da Fazenda. No dia 31 de março, último valor atualizado, estava em 1,766 bilhão de dólares. Convertidos hoje para a moeda brasileira, o rombo seria de 10,369 bilhões de reais.

Histórico da dívida

No fim de maio de 2023, quando Maduro foi recebido por Lula em Brasília com honras de chefe de Estado, a dívida era de 1,27 bilhões de dólares, referentes a operações de financiamento às exportações de bens e serviços por empresas brasileiras.

Em julho do mesmo ano, os governos dos dois países instalaram uma mesa técnica de negociações e tiveram duas reuniões virtuais até setembro, além de trocas de informações. Segundo o ministro Fernando Haddad, o objetivo era “reprogramar o pagamento”.

No final de maio de 2024, o débito já beirava 1,6 bilhão de dólares. E ficou 75 milhões de dólares maior em 31 de julho. De agosto a dezembro do ano passado, o rombo cresceu 39,7 milhões de dólares.

Veja

Inflação faz 58% dos brasileiros reduzirem compras de alimentos, diz Datafolha

 

A inflação levou 58% dos brasileiros a reduzir a quantidade de alimentos que costuma comprar, segundo pesquisa Datafolha. Entre os mais pobres, o percentual sobe para 67%.

De acordo com o levantamento, 8 em cada 10 brasileiros adotaram alguma mudança de hábito em resposta à inflação, como sair menos para comer fora de casa (61%), trocar a marca de café por uma mais barata (50%) e reduzir o consumo da bebida (49%).

O Datafolha ouviu 3.054 pessoas de 16 anos ou mais em 172 municípios entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa aponta também que um quarto da população diz ter menos comida do que o suficiente em casa. Para 6 em cada 10, a quantidade é suficiente; outros 13% dizem ser mais do que o necessário. Tecnicamente, não houve mudança nesses dados em relação à última pesquisa em que essa pergunta foi feita, em março de 2023 –considerando a margem de erro, não é possível dizer que houve oscilação em comparação ao início do governo.

Mudanças de hábitos de consumo

Além das mudanças de hábitos de consumo, o Datafolha questionou quais outras medidas foram adotadas para economizar. A mais comum, segundo a pesquisa, foi diminuir o consumo de água, luz e gás –metade dos brasileiros diz ter seguido esse caminho

Em segundo lugar, buscar outra fonte de renda foi a saída para 47%. Pouco mais de um terço (36%) diz ter reduzido a compra de remédios, 32%, que deixou de pagar dívidas, e 26%, que deixou de pagar contas de casa.

Quanto mais bolsonarista o entrevistado, maior o percentual dos que dizem ter adotado alguma dessas medidas. Quanto mais petista, menor.

O aumento de preços da comida vem sendo apontado como uma das principais razões para a baixa popularidade do governo Lula (PT).

Maioria crê que governo Lula tem muita responsabilidade pela alta de preço dos alimentos 

Para 54% dos brasileiros, o governo Lula tem muita responsabilidade pela alta de preço dos alimentos nos últimos meses. Outros 29% atribuem um pouco de culpa à administração atual. Apenas 14% afirmam que o Planalto não tem nenhuma responsabilidade.

Mesmo eleitores do presidente culpam em algum grau seu governo pelo problema –para 72% dos que dizem pretender votar em Lula, ele tem muita ou um pouco de responsabilidade.

Segundo o Datafolha, 29% fazem uma avaliação positiva do governo, percentual ligeiramente acima do encontrado na pesquisa anterior, de dezembro (24%), mas ainda inferior à reprovação, que chega a 38%.

Lula chegou a anunciar medidas para conter os preços, como isenção de imposto de importação sobre certos produtos. As ações, no entanto, ainda não surtiram efeito significativo.

Os entrevistados foram questionados sobre a parcela de culpa que atribuem a cinco motivos para a alta de preços: o governo Lula, a crise climática, as guerras no mundo, a crise nos Estados Unidos e os produtores rurais.

Em todos os grupos sociais, mais da metade dos entrevistados disse que o Planalto tem grande responsabilidade. A principal divergência é que, para aqueles com renda domiciliar mensal de até dois salários mínimos, produtores rurais carregam tanta culpa quanto.

Nesse segmento, 55% atribuem grande responsabilidade ao governo e 54%, aos produtores rurais –percentual bem superior ao observado nas demais faixas de renda. Entre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos, por exemplo, esse número cai para 41%.

Os mais ricos também são os que menos culpam as guerras no mundo (40%, contra 46%-48% nos demais segmentos) e a crise nos EUA (36%, em comparação com 39%-42% nos outros grupos) pela alta de preços.

Quando separados por intenção de voto na próxima eleição presidencial, eleitores de Romeu Zema (Novo) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) são os que mais veem o atual governo como culpado: 78% e 77%, respectivamente.

Para eleitores de Lula, produtores rurais e guerras carregam as maiores parcelas de culpa (57% e 55%, respectivamente).

Segundo dados mais recentes divulgados pelo IBGE, a inflação foi de 5,48% nos acumulado de 12 meses até março. No mês, a alta foi de 0,56%, puxada por alimentação e bebidas. A inflação nessa categoria acelerou de 0,70% em fevereiro para 1,17% na leitura mais recente.

Contribuíram para esse resultado as altas do tomate (22,55%), do ovo de galinha (13,13%) e do café moído (8,14%). Em 12 meses, a inflação desses itens foi de 0,13%, 19,52% e 77,78%, respectivamente.

Especialistas dizem que as variações de preço decorrem de uma combinação de fatores. No caso do ovo, o IBGE lista uma maior demanda em razão do retorno das aulas no país, as exportações devido a problemas de gripe aviária nos Estados Unidos e os impactos do calor na produção no Brasil.

No caso do café, os problemas de safra têm levado a uma disparada das cotações no mercado internacional. A alta de preços do tomate é atribuída ao clima: produtos in natura costumam apresentar oferta reduzida durante os meses mais quentes do ano.

Segundo o Datafolha, a parcela de brasileiros que viram a economia nacional piorar nos últimos meses cresceu dez pontos percentuais desde o fim do ano passado e agora representa 55% do total. É a primeira vez no terceiro mandato de Lula (PT) que a fatia corresponde à maioria dos entrevistados.

Folhapress