Microempreendedores
Desde o início da pandemia da covid-19, o Brasil ganhou 985 mil novos registros de microempreendedores individuais (MEIs). O número total de registros de MEIs atingiu 10,775 milhões no último dia 12 de setembro, ante 9,788 milhões no dia 7 de março. Os dados são do Portal do Empreendedor do governo federal.
De acordo com o G1, o número atual de registros mostra um avanço de 14% na comparação com o patamar do final de dezembro.O “empreendedorismo por necessidade” surge com o aumento do desemprego e maior flexibilização das relações da trabalho no Brasil. O MEI tem sido usado também como ferramenta para aumentar a renda e prestar serviços como pessoa jurídica por um menor custo.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o contingente de 10,8 milhões de MEIs já equivale a mais de um terço do número de empregos com carteira assinada no Brasil.
O Ministério da Economia divulgou esta semana que os MEIs eram responsáveis, no final de agosto, por 55% do total de 19,289 milhões de empresas ativas no Brasil.