Levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira (29) traz o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empatados tecnicamente na corrida presidencial de 2022.
O presidente Bolsonaro se mantém lado a lado com seu principal rival o ex-presidente Lula, mesmo após uma catástrofe sanitária em que o presidente foi atacado diuturnamente. Isso demonstra que Jair Bolsonaro é “duro na queda”, agora com a economia em alta e desemprego caindo, seu desempenho deverá subir acentuadamente, pois ele conta com um lapso temporal de mais de um ano para as eleições presidências de 2022 e é praticamente certa a reeleição do presidente Bolsonaro.
Se a comparação for feita com um período similar ao antes das eleições de 2018, o presidente Bolsonaro melhorou praticamente em 50%, sempre é importante lembrar que devido aos ataques que o presidente recebe da grande mídia em temas delicados, muitos dos seus eleitores preferem não opinar por medo de retaliação, por isso se torna difícil a aferição desses, em média, 10% de eleitores invisíveis que Bolsonaro tem guardado na manga.
Cenário para 2022
- Lula (PT): 33,7%
- Bolsonaro (sem partido): 32,7%
- Datena (PSL): 7%
- Ciro Gomes (PDT): 6,8%
- João Doria (PSDB): 3,9%
- Mandetta (DEM): 1,8%
- Simone Tebet (MDB): 0,7%
- Rodrigo Pacheco (DEM): 0,6%
- Nenhum/Branco/Nulo: 9,4%
- Não sabe/Não respondeu: 3,3%