domingo, 31 de outubro de 2021

Exame reconhece que fez “fake news”, altera reportagem e isenta Bolsonaro (veja o vídeo)

 

Jair Bolsonaro apresentou uma retratação feita pela revista Exame, sobre uma matéria publicada pela mesma e repercutida por ele, em sua live da quinta-feira retrasada (21), que acabou levando à retirada do vídeo do ar, sob a acusação de fake news.

A reportagem da Exame foi publicada em 20 de outubro de 2020 com o título “Algumas vacinas contra a covid-19 podem aumentar o risco de HIV”, e tinha como base um estudo da respeitada revista científica The Lancet, também de outubro de 2020.

No último domingo (24), a Exame reconheceu que havia publicado o conteúdo e induzido ao erro e, desde então, já fez quatro alterações no conteúdo original e também no título, como mostra esta reportagem do site Poder 360.Mesmo sob ataques da velha mídia, Bolsonaro reconheceu a retratação e elogiou a iniciativa da Exame, em sua em sua última live, na quinta-feira (28), “colocando uma pedra” sobre o assunto.

O fato, entretanto, leva a pensar sobre o motivo que levou o presidente a ser acusado de fake news por ter repercutido uma reportagem, sendo que a mesma, publicada e disponível para quem quisesse ler, por um ano inteiro(!), conseguiu passar isenta da análise dos “checadores”.

Veja o vídeo:

  • Jornal da cidade

Nenhum comentário:

Cármen Lúcia é eleita presidente do TSE e vai comandar as eleições de 2024; ministra substitui Moraes a partir de junho

  O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu, nesta terça-feira (7), a ministra Cármen Lúcia como nova presidente da Corte. Ela vai assumir ...