segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Delegação da Ucrânia chega a Belarus para negociar cessar-fogo com a Russia

 

Três representantes do governo da Ucrânia já estão em Belarus, país onde acontecerão as negociações em torno de um cessar-fogo. Na semana passada, o governo russo avisou que aceita discutir uma saída diplomática se os ucranianos baixarem as armas. A Ucrânia defende o fim dos ataques de forma bilateral.

Segundo comunicado de Kiev,as conversas já começaram. O governo ucraniano enviou, entre outros, o ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, conselheiro do chefe do gabinete do presidente da Ucrânia, Mykhailo Podoliak, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Mykola Tochytskyi. O presidente Volodymyr Zelensky não faz parte do grupo.

No domingo (27), Zelensky recusou conversas com a Rússia em Belarus, afirmando que o país é cúmplice da invasão, mas deixou a porta aberta para negociações em outros locais. Em um acordo firmado mais tarde, os países optaram por se encontrar em uma região fronteiriça, perto do rio Pripyat, localizado ao norte do país ucraniano.

Alexander Lukashenko, presidente da Belarus, assumiu a responsabilidade de garantir que todos os aviões, helicópteros e mísseis estacionados em território bielorrusso permaneçam no solo durante a viagem, sem atividades.

Nenhum comentário:

Câmara aprova projeto que denomina área do largo do Beco da Lama espaço cultural

  A Câmara Municipal de Natal aprovou, na manhã desta quarta-feira (08), durante sessão ordinária, o projeto de lei n.º 423/2023, de autoria...