segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Gigante petrolífera BP vende participação na estatal russa Rosneft

 


A gigante britânica de energia BP anunciou neste domingo (27) que estava se desfazendo de sua participação de 19,75% na Rosneft, uma empresa petrolífera controlada pela Rússia.

O CEO da BP, Bernard Looney, e o ex-executivo Bob Dudley também estão se demitindo do conselho da Rosneft, com efeito imediato. Looney era diretor da Rosneft como um dos dois diretores indicados pela BP desde 2020. Dudley era diretor desde 2013, disse a empresa.

A BP trabalha na Rússia há mais de 30 anos, mas a invasão russa da Ucrânia forçou a empresa a reavaliar sua participação.

“Esta ação militar representa uma mudança fundamental”, disse o presidente da BP, Helge Lund, em comunicado. “Isso levou o conselho da BP a concluir, após um processo completo, que nosso envolvimento com a Rosneft, uma empresa estatal, simplesmente não pode continuar.”

A BP vinha enfrentando uma pressão crescente do governo britânico para sair de sua participação na empresa, informou o The Wall Street Journal na semana passada. Autoridades britânicas estavam acusando a Rosneft de alimentar o avanço do Kremlin na Ucrânia, disse o jornal.

O secretário de negócios do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, que supostamente conversou com a BP na semana passada, disse no Twitter que saudou a decisão da empresa.

“A invasão não provocada da Ucrânia pela Rússia deve ser um alerta para as empresas britânicas com interesses comerciais na Rússia de Putin”, disse Kwarteng.

A Rosneft contribuiu com cerca de um terço da produção de petróleo e gás da BP, de acordo com o Journal.

Como resultado da alienação de sua participação, a BP disse que espera relatar um encargo não monetário significativo com seus resultados do primeiro trimestre de 2022 em maio.


G.B.

Nenhum comentário:

Câmara aprova projeto que denomina área do largo do Beco da Lama espaço cultural

  A Câmara Municipal de Natal aprovou, na manhã desta quarta-feira (08), durante sessão ordinária, o projeto de lei n.º 423/2023, de autoria...