Marisa Santos, desembargadora e nova presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF – 3), proferiu críticas severas em direção das declarações do deputado Arthur do Val, vulgo Mamãe Falei, acerca das mulheres ucranianas. Ao assumir o cargo, no Dia Internacional da Mulher, na última terça-feira (8), a magistrada, no decorrer do seu discurso, pediu para que o político “recolhe-se à insignificância”.
“Senhor parlamentar, peça perdão à sua mãe, peça perdão por desonrar um dos poderes da República, peça perdão por desonrar a República e depois recolha-se à insignificância dos medíocres”, disse ela.
A declaração da desembargadora a respeito do parlamentar foi durante o seu discurso, quando ela mencionou “as lamentáveis declarações de certo parlamentar sobre mulheres ucranianas no meio da guerra”. Em determinado momento, Marisa ainda rebateu a fala do político de que as mulheres ucranianas seriam “fáceis”.
“Com muita facilidade damos a vida pelas pessoas que amamos; com muita facilidade renunciamos a tudo por nossos filhos e nossas filhas; com muita facilidade renunciamos aos nossos sonhos para que nossos lares tenham paz. Também somos difíceis! Difíceis de desistir”, acrescentou.