Os bancos de leite materno do Rio Grande do Norte precisam de doações para conseguir atender mais bebês. Para facilitar e incentivar essas doações, o Corpo de Bombeiros tem um programa que busca o leite na casa das doadoras.
“Inicialmente, a equipe do banco de leite vai à residência da mulher para explicar como funciona o processo de ordenha e, em seguida, nossa viatura passa para pegar o leite de acordo com a produção dessa mãe”, explicou o tenente Cleonício Ribeiro da Silva, coordenador do programa Bombeiro Amigo do Peito.
Nos meses de janeiro e fevereiro de 2023, os atendimentos realizados pelo programa Bombeiro Amigo do Peito resultaram na coleta de 608,1 litros de leite, distribuídos para 749 bebês. Esses dados são referentes à área de jurisdição do 1º Grupamento de Bombeiros, ou seja, municípios da Região Metropolitana de Natal.
Criado em 2002 pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com os bancos de leite, o Programa “Bombeiro Amigo do Peito” tem como objetivo diminuir a mortalidade infantil e alimentar crianças recém-nascidas desnutridas e portadoras de deficiências físicas, filhos de mães que não produzem leite materno ou que tenham dificuldade de amamentar.
Informações sobre o agendamento de visitas da Coordenadoria Estadual do Banco de Leite podem ser obtidas através do telefone 0800-722-24-00 ou 3215-5957, das 7 às 18 horas, de segunda à sexta.
Já o contato com a seção do Corpo de Bombeiros, que coordena o Programa Bombeiro Amigo do Peito, é feito pelo 9.8129-5499, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.