quarta-feira, 31 de maio de 2023

31 DE MAIO - DIA MUNDIAL SEM TABACO: ENTENDA O PAPEL DO TABAGISMO NA SUA SAÚDE

 

Criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado anualmente no dia 31 de maio. A data foi criada para alertar as pessoas sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. Entre elas estão os diversos tipos de câncer e enfisemas pulmonares.

Todos os anos, o cigarro mata mais de 6 milhões de fumantes e quase 900 mil fumantes passivos, ou seja, pessoas que não fumam, mas que se expõem à fumaça de tabaco.

Doenças cardiovasculares e diversos tipos de cânceres, entre eles o de pulmão, laringe e boca, são as principais consequências do tabagismo e grandes responsáveis por ceifar milhares de vidas.

Males do Tabagismo

A nicotina tem efeitos maléficos e é considerada uma droga que chega a atingir o cérebro mais rápido que a cocaína, em 0,7 segundos. Estudos recentes mostram que aumentou o número de fumantes passivos, ou seja, aqueles que estão ao redor do dependente. A fumaça liberada pela ponta do cigarro, que às vezes é inalada pelo fumante passivo, contém três vezes mais nicotina e monóxido de carbono, e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça tragada pelo fumante.

O tabagismo ainda está associado a doenças cardiológicas, Acidente Vascular Cerebral (AVC), enfisema e embolia pulmonar. Este último acomete principalmente as mulheres, que têm uma probabilidade maior de ter trombose.

O enfisema pulmonar é uma doença grave e atinge cerca de 15% da população brasileira, o que equivale a 10 milhões de pacientes. Sua evolução leva até a dependência de oxigênio. A doença, pouco diagnosticada e tratada, pode ser evitada com o controle do tabagismo. O consumo do tabaco também provoca problemas na pele, como ressecamentos, além de rouquidão na voz.

Sempre é tempo de parar

Parar de fumar sempre vale a pena e só traz benefícios para a saúde. A cada 20 minutos após parar de fumar, por exemplo, a pressão sanguínea volta ao normal. Depois de duas horas não há mais nicotina no sangue. Em oito horas sem cigarro, o nível do oxigênio do sangue volta ao normal e após 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.

Nenhum comentário:

Câmara banca farra de deputados no exterior

  Plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Agência Câmara) Cláudio Humberto Os deputados federais seguem uma de suas mais tristes “tradições”...