Comerciantes da orla de Ponta Negra se queixam do baixo movimento desde que os Boletins de Balneabilidade, divulgados pelo Idema Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (IDEMA), passaram a alertar sobre a baixa qualidade da água. As águas da praia mais famosa de Natal foram consideradas mais uma vez impróprias para banho no último levantamento.
O comerciante João Gladston relata que os turistas desistem de ficar na praia após perceberem a placa de alerta. “Os turistas que percebem mais a placa, não vejo banhistas natalenses notarem nem falarem sobre. Esse período já não é muito favorável para o comércio, mas com alertas desse tipo estão piorando. Com as chuvas sempre pioram, porque é quando os esgotos escoam para a praia e aí já sabemos que a situação vai piorar”, conta João.
Os trabalhadores da orla se queixa da falta de melhorias no escoamento de esgotos e dizem que é uma problemática antiga “Após a chuva nós já ficamos esperando a redução do movimento, mas nessa situação de escoamento de esgotos o quadro se torna ainda pior”, conta o vendedor Sávio Luiz.
Ele também denuncia a falta de infraestrutura para melhor receber os turistas que escolhem Ponta Negra como destino. “Está cada dia mais difícil enxergar o comércio aqui como atraente para turistas. A orla está pior a cada dia, não temos estrutura boa de banheiros para oferecer à clientela, e propõem essas obras da engorda mas não sei se vai melhorar como prometem”, reclama Sávio.
Mesmo com as notificações e placa de alerta, banhistas locais continuam freqüentando a praia. “Frequento aqui sempre e não estava sabendo desses alertas, não vi nada sobre nas redes sociais, que é o meio de informação que mais uso. Sei que já houveram avisos no passado, mas nessas últimas semanas eu não estava sabendo de nenhum”, conta Sueli Paes, natalense frequentadora de Ponta Negra.
O último boletim foi divulgado no dia 25 de maio e apontou como “imprópria para banho” pontos das praias de Ponta Negra, Via Costeira, Areia Preta e Redinha. Também foi classificado como “imprópria para banho” em Nísia Floresta as águas próximas à Foz do Rio Potengi.
Apesar do desconhecimento de muitos, os turistas estão cientes da situação da Praia de Ponta Negra. “Antes mesmo de chegarmos em Natal, já vinha procurando saber de como estava o tempo por aqui, para planejar nossos passeios. Foi quando vi notícias sobre a água estar imprópria para banho”, conta a carioca Miriam Lima.
Sua amiga também se disse desencorajada com as condições da água da praia. “Chegamos aqui em Ponta Negra mas ainda não tivemos coragem de entrar na água, sabemos do risco que pode ter à nossa saúde”, declara a turista Sheila Macedo.