O Governo do Rio Grande do Norte e a Prefeitura do Natal publicaram nesta sexta-feira (28) seus editais para seleção de profissionais com interesse em comercializar e divulgar produtos na 39ª Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó (FAMUSE). Neste ano, o evento acontece de 24 a 28 de julho e será sediado na praça Eduardo Gurgel, conhecida como Praça do Rosário, em Caicó.
Chamada pública do Estado
Para a chamada do Estado, estão sendo ofertadas 34 oportunidades. Destas, 30 são para artesãos individuais e quatro para associações e cooperativas. São pré-requisitos para concorrer às vagas ter mais de 18 anos e estar cadastrado no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), com Carteira Nacional dentro do prazo de validade. Em relação às organizações, os associados devem conter o mesmo documento e cadastro.
As inscrições para os interessados na seleção já podem ser realizadas, com prazo final no dia 8 de julho. O procedimento pode ser efetivado por meio do e-mail, onde o profissional deve encaminhar os documentos exigidos com o nome da feira no assunto, ou presencialmente na Casa do Artesão do Seridó. A documentação necessária para cada caso e os detalhes do cadastro estão disponíveis no edital, disposto na página 12 do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (28).
Na chamada do Estado, conforme adverte o edital, os selecionados deverão arcar com as próprias despesas de passagens para a feira, transporte das peças, hospedagem e alimentação durante todo o evento.
Edital da Prefeitura do Natal
No edital da Prefeitura do Natal, por sua vez, estão sendo ofertadas 14 oportunidades. Desse total, 12 são direcionadas aos artesãos individuais e duas para empreendimentos econômicos solidário. Aliado a isso, 70% das vagas serão preenchidas por artesãos de Natal; 20% preenchidos por profissionais da Região Metropolitana e 10% pelas pessoas inscritas no Cadastro Único e cuja renda per capita mensal seja igual ou inferior a R$ 218.
As inscrições dos interessados serão gratuitas e realizadas presencialmente no Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária, localizado no Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo, em Natal. O período de realização do procedimento acontece nos dias 1º e 02 de julho, das 9h às 13h. No dia 3 de julho, prazo final, o atendimento será de 9h às 12h.
No caso da chamada da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) arcará com as despesas de traslado para o evento.