Currais Novos (RN): Mina de ouro é de céu aberto e vai a 330 metros

 

Com  reservas provadas e comprovadas, o projeto de exploração de ouro no RN, tem potencial de 785 mil onças de ouro e os recursos medidos e indicados da Mina Aura Metals com um  potencial de 1687 mil onças de ouro

O projeto é composto por uma mina à céu aberto, que pode ir até 300 metros abaixo da superfície, e tem uma vida útil estimada de mais 10 anos (que pode se expandir).

O Idema emitiu, semana passada, uma Licença de Instalação para o projeto de extração e beneficiamento de ouro, em uma área de 490 hectares, na zona rural de Currais Novos, no Seridó; distante 170 km de Natal.

A mina de ouro do projeto Borborema é uma das maiores do Brasil, segundo o órgão. A empresa anuncia a criação de 747 empregos diretos durante a fase de construção, e 600 empregos diretos durante a operação.

Foi no Governo Gaspar Dutra (em 14/03/1946) emitida a primeira autorização para a exploração de Ouro, em Currais Novos, com a concessão feita aos empresários norte-rio-grandense Sérvulo Pereira de Araújo e João Galdino de Alencar.

TN