PREFEITO JAIME CALADO RECEBEU O ATLETA @maycongabrielbjj1.

 

🥇🥇 Coração cheio de orgulho em receber o nosso atleta @maycongabrielbjj1 Campeão Europeu de Jiu-Jitsu que brilhou muito na competição e trouxe para São Gonçalo, o Rio Grande do Norte e o Brasil duas reluzentes medalhas de ouro. Feito histórico e inédito para nossa cidade e que merece todo o nosso reconhecimento. 

Conosco também a nossa secretária de Juventude, Esporte e Lazer, Rayane Rocha, o professor Emerson Martins, da Academia ZRTeam, treinador do Maycon, e a equipe da Semjel formada pelo professor Fernando Lima (coordenador de esportes), professor Júlio César (chefe de gabinete) e Breno Slick (assessor técnico).

Jaime Calado

https://www.instagram.com/p/DFgRvFzyuc3/?igsh=bndwcnhwcXB6NHZ1

Casa Branca confirma que tarifas de Trump sobre Canadá, México e China serão aplicadas neste sábado

 Presidente Donald Trump. Foto: Reprodução/ Instagram

Presidente Donald Trump. Foto: Reprodução/ Instagram

O presidente Donald Trump aplicará tarifas de 25% sobre as importações do Canadá e do México e de 10% sobre os produtos da China a partir deste sábado, 1°, informou a Casa Branca. O governo americano não detalhou se haverá isenções às medidas que poderiam resultar em rápidos aumentos de preços para os consumidores americanos.

Trump vinha ameaçando com as tarifas para garantir maior cooperação dos países para impedir a imigração ilegal e o contrabando de produtos químicos usados para o fentanil, mas também prometeu usar as tarifas para impulsionar a fabricação nacional e aumentar a receita do governo federal.

“A partir de amanhã (sábado, 1°), essas tarifas estarão em vigor”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, aos repórteres. “Essas são promessas feitas e cumpridas pelo presidente.”

As tarifas acarretam riscos políticos e econômicos para Trump, que está há apenas duas semanas em seu segundo mandato. Muitos eleitores apoiaram o republicano com a promessa de que ele poderia conter a inflação, mas a possibilidade de tarifas poderia desencadear preços mais altos e potencialmente perturbar os setores de energia, automotivo, madeireiro e agrícola.

Trump havia dito que estava avaliando a possibilidade de conceder uma isenção para as importações de petróleo canadense e mexicano, mas Leavitt disse que não tinha informações para compartilhar sobre a decisão do presidente em relação a quaisquer possíveis exceções.

Os Estados Unidos importaram quase 4,6 milhões de barris de petróleo diariamente do Canadá em outubro e 563 mil barris do México, segundo a Administração de Informações sobre Energia. A produção diária dos EUA durante este mês foi, em média, de quase 13,5 milhões de barris por dia.

Trump já havia declarado anteriormente que uma tarifa de 10% sobre as importações chinesas se somaria a outros impostos de importação cobrados sobre produtos do país. Tanto o Canadá quanto o México disseram que prepararam a opção de tarifas retaliatórias a serem usadas, se necessário, o que, por sua vez, poderia desencadear um conflito comercial mais amplo que, segundo análises econômicas, poderia prejudicar o crescimento e acelerar ainda mais a inflação.

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse nesta sexta-feira, 31, que o Canadá está pronto para responder se Trump avançar com as tarifas, mas não deu detalhes. “Estamos prontos com uma resposta, uma resposta proposital, enérgica, mas razoável e imediata”, disse ele. “Não é o que queremos, mas se ele avançar, nós também agiremos.”

Trudeau disse que as tarifas teriam “consequências desastrosas” para os EUA, colocando em risco os empregos americanos e provocando o aumento dos preços. Trudeau reiterou que menos de 1% do fentanil e das passagens ilegais para os EUA vêm do Canadá.

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, disse também nesta sexta-feira que o México tem mantido um diálogo com a equipe de Trump desde antes de ele retornar à Casa Branca, mas enfatizou que o México tem um “Plano A, Plano B, Plano C para o que o governo dos Estados Unidos decidir”.

“Agora é muito importante que o povo mexicano saiba que sempre defenderemos a dignidade de nosso povo, sempre defenderemos o respeito à nossa soberania e um diálogo entre iguais, como sempre dissemos, sem subordinação”, disse Sheinbaum.

Fonte: Estadão

Homem invade casa, tenta matar morador, depois estupra menina de 10 anos e é preso em São José de Mipibu

 Ele foi preso policiais civis da 40ª Delegacia de Polícia (DP) de Governador Dix-Sept Rosado. Foto: PC/ASSECOM

Homem foi preso em flagrante nesta sexta-feira em São José de Mipibu - Foto: PCRN / Reprodução

Um homem de 24 anos foi preso nesta sexta-feira, em São José de Mipibu, na Grande Natal, suspeito dos crimes de tentativa de homicídio contra um homem e estupro de vulnerável contra a filha da vítima, uma criança de 10 anos.

De acordo com as investigações, na noite desta quinta (30), o homem invadiu uma casa e agrediu o morador com golpes de faca e de enxada. Atingida na cabeça, a vítima ficou gravemente ferida. O homem foi socorrido e segue internado. No momento da agressão, a filha dele, que estava a caminho do banho, presenciou os atos violentos.

Após a tentativa de homicídio, o suspeito se voltou contra a criança e praticou “atos libidinosos” contra a criança, que conseguiu se desvencilhar e correu para a rua, onde um morador presenciou a cena e interveio. Neste momento, o bandido fugiu.

Com base nas características do agressor e nas diligências imediatas realizadas pela equipe da 24ª DP, o investigado foi identificado, localizado e preso em flagrante nesta sexta-feira.

O conduzido foi encaminhado à delegacia para os procedimentos cabíveis e, posteriormente, será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Cursos Profissionalizantes da Carreta-Escola do Senac começam na segunda-feira 03.02

 


As inscrições para os cursos profissionalizantes da Carreta-Escola do Senac começam na segunda-feira 03.02 e vão até dia 10.02.2025, na Central Municipal de Serviços que fica na Praça da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante. O horário de inscrição é das 8h às 12h e das 13h às 16h (seg a sex).

A capacitação é uma parceria do Senac, Fecomércio RN, Prefeitura Municipal e CDL São Gonçalo do Amarante. Estão sendo disponibilizados os cursos Operar Sistemas Operacionais, Formação Excel, Noções Básicas de Rotinas Administrativas, Gestão de Marketing de Vendas, Qualidade no Atendimento e Estratégia de Negociação para Vendedor.

A data de início das aulas é 17.02.2025. Garanta sua vaga e invista nos seus conhecimentos!
👏🏻💙🇦🇽

Supermercados do RN estão reduzindo lucro para não repassar aumentos, diz presidente de associação

 Presidente da Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), Gilvan Mikelyson - Foto: YouTube / Reprodução

Presidente da Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), Gilvan Mikelyson - Foto: YouTube / Reprodução

O presidente da Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn), Gilvan Mikelyson, afirmou que os supermercados do Estado estão absorvendo parte dos aumentos nos preços para evitar um impacto maior para os consumidores. Segundo ele, existe um equívoco na percepção de que o setor se beneficia da inflação, quando, na realidade, está enfrentando dificuldades para manter os preços acessíveis.

“Existe um estigma de que o supermercado ou o supermercadista está ganhando com isso, com a inflação. E é errado pensar dessa forma. Pelo contrário, cada vez mais a gente não consegue repassar”, declarou Mikelyson, em entrevista à 98 FM nesta quinta-feira. Ele destacou que os supermercados atuam como repassadores, e não como produtores, o que os impede de controlar os preços dos produtos que comercializam.

Para minimizar os impactos no bolso do consumidor, os empresários do setor estão utilizando estoques antigos e reduzindo suas margens de lucro. “Não repassamos todos os aumentos de uma vez. Usamos, às vezes, um estoque de segurança para manter o preço antigo, reduzimos nossa margem de contribuição para os produtos, para não obstruir o consumo e a venda”, explicou.

O presidente da Assurn citou o exemplo do café, cujo preço do pacote de 250 gramas poderia estar em torno de R$ 15, mas ainda pode ser encontrado por valores menores devido ao uso de estoques antigos. “É o esforço do empresário, da loja, deixando sua margem mais achatada para manter o mínimo de consumo”, afirmou.

Ele também mencionou o impacto nos preços de produtos como óleo, tomate e leite. Segundo Mikelyson, houve momentos em que os produtores seguraram os reajustes, mas, quando precisaram repassar, o aumento veio de uma só vez, surpreendendo os consumidores. “Quando você consome o seu estoque, vai chegar um momento que você precisa comprar novamente, mas já não consegue mais pelo preço antigo. E aí o repasse acontece de forma acumulada, causando um impacto repentino”, explicou.

Mikelyson ressaltou que a falta de previsibilidade tem sido um grande desafio para os lojistas, tornando a gestão de compras e precificação uma tarefa cada vez mais complexa. “Hoje, a previsibilidade nas áreas comerciais das empresas, para acertar o volume de compra, o preço de compra e como será repassado para o consumidor, tem sido um desafio muito grande”, concluiu.

PAGAMENTO EM DIA: Prefeitura de São Gonçalo quitou folha de janeiro nesta sexta-feira (31)


 A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realizou, nesta sexta-feira (31), o pagamento dos salários de janeiro para todos os servidores municipais, incluindo ativos, inativos e pensionistas. A medida injeta R$ 15 milhões na economia local e reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização do funcionalismo público.

Além dos vencimentos, também será pago o terço de férias dos professores da rede municipal de ensino, além do reajuste do piso nacional. 

O prefeito Jaime Calado destacou que a regularidade com os salários dos servidores é prioridade, apesar dos desafios enfrentados em janeiro, como o bloqueio de algumas contas da Prefeitura devido a atrasos no pagamento de parcelas de um empréstimo contratado pela gestão anterior.

“Eu agradeço à nossa equipe pelo trabalho extraordinário”, afirmou o prefeito ao anunciar o pagamento. “O mais importante é que o dinheiro já está na conta dos servidores. São R$ 15 milhões movimentando nossa economia”, concluiu.

Polícia flagra prostituição em bar e resgata adolescente em Acari; três são presos

 Trio foi preso em flagrante por favorecer prostituição de adolescente em bar - Foto: PCRN / Reprodução

Trio foi preso em flagrante por favorecer prostituição de adolescente em bar - Foto: PCRN / Reprodução

Três homens foram presos em flagrante, nesta quinta-feira, suspeitos de exploração sexual infantil e tráfico de drogas no município de Acari, na região do Seridó do Rio Grande do Norte. A ação foi realizada pelas polícias Civil e Militar, através da 93ª Delegacia de Polícia de Acari e do 13º Batalhão da PM.

As investigações apontam que os crimes ocorreram em um bar localizado no bairro Petrópolis. A partir de uma denúncia anônima, as equipes policiais realizaram diligências e constataram que o estabelecimento funcionava como ponto de prostituição, contando com quartos mobiliados.

Durante a ação, foram apreendidas porções de cocaína e maconha, uma balança de precisão, um caderno com anotações, dinheiro em espécie e uma adolescente, que confirmou a prática de exploração sexual para fins comerciais.

Diante dos fatos, os três suspeitos receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia para os procedimentos cabíveis. Posteriormente, foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

‘Praia Calma’: Polícia prende 2 suspeitos de operar tráfico de drogas em Muriú e Jacumã

 Mandados foram cumpridos nesta quinta-feira em Muriú - Foto: PCRN / Reprodução

Mandados foram cumpridos nesta quinta-feira em Muriú - Foto: PCRN / Reprodução

A Polícia Civil deflagrou nesta quinta-feira (31) a Operação Praia Calma. Segundo o delegado Filipe Câmara, da 22ª DP de Ceará-Mirim, a ação tem como objetivo combater o tráfico de drogas nas praias de Muriú e Jacumã. Durante a operação, dois homens foram presos: um de 30 anos e outro de 35 anos. Os dois são suspeitos da prática do crime de tráfico de drogas.

A prisão foi realizada na praia de Muriú, localizada no município de Ceará-Mirim. De acordo com as investigações, os homens são suspeitos de integrar uma organização criminosa responsável pela comercialização de entorpecentes na região.

Foi constatado também que eles já foram presos anteriormente pela suspeita da prática do mesmo crime, somado ao de porte ilegal de arma de fogo. Durante a realização das diligências, foram apreendidos vários apetrechos para o tráfico, celulares e quantidade em dinheiro fracionado.

A ação contou ainda com o apoio da 14º Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Ceará Mirim, da 21ª Delegacia de Polícia (DP) de São Gonçalo do Amarante, 23ª Delegacia de Polícia (DP) de Extremoz e da 29ª Delegacia de Polícia (DP) de Ielmo Marinho.

Os homens foram conduzidos à Delegacia para a realização dos procedimentos cabíveis e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Trump ameaça impor tarifa de 100% ao BRICS se o bloco deixar o dólar

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou taxar em 100% os produtos dos países membros dos Brics, caso o bloco substitua o dólar como moeda de reserva. O Brics inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de alguns outros países que se juntaram nos últimos anos, caso do Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e a Indonésia.

O bloco não tem uma moeda comum e as discussões sobre o tema ganharam força depois que o Ocidente impôs sanções à Rússia devido à guerra na Ucrânia. “Vamos exigir um compromisso desses países aparentemente hostis de que eles não criarão uma nova moeda do Brics nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar dos EUA, ou enfrentarão tarifas de 100%,” disse Trump em uma publicação na rede social Truth Social, reiterando o que já havia dito em novembro do ano passado, logo após vencer as eleições presidenciais. Na época, a Rússia disse que qualquer tentativa de forçar o uso do dólar teria o efeito contrário.

No entanto, recente estudo do Centro de GeoEconomia do Atlantic Council no ano passado mostrou que o dólar dos EUA continua sendo a principal moeda de reserva global, e nem o euro nem os países do Brics conseguiram reduzir significativamente a dependência mundial do dólar.

“Não há chance de que o Brics substitua o dólar dos EUA no comércio internacional ou em qualquer outro lugar, e qualquer país que tentar deve se preparar para tarifas e dar adeus à América!”, afirmou Trump.FOTO: EFE

Veja

Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante Convida toda População

 


A sessão solene que ocorrerá na próxima segunda-feira, 3, marcará o início dos trabalhos do Legislativo Municipal do ano de 2025.

A sessão é aberta para toda a população são-gonçalense e será realizada na Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, a partir das 16h.


#camarasga #legislativo #sessaosolene #leituraanual

MESMO DIANTE DAS DIFICULDADES , PREFEITO JAIME CALADO HONRA COMPROMISSO COM FUNCIONALISMO.


É obrigação? É sim! 👍🏼 Mas diante de todas as dificuldades financeiras, a Prefeitura de São Gonçalo honra o compromisso de pagar os salários dos servidores efetivos e comissionados dentro do mês trabalhado.

No ano do Centenário de Dona Militana, prefeito Jaime Calado cria a Secretaria Municipal de Cultura


Aconteceu nesta quinta-feira (30), no Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante, a solenidade de sanção da lei que institui a Secretaria Municipal de Cultura, um marco para a valorização e fortalecimento das políticas culturais no município.


A festa da cultura popular contou com a presença de diversos artistas, grupos de folclore, de dança, de teatro, de quadrilhas juninas e outras manifestações da cidade, que lotaram as dependências do teatro para prestigiar o momento histórico.


Além do prefeito Jaime Calado e da primeira-dama e senadora Zenaide Maia, marcaram presença: a secretária estadual de Cultura, Maryland Brito, representando a governadora Fátima Bezerra; a deputada estadual Terezinha Maia; o vice-prefeito Flávio Henrique; o presidente da Câmara de São Gonçalo, vereador Nonato Queiroz, representando os demais vereadores presentes.

Na ocasião, o ator e advogado Gleydson Almeida foi nomeado titular da nova pasta. Atual presidente da Fundação Cultural Dona Militana, ele acumulará as duas funções, dando continuidade ao trabalho já desenvolvido na área cultural da cidade.

Ao ser empossado no novo cargo, Gleydson convidou para subir ao palco os representantes de todos os grupos artísticos que estavam presentes no teatro. Ao lado deles, ele se comprometeu a lutar cada vez mais para fortalecer a cultura do município.

“Estamos aqui reunidos não apenas para celebrar a sanção de uma lei, mas para honrar uma trajetória de luta, resistência e dedicação dos nossos artistas, dos nossos mestres e de todos aqueles que, ao longo das décadas, mantiveram viva a alma cultural deste município”, destacou o secretário.

Em seu discurso, bastante emocionado, ele homenageou a importância de Dona Militana. “Este momento é ainda mais especial por ser o ano do Centenário de Dona Militana, a maior romanceira do Brasil, filha ilustre desta terra e símbolo da nossa rica tradição cultural. A sanção desta lei também faz parte dessa grande festa de celebração da memória e do legado de Dona Militana, que imortalizou em sua voz as histórias e os romances que representam a essência do nosso povo”, destacou.
A solenidade contou também com a presença de gestores de cultura de outros municípios, produtores culturais de todo o estado, além de secretários da gestão.

O prefeito Jaime Calado, ao assinar a lei que cria a nova secretaria, disse: “Tudo isso traduz porque São Gonçalo é, de fato e de direito, o Berço da Cultura do Rio Grande do Norte”. E citou a poetisa Cora Coralina: “Nada vale a pena se não tocar o coração das pessoas. E é isso que a cultura faz, tocar o coração das pessoas. E cabe a nós passar para novas gerações essas emoções criadas pelos nossos artistas. Eu estou muito feliz de poder contribuir para perpetuar isso”.

TRE-SP cassa mandato de Carla Zambelli e determina inelegibilidade de 8 anos

 Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) - Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) - Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu nesta quinta-feira (30) cassar o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL) e determinar sua inelegibilidade por oito anos. A decisão se deu por 5 a 2 na ação proposta pela deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL). O TRE reconheceu ter havido uso indevido dos meios de comunicação e prática de abuso de poder político nas eleições de 2022. Zambelli ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em nota publicada após a decisão, a parlamentar afirmou que “o o TRE-SP entendeu por anular os votos de 946.244 cidadãos paulistas e cassar meu mandato de deputada federal”.

“Essa decisão não tem efeitos imediatos, e irei continuar representando São Paulo e meus eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis. Fica claro que a perseguição política em nosso país, contra os conservadores, é visível como o Sol do meio-dia. Continuarei a lutar todos os dias de minha vida ao lado de vocês, para que tenhamos a esperança de um Brasil próspero e digno para o povo brasileiro”, disse Carla Zambelli.

O caso começou ser julgado em dezembro, quando o relator José Antonio Encinas Manfré votou pela cassação pela inelegibilidade. No voto, ele enfatizou que a parlamentar publicou conteúdos que buscavam desacreditar o sistema eleitoral e disseminar informações falsas, como uma notícia inverídica sobre suposta manipulação das urnas eletrônicas em Itapeva, no interior de São Paulo, durante as eleições gerais de 2022.

“Não é demasiado se reconhecer que as condutas da representada alcançaram repercussão e gravidade aptas a influenciar na vontade livre e consciente do eleitor e em prejuízo da isonomia da disputa eleitoral. Portanto, realidades justificadoras da cassação do diploma de deputada federal e da declaração de inelegibilidade, sanções a ela impostas por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação”, argumentou.

Fonte: CNN Brasil

Banco do Brasil e Banco Industrial suspendem empréstimos consignados para servidores do RN

 

Agência do Brasil localizada no Centro Administrativo do Estado, onde fica a Governadoria - Foto: Fábio Santos

O Banco do Brasil e o Banco Industrial suspenderam a concessão de novos empréstimos consignados para servidores públicos estaduais. O bloqueio ocorre porque o Governo do Rio Grande do Norte interrompeu o repasse de parcelas vencidas de empréstimos já efetuados.

Isso significa que o Governo do Estado faz o desconto do valor do empréstimo no contracheque dos servidores, mas não está repassando aos bancos.

De acordo com o Sindicato dos Servidores da Administração Direta do governo (Sinsp), a suspensão de novos empréstimos está acontecendo desde pelo menos 11 de janeiro.

Além de não conceder novos empréstimos, o Banco Industrial também negativou o CPF de alguns servidores.

“O dinheiro é do servidor, e não há qualquer explicação cabível para que seu dinheiro privado não seja repassado ao banco o qual o servidor assinou contrato para ter acesso ao empréstimo consignado”, afirma o Sinsp, em nota. “Esse também é um crime fiscal que pode levar a governadora Fátima Bezerra a responder por crime de responsabilidade fiscal”, acrescenta o sindicato.

Procurado, o secretário estadual de Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, informou que os repasses atrasados devem ser efetuados nos próximos dias. Segundo ele, a expectativa é que os consignados sejam liberados novamente no dia 10 de fevereiro.

98fm

Salários de Lula, parlamentares e ministros aumentam para R$ 46,3 mil a partir deste sábado (1º)

 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante solenidade em Brasília - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Lula, parlamentares e ministros aumentam para R$ 46,3 mil a partir deste sábado (1º) - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O salário do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de ministros do governo e de parlamentares do Congresso vai subir para R$ 46.366,19 a partir de sábado, 1º de fevereiro.

O valor representa um aumento de 5,36% em relação ao salário que receberam até janeiro deste ano e equivale a mais de 30 salários mínimos.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e o procurador-geral da República também receberão o aumento salarial.

O reajuste está previsto em lei aprovada no Congresso em dezembro de 2022 e previa um aumento escalonado, realizado em quatro etapas.

Os salários tiveram reajustes em janeiro e abril de 2023, fevereiro de 2024 e, por último, 1º fevereiro de 2025.

  • Em janeiro de 2023 o salário passou para R$ 39.293,32
  • Em abril de 2023, o valor subiu para R$ 41.650,92
  • Já em fevereiro de 2024 passaram a receber R$ 44.008,52 por mês.

A medida igualou os salários de parlamentares e autoridades do Executivo ao dos integrantes do STF.

Em 2022, quando a proposta foi aprovada, o chefe do Executivo, o vice e seus ministros recebiam por mês R$ 30.934,70. O aumento total será cerca de 50%.

Já os parlamentares recebiam R$ 33.763,00 ao mês na época e terão um reajuste de 37% no salário.

O salário dos ministros do Supremo e do chefe da PGR vai ter um reajuste final de 18%. O salário era de R$ 39.293,32 em dezembro de 2022.

O objetivo do projeto era manter o equilíbrio remuneratório entre as autoridades máximas dos Poderes da República. O último aumento para presidente, vice, ministros e parlamentares tinha sido em 2014.

Os salários dos magistrados da Suprema Corte servem de teto para toda a administração pública. Ou seja, nenhum servidor pode ganhar mais que um ministro do STF.

Fonte: g1

Rombo bilionário dos Correios prejudica conta de estatais e preocupa governo

 Foto: Reprodução

Rombo bilionário dos Correios prejudica conta de estatais e preocupa governo - Foto: Reprodução

Os Correios são uma das principais razões para o aumento do déficit das estatais em 2024. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação (MGI), a estatal registrou um rombo de R$ 3,2 bilhões no ano passado.

O termo “déficit” significa que o gasto somado dessas estatais foi maior que a receita que elas conseguiram gerar no ano.

O resultado dos Correios representa 50% do déficit total de 20 estatais federais, de R$ 6,3 bilhões (sem considerar as exceções previstas no orçamento). A conta exclui grandes empresas, como Petrobras e Banco do Brasil.

“Uma boa parte da explicação do aumento do déficit é o déficit dos Correios, que de fato aumentou bastante. E o caso dos Correios é um caso que demanda nossa atenção. O governo tem se debruçado para discutir medidas de sustentabilidade [financeira]”, afirmou a secretária de Coordenação e Governança das Empresas Estatais do MGI, Elisa Leonel.
A secretária afirma que os Correios deixaram de investir, encerraram contratos e perderam receita ao serem incluídos no Plano Nacional de Desestatização, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leonel descarta uma nova inclusão da estatal no programa de privatizações e uma eventual quebra do monopólio postal no Brasil.

O monopólio da estatal inclui serviços como o recebimento, transporte e entrega de cartões-postais e correspondência, além da fabricação de selos.

“O que a gente tem então é que criar receitas alternativas, negócios que tragam receitas, e esse é o projeto que a gente está discutindo: quais são esses segmentos que os Correios vão ampliar a sua presença para que gerem receitas adicionais”, declarou.

Outras estatais que preocupam o governo são a Infraero, que administra aeroportos, e a Casa da Moeda.

O que dizem os Correios?

Em nota, os Correios disseram que o desempenho de 2024 foi impactado por uma série de fatores, como queda de receitas no segmento postal, a entrada em vigor do Remessa Conforme (programa que regularizou as compras em sites internacionais), e investimentos feitos pela estatal.

“A atual gestão está executando um plano de recuperação robusto com foco em inovação, sustentabilidade financeira, modernização operacional, inclusão social e entrada em novos mercados: Banco Digital, Marketplace, seguros, conectividade, logística para saúde”, informou a empresa.

Os Correios afirmaram ainda que “os desafios para 2025 incluem a reversão do resultado deficitário”.

Quem paga a conta do déficit?

De acordo com a secretária, se uma estatal tem dado prejuízos, a lógica de financiamento é a mesma do setor privado: a empresa busca recursos junto aos bancos, sem necessidade de aporte de recursos do Tesouro Nacional.

Além disso, os empréstimos feitos pelas estatais são pagos pelas próprias receitas das empresas.

As 20 empresas federais que não dependem de recursos do Tesouro Nacional registraram um déficit de R$ 6,3 bilhões em 2024.

Ao excluir algumas exceções previstas em lei –como investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o resultado da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar)–, o rombo fica em R$ 4,04 bilhões.

De acordo com o MGI, esse dado não reflete a saúde financeira das empresas, já que o déficit considera o investimento com os recursos que já estavam em caixa. Ou seja, as estatais podem usar dinheiro em caixa para investir, mas esse fluxo fica registrado como “déficit”.

Segundo os dados do MGI, as estatais investiram R$ 5,25 bilhões em 2024 –um aumento de 12,7% em relação a 2023.

Fonte: g1

Presos iniciam tumulto em Alcaçuz, e policiais usam armas não letais para controlar confusão

 

Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta - Foto: Governo do RN / Reprodução

A Polícia Penal do Rio Grande do Norte teve de usar armas não letais para controlar, na tarde desta quinta-feira (30), uma confusão envolvendo 12 internos na Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta.

De acordo com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), não houve registro de motim ou rebelião, e a situação foi rapidamente controlada.

Segundo a Seap, os agentes precisaram utilizar armamento não letal para conter o tumulto. A ocorrência aconteceu após o horário de visitas, quando os familiares já haviam deixado o pavilhão. Não houve feridos, e o funcionamento da unidade não foi comprometido.

De acordo com Vilma Batista, presidente do Sindicato dos Policiais Penais (Sindppen), o tumulto foi provocado por um protesto de presos, que estariam cobrando supostamente mais um dia de visitas.

Os internos envolvidos foram identificados e deverão responder a sanções disciplinares. A Secretaria reforçou que a unidade seguiu com suas atividades normais após o ocorrido.

A Penitenciária de Alcaçuz é o maior presídio do Estado e já foi palco de conflitos entre facções no passado. Entretanto, a Seap garantiu que a situação atual está sob controle e que medidas disciplinares serão adotadas para evitar novas ocorrências.

Mulher linha de frente do SDC é executada a tiros pelo Cangaço no RN.

 


Vítimas do atentado.

Um crime de homicídio foi registrado na tarde desta quinta-feira (30), no Loteamento Cidade Praia, na zona norte de Natal, RN.

Segundo informações, a vítima identificada como Cyntia, conhecida como "Véia", foi morta a tiros em via pública. Ela era suspeita de ser linha de frente do Sindicato do Crime  no envolvimento com o tráfico de entorpecentes na região. 

Durante o ocorrido, seu marido, Janderson, também foi baleado e está internado em estado grave no Hospital Santa Catarina.

Ambos possuíam registros na polícia. 

O caso está sendo investigado pelas autoridades competentes.

Ex-vereador de Serra do Mel investigado por homicídios é localizado pela PCRN e morre em confronto com a PCSE.

 

Vítima.

Policiais civis da 43ª Delegacia de Polícia de Serra do Mel, através de investigação qualificada, localizaram o foragido da Justiça Joabe Lima Tragino no município de Poço Verde/SE. O Departamento de Inteligência (DIP) da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) realizou contato com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Sergipe (PCSE) que, em conjunto com a Delegacia Municipal de Poço Verde/SE, cumpriram, nesta terça-feira (30), um mandado de prisão contra Joabe Lima Tragino, conhecido como “Gordinho de Zimar”, ex-vereador de Serra do Mel/RN. Durante a abordagem, ele reagiu à ação policial e veio a óbito após confronto no município de Poço Verde, em Sergipe.

Joabe Lima, Tragino, de 23 anos, era investigado por envolvimento em organização criminosa e em homicídios qualificados, sendo apontado como um dos principais financiadores e participantes diretos de execuções ocorridas em Serra do Mel/RN no ano de 2024. Após o avanço das investigações, foram expedidos mandados de prisão e de busca e apreensão para diversos alvos, mas o ex-vereador permaneceu foragido.

Com base no trabalho investigativo da 43ª DP, ele foi localizado escondido em uma residência em Poço Verde. No momento do cumprimento do mandado de prisão, houve reação à abordagem, resultando em sua morte. Objetos pessoais foram apreendidos no local e serão encaminhados à Delegacia de Serra do Mel para os procedimentos cabíveis.

Joabe Lima, Tragino, de 23 anos, era investigado por envolvimento em organização criminosa e em homicídios qualificados, sendo apontado como um dos principais financiadores e participantes diretos de execuções ocorridas em Serra do Mel/RN no ano de 2024. Após o avanço das investigações, foram expedidos mandados de prisão e de busca e apreensão para diversos alvos, mas o ex-vereador permaneceu foragido.

Com base no trabalho investigativo da 43ª DP, ele foi localizado escondido em uma residência em Poço Verde. No momento do cumprimento do mandado de prisão, houve reação à abordagem, resultando em sua morte. Objetos pessoais foram apreendidos no local e serão encaminhados à Delegacia de Serra do Mel para os procedimentos cabíveis. Facho de Grossos