Centrão rejeita proposta que retoma imposto sindical, afirma coluna

 

Apesar da vontade do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, de que, em 2025, o Congresso vote uma proposta para retomar uma contribuição que financie sindicatos, parlamentares do Centrão não gostam da ideia. A informação é da coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

De acordo com a publicação, nos bastidores, deputados de partidos com ministérios e que fazem parte da base do governo Lula dizem que não há chance de votar a favor da impopular proposta que retoma o imposto sindical.

A ideia do Ministério do Trabalho é que um parlamentar do próprio Centrão apresente a proposta em acordo com o governo. O projeto com a volta da contribuição deve ser protocolado pelo deputado Luiz Gastão (PSD-CE).

O ministro defende que todos os trabalhadores que se beneficiarem de um acordo coletivo tenham que pagar contribuições para sustentar os sindicatos. O imposto sindical obrigatório foi derrubado em 2017 pelo Congresso Nacional, junto com a aprovação da reforma trabalhista defendida pelo governo de Michel Temer. Hoje, o trabalhador tem a opção de rejeitar seu pagamento.