O cessar-fogo na Faixa de Gaza já está em vigor, informou o Gabinete do primeiro-ministro israelense em um comunicado.
A trégua começou às 11h15 (horário local) após ser adiada por quase três horas depois que o Hamas disse que houve um atraso “técnico” na entrega dos nomes de três reféns que seriam liberados para Israel neste domingo (19).
Deslocados esperam retornar
Os moradores de Gaza deslocados pela guerra entre Israel Hamas dizem que estão esperando um retorno “agridoce” para casa neste domingo (19), quando o acordo de cessar-fogo entra em vigor, trazendo um alívio para mais de um ano de bombardeio israelense.
Para Ahmad Al-Hamadiyat – um comerciante de Sheikh Radwan, um bairro na Cidade de Gaza, deslocado em Al-Zawaida, no centro do território – a ideia de retornar para uma casa deixada em ruínas traz emoções conflitantes.“Durante a guerra, eu rezei a Deus para poupar a mim e meus filhos dos ataques implacáveis, bombardeios aleatórios e invasões terrestres”, ele relatou à CNN.
“Mas agora, após o acordo de cessar-fogo em Gaza, após 470 dias de guerra – marcada por genocídio, privação, fome, injustiça, perda, exploração e a angústia de viver em tendas – estamos aguardando um retorno agridoce.”
Raed Ridwan, do campo de refugiados de Jabalya, no norte de Gaza, mas deslocado no centro de Deir al-Balah, descreveu seu “imenso alívio” ao ouvir sobre o acordo de cessar-fogo.“Serei capaz de andar pelas ruas sem medo, sem carregar a preocupação constante de minha esposa e mãe ou temer pela segurança delas”, ressaltou à CNN.
Segundo Ridwan, não será mais preciso se perguntar “se posso ir embora e não voltar ou se posso voltar e encontrá-las perdidas devido a um ataque aéreo repentino e traiçoeiro.”
Fonte: CNN