Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão poder usar a nota para tentar uma vaga em uma universidade pública de qualquer região do Brasil.
As inscrições vão do dia 17 ao 21 de janeiro. Por meio do sistema, os alunos escolhem o curso e a universidade de preferência. Diariamente, eles conseguem saber, pela nota de corte, se estão classificados para entrar em um determinado curso. Vale lembrar que, na inscrição, o candidato pode escolher duas opções, podendo alterá-las também ao longo dos dias de seleção.
Como o sistema unificado disponibiliza mais de 260 mil vagas para mais de 100 cursos superiores, o aluno também pode optar por fazer o curso que deseja em uma universidade com uma nota mínima menor para se classificar.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará os alunos classificados na primeira chamada em 26 de janeiro. A matrícula deverá ser feita entre 27 de janeiro e 4 de fevereiro. Caso o estudante não se classifique para as vagas que tentou, ainda poderá ficar na lista de espera.
O aluno poderá manifestar interesse entre 26 e 31 de janeiro. As convocações da lista de espera são previstas para a partir do 11 de fevereiro. Caso as vagas não sejam completadas, as universidades vão chamar os candidatos que estão na lista por ordem de classificação e também por critérios, como o sistema de cotas. A quantidade de chamadas varia de cada universidade.
Cronograma do Sisu
+ Inscrições: 17 a 21 de janeiro de 2025;
+ Chamada regular: 26 de janeiro de 2025;
+ Matrícula ou registro acadêmico na instituição: 27 a 31 de janeiro de 2025;
+ Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro de 2025.