GESTÃO DE ERALDO INGRATO DEIXA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE SÃO GONÇALO SEM TRANSPORTE

A atual gestão de São Gonçalo do Amarante assumiu a Prefeitura Municipal há oito dias, sendo apenas cinco dias úteis, e já se deparou com diversas ações de descaso do governo do ex-prefeito Eraldo Ingrato, entre elas, a falta de transporte universitário para os estudantes são-gonçalenses matriculados nas universidades públicas e privadas do Estado.

A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer estava tomando pé da situação, mas foi surpreendida com a cobrança dos universitários nas redes sociais. A titular da pasta Rayane Rocha informou que a gestão passada não informou na transição de governo as providências que estariam sendo tomadas para garantir o transporte universitário nos primeiros dias do ano.

“Não recebemos informações da gestão anterior. A verdade que não foi tomada nenhuma providência para que o serviço fosse iniciado nos primeiros dias de janeiro, nem sequer um cadastro dos universitários foi deixado. Os transportes que faziam as rotas estão sem revisão e sem vistoria. É um completo descaso e falta de respeito com os estudantes universitários de São Gonçalo. Apesar de estamos no período de férias, alguns alunos já relatam ter iniciado as aulas”, enfatizou. 

Rayane informou ainda que já se reuniu com a secretária municipal de Educação, Marilac de Castro, e a Prefeitura está formatando uma licitação própria para o transporte dos estudantes de ensino superior pelo fato de existirem questionamentos e polêmica sobre a utilização dos transportes do programa Caminhos da Escola no transporte universitário, já que os recursos destinados pelo Governo Federal para aquisição dos veículos são para uso da educação básica.  

“Vamos precisar começar tudo do zero. Além da licitação específica para o transporte universitário, vamos iniciar nos próximos dias um novo cadastro para entender as demandas dos alunos que necessitam do serviço, os turnos, os bairros, para poder traçar as rotas”, afirmou Rayane. 

O transporte gratuito universitário de São Gonçalo do Amarante é um serviço que criado no ano de 2016, durante o segundo mandato do prefeito Jaime Calado, através de uma ação em parceria com o Conselho Municipal de Juventude – COMJUSGA.