A partir das 7h desta quarta-feira, 22 de janeiro, médicos cooperados da Coopmed-RN irão paralisar suas atividades em seis hospitais do Rio Grande do Norte, afetando procedimentos de alta e média complexidade, como cirurgias cardíacas, pediátricas, oncológicas, ortopédicas e de hemodinâmica. A decisão foi tomada após novos atrasos nos repasses financeiros por parte da Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap), que deveriam ter sido quitados desde o final do ano passado.
Cerca de 160 médicos cooperados estão diretamente envolvidos na paralisação, que afetará hospitais como a Liga Contra o Câncer, Rio Grande, Paulo Gurgel, Memorial, Hospital do Coração e Varela Santiago. A situação resulta de uma série de descumprimentos de prazos em um acordo firmado com a Sesap, que estabeleceu o pagamento do repasse para 30 de dezembro de 2024. Após vários adiamentos, o novo prazo, previsto para segunda-feira, 20 de janeiro, também não foi cumprido.
Em nota oficial, a Coopmed-RN informou que a paralisação seguirá as regras internas da cooperativa e destacou que a medida visa chamar a atenção do governo estadual para a necessidade de uma solução urgente para o problema. A cooperativa ressaltou que a situação pode causar sérios prejuízos à população, especialmente aqueles pacientes que dependem dos procedimentos afetados.
Leia a nota na íntegra:
A Coopmed-RN informa a todos os médicos cooperados que realizam procedimentos nos hospitais Liga Contra o Câncer, Rio Grande, Paulo Gurgel, Memorial, Hospital do Coração e Varela Santiago que, devido ao não cumprimento do repasse previsto para o dia 20/01/2025 pela SESAP (Alta/Média Complexidade OGE), os serviços serão paralisados nesses hospitais a partir das 7h do dia 22/01/2025 (quarta-feira), seguindo as estabelecidas pela cooperativa. regras