A Azul Linhas Aéreas anunciou um reforço na malha aérea com 64 voos extras para o Nordeste durante o período de Carnaval. Entre os dias 26 de fevereiro e 9 de março, Natal contará com 22 voos adicionais partindo de Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG), os dois principais hubs da companhia. O incremento visa atender à demanda turística crescente, especialmente no período carnavalesco. Para Raoni Fernandes, diretor-presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), essa ampliação na oferta de voos reforça o fortalecimento do destino diante do mercado.
“A conectividade aérea é o primeiro passo para o sucesso de um destino, principalmente em um país como o Brasil, onde somos extremamente dependentes do transporte aéreo. Com esse incremento de voos, conseguimos atrair um turista que tende a permanecer mais tempo no destino e a gastar mais durante sua estadia”, destaca. Ainda segundo Raoni, essa decisão vem através da evolução no relacionamento da Azul, que percebe o grande potencial de ocupação dos voos para o RN.
No anúncio do incremento enviado à imprensa, a Azul destacou que o Nordeste segue como uma das regiões mais procuradas pelos turistas brasileiros e internacionais durante a alta temporada. Vitor Silva, gerente de malha e planejamento estratégico da Azul, reforça que o foco da companhia é reforçar a conectividade aérea para destinos que apresentam forte apelo turístico nesta época do ano. “Esses voos serão um reforço para atendermos a grande procura pelas cidades. Novamente, o Nordeste vem se destacando como um destino muito requisitado na alta temporada de verão e também para o Carnaval”, afirma.
No Rio Grande do Norte, cidades do interior são fortemente procuradas pela população para aproveitar os dias de folia. Em Caicó, o evento de Carnaval é oficialmente declarado como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do Estado, diante da atração de milhares de pessoas e movimentação da economia local. Outros pontos também recebem grande procura, como Macau com o tradicional “mela-mela”.
Para Luis Leite, vice-presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens no RN (ABAV-RN), todo e qualquer incremento de voos é bem visto, e os destinos associados possuem um grande atrativo de turistas com maior poder aquisitivo. “Estamos falando de um público de classe A, tanto o mineiro quanto o paulista do interior, que utiliza o aeroporto de Campinas como hub. Esse reforço certamente impulsionará o turismo local, beneficiando tanto as praias urbanas de Natal quanto as praias mais afastadas”, afirma.
Após o anúncio da Azul, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE também entrou em contato com as companhias Latam e Gol para verificar se haverá incremento no número de voos para Natal durante o período de Carnaval. Até o fechamento desta edição, as empresas não haviam respondido. Apesar disso, Raoni Fernandes adiantou que a Gol já confirmou à Emprotur um aumento de aproximadamente 10% na oferta de assentos para 2025.
Além do Carnaval, nos últimos meses a Emprotur vem intensificado campanhas de promoção turística, destacando unidades de conservação ambiental, que abrange uma parcela significativa dos principais pontos turísticos do estado. “Isso é um diferencial importante, especialmente para o turista europeu, que valoriza destinos sustentáveis. Essas ações têm surtido efeito, e agora vemos companhias aéreas como a Azul respondendo positivamente com o aumento da oferta de voos”, acrescenta Raoni Fernandes.
Assim como outras com-panhias, a Latam é beneficiada como uma política de redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para abastecimento das aeronaves. A condição para o aproveitamento está ligado ao cumprimento de meta de ofertas de voos. Diante dessa decisão, para que a Latam continue aproveitando deste desconto será necessário uma realocação de voos ou abertura de novas rotas, avalia o diretor-presidente da Emprotur.
“Se a companhia não cumprir essas metas, ela perde o benefício e passa a pagar uma alíquota maior de ICMS, o que representa milhões de reais em impostos. Por isso, acreditamos que a Latam não vai simplesmente retirar esses assentos”, explica. O conhecimento dessa estratégia ainda deverá ser conhecido pelo Governo, através de uma reunião marcada com a Latam.
Tribuna do Norte