O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) culpou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela taxação em 50% dos produtos brasileiros pelos Estados Unidos. Segundo Bolsonaro, Lula “provoca o tempo todo” o presidente norte-americano, Donald Trump.
“Se eu fosse presidente da República, o acordo com os Estados Unidos já teria sido feito aos moldes da Argentina, em que 80% dos produtos não são taxados. E por que aqui está sendo taxado em 50%? Porque ele (Lula) provoca o tempo todo”, disse o ex-presidente.
Em entrevista ao Poder360 nesta terça-feira, 15, o réu por golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF) disse que Lula até “chega à infantilidade de dizer que vai levar jabuticaba para Trump comer”.
Neste domingo, 13, Lula ironizou o presidente americano em um vídeo postado em suas redes sociais, comendo jabuticaba e afirmando que quem come a fruta não fica de “mau-humor” e “não precisa de briga tarifária”.
A guerra tarifária começou com Trump aplicando as taxas ao Brasil e afirmando que Bolsonaro está sendo alvo de “caça às bruxas”. Nesta terça-feira, o republicano voltou a defender o ex-presidente, afirmando que ele é um “homem bom”, que “lutou muito pelo Brasil”. Os bolsonaristas tentam pressionar os Poderes brasileiros a anistiar o ex-presidente.
Nesta segunda-feira, 14, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a condenação do ex-presidente e de sete aliados que integram o “núcleo crucial” do plano de golpe de Estado.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Bolsonaro liderou as articulações golpistas e a ruptura democrática só não se concretizou por “fidelidade” do Exército e da Força Aérea Brasileira.
Fonte: Estadão