A Prefeitura de Parnamirim informou nesta segunda-feira (13) que um morcego infectado com raiva foi capturado na Rua Araguaia, no bairro de Emaús. Por esse motivo, todos os imóveis dentro do raio de 300 metros do local precisam ser visitados.
Por causa do problema, a equipe da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Parnamirim (UVZ) realiza, a partir desta terça-feira (14), uma série de ações de saúde nos imóveis de Emaús com direito a vacinação preventiva de animais domésticos e prestação de informações. O objetivo é imunizar cães e gatos contra a raiva, em decorrência da identificação do primeiro caso da zoonose nas proximidades.
A Prefeitura alerta que, para o sucesso da ação, os moradores precisam abrir suas casas, receberem os agentes e ficarem atentos às orientações. Todos os servidores estarão devidamente identificados e uniformizados.
A raiva é um grave problema de saúde pública que afeta diretamente animais e seres humanos, podendo inclusive evoluir ao óbito.
Segundo a prefeitura, serão visitados imóveis das seguintes ruas:
- Rua Araguaia;
- Rua Aeroporto Cruzeiro do Sul;
- Rua Aeroporto Florianópolis;
- Avenida Aeroporto Viracopos;
- Rua Aeroporto Joinvile;
- Rua Aeroporto de Carajás;
- Rua Aeroporto de Montes Claros;
- Rua Aeroporto de Alcântara;
- Rua Marechal Rondon;
- Rua Aeroporto dos Navegantes;
- Rua Aeroporto de Pampulha;
- Rua Aeroporto de Pelotas;
- Avenida Maria Amélia Machado;
- Rua Brigadeiro Eduardo Gomes;
- Avenida Augusto Severo;
- Avenida Aeroporto Salgado Filho.
Quem não conseguir vacinar seus pets em casa, pode se dirigir à Unidade de Vigilância de Zoonoses de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h. Caso identifique algum caso suspeito, o cidadão deve entrar em contato imediatamente com a UVZ, nos contatos abaixo:
- Rua Parque da Tijuca, 1, Cajupiranga
- cczparnamirim@gmail.com
- (84) 3644-8185
O que é a raiva
A raiva é uma doença viral aguda e mortal que afeta o sistema nervoso central de mamíferos, incluindo o ser humano. A raiva é transmitida pela saliva de animais infectados, principalmente por meio de mordidas, mas também por arranhaduras ou lambeduras.
A raiva é uma doença de extrema importância para a saúde pública, pois é praticamente 100% fatal. A melhor forma de prevenção é a vacinação pré ou pós-exposição.